Grupos de investigación

Área de concentração

Formación docente para la educación básica desde 13/03/2014

El Máster Profesional en Educación se centra en el área de "Formación del Profesorado de Educación Básica".. Esta área de concentración agrupa la investigación y el trabajo de formación y profesionalización del profesorado, abordar desde estudios sobre el impacto de las políticas educativas y propuestas de formación hasta el análisis de las prácticas educativas en contexto. Una perspectiva privilegiada de estos estudios es la de la inclusión escolar, centrada en los procesos cognitivos y de aprendizaje de los estudiantes y en la formación y prácticas de los docentes cuya investigación se desarrolla en el grupo de investigación titulado Educación: desarrollo profesional, diversidad y metodologías.

A atuação do MPE em suas pesquisas em cinco grupos de estudo:

Os grupos de estudo criados junto ao Mestrado Profissional em Educação (MPE – UNITAU) são braços do Grupo de Pesquisa Educação: desarrollo profesional, diversidades y metodologias. Cada qual, dentro de sua atuação, tem por objetivo o aprofundamento teórico-metodológico dentro de seus campos temáticos específicos, contribuindo com a elaboração das dissertações produzidas no programa e relacionados a uma ou as duas linhas de pesquisa. Todos os grupos contam com a participação de mestrandas e mestrandos atuais e egressos, deste e de outros programas de pós-graduação, professores da rede pública da região, além dos professores do próprio MPE. Os encontros acontecem quinzenalmente (GEPCED às terças, GEDUA às quartas e GEAEC, GTSH e GEPEMAT acontecem às quintas), sempre no final da tarde ou a noite destes dias. Cada grupo tem contado com a participação de importantes convidados – investigadores, professores atuantes nas áreas específicasque têm contribuído com suas diferentes experiências, enriquecendo os debates, nutrindo e atualizando as referências das pesquisas do programa desde 2020. Já fizemos encontros conjuntos unindo todos os grupos, quando foram proferidas palestras de importantes convidadas: Maria Cecília Magalhães, falando sobre a Pesquisa Crítica de Colaboração e Zoia Prestes, sobre o método em Vigotski, de Michel Thiollent, que trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento da Pesquisa-Ação, mi, encontro com o grupo de pesquisa de Hilda Bandeira, pesquisadora da UFPI, sobre Pesquisa-Formação, bem como alguns encontros do grupo de estudo em arte educação e criação consolidaram o debate sobre artografia e cartografia em arte com a presença de outros grupos de estudo como os das professoras Marisa Fonterrada e engendramos em laços fortalecidos com os grupos de pesquisa da professora Mirian Celeste Martins participando como instituição na pesquisa internacional intitulada Formação docente em e com artes/culturas.

GRUPO DE TRABALHO SÓCIO-HISTÓRICO (GTSócio-histórico)

Este grupo de estudos, parte do Grupo Educação: desarrollo profesional, diversidades e metodologias do MPE-UNITAU foi criado em março de 2020 para criar um ambiente de produção de conhecimento a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-histórica. Participam da coordenação das atividades do grupo os docentes Virgínia Mara Cunha, Luciana Magalhães, Cristovam Alves e Liliane Bordignon. O desenvolvimento deste grupo vem preenchendo um importante espaço de discussão, trazendo textos e pesquisas dentro da teoria abordada, enfatizando Lev Vigotski como autor base e o Materialismo Histórico-dialético como método para muitas pesquisas desenvolvidas em nosso Mestrado. O grupo conta com uma parceria firmada em 2021 com o programa de Educação: Psicologia da Educação da PUC de São Paulo, o que tem rendido palestras com professores da PUC, assim como a participação assídua de mestrandos e doutorandos desta instituição em nossos encontros. Com uma média de 20 participantes, alunos da PUC, profesores, mestrandos e egressos do MPE, vêm fomentando as discussões e fortalecendo o cabedal teórico dos atuais mestrandos e ao mesmo tempo arregimentando novos alunos!

GRUPO DE ESTUDOS EM PESQUISA COLABORATIVA EDUCACIONAL (GEPCEd)

Este Grupo de Estudos foi criado foi criado em março de 2020 com um intuito muito específico que envolve o que entendemos ser o objetivo de um Mestrado Profissional. Por iniciativa da Professora Ana Calil, este grupo pretende contar com a participação de mestrandos e seus orientadores. Tendo como fundamento a pesquisa do tipo Colaborativa este grupo tem como pressuposto a postura engajada e colaborativa do pesquisador em relação ao campo pesquisado. Este é o diferencial e ponto principal deste grupo. Como pretendemos dar essa “marca” ao nosso mestrado, de ter um produto educacional que venha a colaborar com as realidades pesquisadas, é muito importante que todos os alunos participem, independentemente dos pressupostos teóricos, metodológicos e de análise que utilizem junto a seus orientadores. A intenção é que pesquisas realizadas com este tipo de metodologia colaborativa possam criar ambientes favoráveis a processos de transformação das realidades estudadas, envolvendo todos os participantes da pesquisa e a comunidade escolar. Así, este grupo teve seu início em 2020, conta com a participação em sua organização, dos Profs. do MPE Ana Calil, Luciana Magalhães, Cristovam Alves e Maria A. Diniz. O grupo conta com uma importante parceria realizada com a PUC de São Paulo junto aos programas de pós-graduação Formação de Formadores (FORMEP) e de Educação: Psicología Educacional (PED). Conta com uma média de 20 participantes, entre docentes e discentes do MPE, FORMEP E PED, qué, entusiasmados com a perspectiva colaborativa, criam processos de colaboração junto às realidades estudadas, inaugurando pontes entre a Universidade e a Educação Básica.

GRUPO DE ESTUDOS DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM:

FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE (GE-DUA)

O GE-DUA: FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE, teve início em março de 2022 e está vinculado ao Grupo Educação: desenvolvimento Profissional, diversidade e metodologias do MPE-UNITAU e ao Grupo de Pesquisa ACESSI (Acessibilidade Escolar e Sociedade Inclusiva) da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), tem como objetivos compreender e aprofundar conhecimentos a respeito do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como uma abordagem curricular que busca apoiar os professores e professoras a pensarem em currículos mais flexíveis, capazes de proporcionar condições mais acessíveis para aprendizagem, criando espaços mais inclusivos, ao buscar minimizar as barreiras presentes no processo de inclusão, bem como discutir a outra dimensão presente no DUA, sobre o processo de aprendizagem dos estudantes como aprendizes reflexivos, configurando-se assim como uma proposta de apoio às professoras, profesores, alunos e alunas. Tensiona, por lo tanto, a presença de um currículo prescritivo, fechado, inflexível no espaço escolar. Os encontros proporcionarão discussões a respeito dos três princípios do DUA, bem como o embasamento teórico desses princípios, que tem como base conceitual a neurociência. Interessa-nos discutir a formação de professores, considerando as lacunas existentes nesse contexto de educação inclusiva. É coordenado pelas professoras do MPE Suelene Mendonça, Mércia Cunha, Roseli Albino e Luciana Magalhães. Por se configurar em um Grupo de Estudo, faz parte dos objetivos contribuir com as pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelo MPE e pelo grupo ACESSI, bem como socializar as experiências vivenciados pelo próprio grupo.

GRUPO DE ESTUDO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA (PPMAT)

Este grupo de estudo do Mestrado Profissional em Educação (MPE) foi criado em 2021 e tem reunido mestrandos, professores que ensinam Matemática na Educação Básica e interessados no tema. Tem como objetivos:
  • Analisar e desenvolver práticas inovadoras no ensino de matemática;
  • Subsidiar pesquisas do MPE sobre práticas inovadoras no ensino de matemática;
  • Desenvolver oficinas sobre o ensino de matemática;
  • Fortalecer o debate e a discussão sobre a pesquisa no campo da educação matemática;
  • Produzir materiais de apoio ao ensino da matemática;
  • Contribuir para a formação continuada de professores de matemática da educação básica.
Sua organização é de responsabilidade das professoras Maria Teresa de Moura Ribeiro, Erica Gouvea, Cleusa Vieira da Costa, Kátia Richeto, Susana Aparecida da Veiga, e dos professores Willian José Ferreira e Antonio Vieira da Silva.

GRUPO DE ESTUDO ARTE EDUCAÇÃO E CRIAÇÃO (GEAEC)

O grupo de arte educação e criação foi criado em março de 2020, coordenado pelas professoras Juliana Marcondes Bussolotti, Mariana Aranha de Souza e Suzana Lopes Salgado Ribeiro resgata a importância do campo estético na área da Educação. Muitas vezes relegada a planos inferiorizados na hierarquia das produções acadêmicas, a arte como mirante para o estudo das realidades na Educação tem revelado interessantes caminhos, provocando, pelos caminhos de intervenções artísticas, reações estéticas com potencialidades de apontar diferentes dimensões. Atua com pesquisas fundamentadas nas discussões sobre interdisciplinaridade, artografia, cartografia em arte, formação de professores arte educadores e participa da pesquisa internacional liderada pela professora Mirian Celeste Martins, Formação docente em e com artes/culturas. O grupo tem duas articulações, uma onde executam-se regularmente proposições criativas por meio de seminários, rodas de conversa, oficinas e discussões sobre metodologias relacionadas a arte educação e processos criativos que são analisadas e transformadas em produtos técnicos tecnológicos dos arte educadores participantes. A outra, que elabora levantamento sobre o estado da arte da prática docente dos arte educadores em artes visuais, música, dança e teatro do estado de São Paulo e Brasil. Tem por finalidade a construção de livros, materiais didáticos e produtos artísticos utilizando-se dos relatos de experiências, bem como artigos sobre o estado da arte da prática educativa em arte educação. Participa das ações da Organização Paulista de Arte Educadores e da Federação Brasileira de Arte Educadores por meio de apoio e promoção de ações e eventos acadêmicos. Nas pesquisas do grupo tem como fundadores os alunos egressos Edilaine Isabel Ferreira Aquino; Jade Moura de Godoy; Givandelson de Oliveira Aquino; Miguel Santos Silva; Fabiana Almeida; Fabio Pinheiro; Raquel Balduino; Cintia Magalhaes bem como participantes professores da graduação, de outras instituições e alunos ativos do MPE.

CICLOS DE DEBATE E INVESTIGACIÓN

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