Dentro dessa área, as pesquisas desdobram-se em duas linhas:
Inclusão e Diversidade Sociocultural
Os projetos desenvolvidos nesta linha incluem estudos sobre diretrizes, programas e/ou propostas para educação inclusiva, centrados na formação e práticas de professores para educação inclusiva; na análise e elaboração de alternativas tecnológicas e pedagógicas de intervenção educativa buscando a adaptação à diversidade sociocultural; na história, no desenvolvimento e nos processos específicos de educação do campo; e, nos processos cognitivos e de aprendizagem de educandos. As pesquisas nesta linha fundamentam-se nos aportes teóricos da Sociologia e da Psicologia da Educação. Os estudos empíricos são caracterizados por uma combinatória de técnicas associando instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta e análise de dados.
Formação Docente e Desenvolvimento Profissional
Pretende-se abordar questões relativas à formação inicial e continuada dos professores, a partir de estudos sobre a profissão e a constituição da identidade e profissionalidade docentes. Serão discutidas políticas públicas e propostas de formação de professores; as metodologias e estratégias de ensino; a produção e a utilização de recursos didáticos para o ensino, inclusive o uso de novas tecnologias. A investigação desses aspectos terá a instituição escolar, as práticas docentes e as situações concretas de ensino-aprendizagem na Educação Básica como fontes de estudo e reflexão.