Conocimientos y prácticas en el uso de tecnologías de la información y la comunicación en la educación

Profesores

Juliana Marcondes Bussolotti e Patricia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro

Título del Proyecto

Conocimientos y prácticas en el uso de tecnologías de la información y la comunicación en la educación.

Objetivos

Estudar os saberes e práticas no uso de tecnologias da informação e comunicação em educação.
Desenvolver pesquisa nas diferentes modalidades de ensino sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação.
Discutir aspectos legais, políticos e organizacionais da Educação a Distância.

Fundamentos teóricos

Os estudos estão fundamentados nas teorias da educação dialógica e participativa, centrada no sujeito que aprende, nos fundamentos das metodologias ativas de aprendizagem e nas questões epistemológicas que permeiam uso de tecnologias da informação e comunicação em educação.

Metodología

La investigación utiliza enfoques cuantitativos y cualitativos, con énfasis en el uso de cuestionarios para evaluaciones cuantitativas (con tratamiento por técnicas estadísticas), y técnicas de diario de observación, historias de vida y entrevistas para la recopilación de datos cualitativos (con tratamiento mediante análisis de contenido). Se admiten estudios de carácter fenomenológico, estudios de caso, más allá de la investigación-acción.

Sugerencias de temas relacionados con el proyecto que se pueden desarrollar

  • Aspectos Legais, Políticos e Organizacionais da Educação a Distância.
  • Saberes Docentes em espaços mediados presenciais, a distância ou semipresenciais.
  • Novas tecnologias aplicadas à educação e as diversas possibilidades no processo de educar: interdisciplinaridade e metodologias ativas de aprendizagem em Educação a Distância.
  • Práticas Pedagógicas em Educação a Distância.
  • Materiais didáticos em Educação a Distância.
  • Pós-graduação em Educação a Distância.
  • Educação superior em Educação a Distância.
  • Educação profissional de nível técnico e tecnológico em Educação a Distância.
  • Educação infantil e ensino fundamental e o uso de tecnologias da informação e comunicação.
  • Gestão de projetos educacionais e o uso de tecnologias da informação e comunicação em educação.
  • Avaliação das aprendizagens na educação a distância.
  • Produção acadêmica em tecnologias da informação e comunicação em educação.
Descarga esta información [PDF]

cuota

Compartir en WhatsApp
Compartir en telegrama
Compartir en Facebook
Compartir en gorjeo
Compartir en linkedin
Compartir en correo electrónico

Me interesa




    saltar al contenido