Educación y diversidad: estudiantes con discapacidades

Profesores

Roseli Albino dos Santos
Suelene Regina Donola Mendonça

Título del Proyecto

Educación y diversidad: estudiantes con discapacidades

Objetivos

Ampliar a compreensão do cotidiano escolar ;
-Refletir sobre questões relacionadas a inclusão escolar e social da pessoa com deficiência;
-conhecer como se constroem e quais são os fatores inseridos nos diferentes contextos da educação inclusiva;
-gerar propostas que permitam intervenções efetivas no espaço escolar;
-conhecer e analisar as políticas públicas de educação inclusiva.

Fundamentos teóricos

Os estudos terão como fonte teórica principal as teorias da sociologia e psicologia da educação, especialmente aquelas que nos permitem compreender a inclusão escolar de alunos com deficiências no contexto das relações sociais.

Metodología

As pesquisas utilizam abordagens qualitativas e quantitativas, com destaque para a utilização de entrevistas, grupo de discussão, questionários, observação participante, história de vida, com tratamento por meio da analise de conteúdo (Bardin).

Sugerencias de temas relacionados con el proyecto que se pueden desarrollar

Políticas e praticas de inclusão na educação básica: organização escolar; adaptações curriculares e atendimento educacional especializado;
Escolarização e deficiência: estudos sobre formação e trajetórias escolares de alunos e professores com deficiência;
Formação e praticas de professores e profissionais para educação inclusiva;
-inclusão escolar: relação escola-família.

Descarga esta información [PDF]

cuota

Compartir en WhatsApp
Compartir en telegrama
Compartir en Facebook
Compartir en gorjeo
Compartir en linkedin
Compartir en correo electrónico

Me interesa




    saltar al contenido