Formação de professores e construção identitária

Professores

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
Alexandra Magna Rodrigues
Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro

Título do projeto

Formação de professores e construção identitária

Objetivos

O projeto busca estudar o processo de construção identitária de formadores, na sua dimensão biográfica e relacional. Os estudos abarcam tanto a formação inicial como a formação continuada.

Fundamentos teóricos

Os estudos estão fundamentados nas teorias de identidade e socialização profissional e na teoria das representações sociais, na perspectiva da psicologia social.

Metodologia

Os trabalhos de campo se concentram em alunos em preparação para a docência (formação inicial) e/ou professores em formação continuada. As pesquisas utilizam abordagens quantitativas e qualitativas, com destaque para a utilização de
questionários e escalas para avaliações quantitativas (com tratamento por técnicas estatísticas), e técnicas de diários, histórias de vida e entrevistas para coleta de dados qualitativos (com tratamento por meio de análise de conteúdo). O tratamento de
dados utiliza ferramentas computacionais (ALCESTE, IRaMuTeQ, SPHINX, SPSS).

Sugestões de temas relacionados ao projeto que podem ser desenvolvidos

• Educação do campo: estudos relacionados à docencia na area rural e urbana
• Educação infantil e construção identitária de docentes e gestores
• Estudos relacionados às Representações Sociais de docentes e gestores
• Representações Sociais da profissão por formadores
• Representações sociais de escolha profissional
• Representações Sociais do Estresse e da qualidade de vida na profissão docente
• Representações Sociais da saúde/alimentação para docentes
• Identidade profissional de formadores na educação em tempo integral
• A Formação Docente para a Educação do Campo
• Formação Docente e Meio Ambiente
• Educação Ambiental
• Representação Social, Midia e Meio Ambiente

Download destas informações [PDF]

 

Compartilhe

Tenho Interesse




    Pular para o conteúdo