Processo Seletivo 2023 – Se inscreva! – MPE

Processo Seletivo 2023

Conceito Capes: 4

Período de inscrição: 17/10/22 a 13/01/23

Matrícula: 27/02/23 a 06/03/23

Carga horária: 660h

Duração: 24 meses

Taxa de inscrição: R$200,00

Aula inaugural e início do curso: 11/03/2023

Vagas: 30

Investimento: Matrícula de R$1.300,00 + 23 mensalidades de R$1.300,00

Aulas aos sábados. Em contexto de pandemia as aulas estão sendo ministradas a distância, de forma síncrona. Ainda não temos previsão de que este modelo perdure para o próximo ano.
As demais atividades do programa, como seminários, palestras, orientações e reuniões de grupos de estudos, desenvolvem-se ao longo da semana, sobretudo, às terças e quintas-feiras, nos períodos da tarde e à noite.

O Mestrado Profissional em Educação foi aprovado pelo MEC/CAPES no ano de 2013 com nota 4. A primeira turma teve início em março de 2014. Na avaliação quadrienal de 2016 o mestrado também obteve a nota 4 pela Capes.

O curso tem por objeto de estudo e pesquisa a formação docente para a Educação, analisando a formação docente em si, as políticas públicas que influenciam essa formação, os processos cognitivos e de aprendizagem que a fundamentam, as alternativas pedagógicas, metodológicas e tecnológicas que a apoiam.

O MPE é um mestrado stricto sensu com dois anos de duração ao longo dos quais os mestrandos devem cursar disciplinas das áreas de concentração do programa e preparar uma dissertação para ser defendida diante de uma banca de doutores da área.

OBJETIVOS

O Mestrado Profissional em Educação tem como objetivo fundamental formar professores da educação comprometidos com a superação dos problemas educacionais do Brasil e preparados para adequar suas práticas educativas às diferentes realidades socioculturais, favorecendo a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. Tem como objetivos específicos:

  • Promover conhecimento sobre teorias e práticas pedagógicas que forneçam suporte para o aprimoramento das estratégias pedagógicas utilizadas na prática profissional;
  • Formar professor capaz de relacionar as teorias e práticas estudadas à diversidade dos alunos a fim de promover um processo educativo que garanta a aprendizagem de todos;
  • Oferecer conhecimento sobre as alternativas pedagógicas de intervenção educativa que busquem a adaptação à diversidade sociocultural, integrando a experiência e os saberes dos alunos;
  • Fomentar a interlocução e o intercâmbio permanente com Programas de Pós-Graduação e equipes de pesquisa, nacionais e internacionais, bem como com instituições de governo e da sociedade civil que atuem na área de formação docente para a Educação.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O profissional egresso do MPE possui competências teóricas e práticas nos processos de ensino-aprendizagem para a Educação, estando qualificado para atuação nessa área de conhecimento. Será um profissional capaz de articular, de forma conjunta e integrada, conhecimentos interdisciplinares oriundos das diversas áreas que integram o programa. Poderá atuar em diferentes esferas das organizações privadas, públicas e não governamentais, tendo em vista a formação de profissionais voltados para a Educação.

Coordenadora Geral: Profa. Dra. Juliana  Marcondes Bussolotti

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro


Mais informações

Tel: (12)3621-2666
E-mail: centralpos@unitau.br
Whatsapp: (12) 3624-1657

Linhas de pesquisa do curso

O Mestrado Profissional em Educação concentra-se na área de “Formação Docente para a Educação”. Esta área de concentração agrupa as pesquisas e trabalhos sobre formação e profissionalização docente, abordando desde os estudos sobre o impacto de políticas e propostas educacionais na formação até a análise das práticas educativas em contexto. Uma perspectiva privilegiada desses estudos é a da inclusão escolar, centrada nos processos cognitivos e de aprendizagem de educandos e na formação e práticas de professores.

Dentro dessa área, as pesquisas desdobram-se em duas linhas:

Inclusão e Diversidade Sociocultural

Os projetos desenvolvidos nesta linha incluem estudos sobre diretrizes, programas e/ou propostas para educação inclusiva, centrados na formação e práticas de professores para educação inclusiva; na análise e elaboração de alternativas tecnológicas e pedagógicas de intervenção educativa buscando a adaptação à diversidade sociocultural; na história, no desenvolvimento e nos processos específicos de educação do campo; e, nos processos cognitivos e de aprendizagem de educandos. As pesquisas nesta linha fundamentam-se nos aportes teóricos da Sociologia e da Psicologia da Educação. Os estudos empíricos são caracterizados por uma combinatória de técnicas associando instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta e análise de dados.

Formação Docente e Desenvolvimento Profissional

Pretende-se abordar questões relativas à formação inicial e continuada dos professores, a partir de estudos sobre a profissão e a constituição da identidade e profissionalidade docentes. Serão discutidas políticas públicas e propostas de formação de professores; as metodologias e estratégias de ensino; a produção e a utilização de recursos didáticos para o ensino, inclusive o uso de novas tecnologias. A investigação desses aspectos terá a instituição escolar, as práticas docentes e as situações concretas de ensino-aprendizagem na Educação como fontes de estudo e reflexão.

Disciplinas obrigatórias 

  • Metodologia de Pesquisa em Educação

Créditos: 4 Carga horária: 60h

A disciplina discute questões metodológicas fundamentais nos estudos em Educação e Ciências Sociais. Busca problematizar o método científico por meio de  técnicas de coleta, codificação e análise de dados tanto qualitativos – baseados em entrevistas, grupos focais e histórias de vida –, quanto quantitativos – baseados em questionários e bases de dados públicas, com uso de softwares de análise específicos.

  • Profissão Docente e Desenvolvimento Profissional

Créditos: 4 Carga horária: 60h

 A disciplina discute as contribuições de autores que vêm investigando o trabalho docente, a constituição da profissionalidade e o desenvolvimento profissional, a temática das competências e dos saberes docentes, tendo como pano de fundo o contexto das transformações sociais e culturais que vem modificando o papel da escola e dos professores na sociedade contemporânea.

  • Escola, Currículo e Diversidade

Créditos: 4 Carga horária: 60h

A disciplina fundamenta-se na teoria crítica do currículo e busca compreender o currículo na complexidade de sua expressão na escola tendo como eixo a relação escola-cultura. Objetiva o aprofundamento em referenciais teóricos que focam a escola como objeto de estudo.

  • Seminários Interdisciplinares

Créditos:3 Carga Horária:45h

Os seminários se desenvolvem ao longo de dois períodos consecutivos do curso. São planejados para funcionar como um espaço de discussão dos projetos em andamento. Os seminários são organizados em dois níveis: o das discussões coletivas, envolvendo alunos e professores, sobre projetos de dissertação; e o de palestras e discussões sobre o tema da Formação Docente para a Educação, realizadas por pesquisadores convidados e professores do programa, normalmente com bases nas pesquisas em andamento.

Disciplinas eletivas

  • Educação Inclusiva e Diversidade

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A disciplina fundamenta-se em subsídios teóricos da sociologia da educação e visa discutir e analisar a diversidade social na escola e a trajetória histórica e política dos processos de inclusão/exclusão escolar em seus diferentes percursos, tendo a escola contemporânea e, em particular, a escola brasileira como foco central dos estudos.

  • Práticas de Educação Inclusiva

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A disciplina estuda os processos de desenvolvimento e aprendizagem, tendo em vista sua compreensão e suas implicações para a educação inclusiva, entendida em sentido amplo, tanto para a inclusão sociocultural como para a inclusão de alunos com necessidades especiais.

  • Conhecimento Escolar e Diversidade

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A disciplina objetiva estudar os processos de construção do conhecimento. Oferece alternativas de reflexão sobre as necessidades de mudanças nas práticas pedagógicas, buscando novas atitudes diante da diversidade sócio-cultural dos aprendizes e construindo o conhecimento a partir dessa diversidade.

  • Políticas e Propostas de Formação Docente

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A disciplina propõe a análise de políticas públicas e propostas de formação de professores, fundamentando-se em estudos sobre o conhecimento profissional docente e a ação de ensinar. Como resultante das discussões serão elaboradas pelos alunos propostas que atendam às necessidades de formação docente em seu espaço de atuação profissional.

  • Estratégias de Ensino e Aprendizagem

Crédito: 3 Carga horária: 45h

Tendo como referência as teorizações sobre os processos de aprendizagem, a disciplina analisa as dimensões teóricas e metodológicas do ato de ensinar, abordando o conceito de ensino e o conjunto de procedimentos e estratégias que favorecem a aprendizagem dos alunos.

  • Recursos Didáticos e Tecnológicos na Formação de Professores

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A disciplina promove a reflexão sobre a relação entre a tecnologia, educação e a formação de professores. Apresenta os principais recursos tecnológicos e de comunicação e suas aplicações em ambientes educacionais diversificados, incluindo nesse conjunto as ações junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Subsidia o professor na utilização dos recursos diversos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para a elaboração de atividades para a educação básica.

  • Tópicos Especiais em Educação

Crédito: 3 Carga horária: 45h

A ementa desta disciplina é variável em função da evolução das pesquisas no programa. Envolve discussão sobre temas relevantes para a área de educação, incluindo políticas públicas para o setor, formação inicial e continuada, formação inclusiva, entre outros.

Infraestrutura

Não há laboratórios específicos para o curso.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) tem como meta incentivar as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelos docentes e discentes da Universidade de Taubaté. A PRPPG organiza e regulamenta as atividades de ensino e pesquisa por meio de pareceres da Comissão Geral de Pesquisa e Pós-graduação, composta por representantes do Lato e Stricto Sensu. Elabora planos de ensino e pesquisa, superintende os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, as revistas científicas e os programas de capacitação docente. Promove a seleção do pessoal e a composição das bancas examinadoras e propõe a movimentação do pessoal docente de pós-graduação. Em adição, analisa e aprova a realização de pesquisas com modelos animal, pesquisas laboratoriais e pesquisas clínicas sob a ótica e aval dos Comitês de Ética em Pesquisa Humana e Comissão de Ética no uso de animais.

Pró-reitora: Profa. Dra. Monica Franchi Carniello

Local das aulas:
Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Taubaté – SP – CEP: 12020-040

Secretaria dos cursos de Pós-graduação

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 210 – Centro – Taubaté/SP
Telefone: (12) 3625-4226
E-mail: cursospos@unitau.br
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, 8h às 12h, e das 14h às 18h

Gabinete da PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG

Telefone: (12) 3625-4217
Fax: (12) 3632-2947
E-mail: prppg@unitau.br
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Compartilhe

Tenho Interesse




    Skip to content