Processo Seletivo 2024 – Se inscreva! – MPE – Linhas 1 e 2

Processo Seletivo 2024

Linhas 1 e 2 - Inclusão e Diversidade Sociocultural
Formação Docente e Desenvolvimento Profissional

Vagas remanescentes

Conceito Capes: 4

Período de inscrição: 04/12/2023 a 09/02/2024

Carga horária: 660h

Duração: 24 meses

Taxa de inscrição: R$219,00

Aula inaugural e início do curso: 09/03/2024

Vagas: 20

Horário de aula: Sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h

Investimento: Matrícula de R$1.600,00 + 23 mensalidades de R$1.600,00

O Mestrado Profissional em Educação foi aprovado pelo MEC/CAPES no ano de 2013 com nota 4. A primeira turma teve início em março de 2014. Na avaliação quadrienal de 2016 o mestrado também obteve a nota 4 pela Capes.

O curso tem por objeto de estudo e pesquisa a formação docente para a Educação, analisando a formação docente em si, as políticas públicas que influenciam essa formação, os processos cognitivos e de aprendizagem que a fundamentam, as alternativas pedagógicas, metodológicas e tecnológicas que a apoiam.

O MPE é um mestrado stricto sensu com dois anos de duração ao longo dos quais os mestrandos devem cursar disciplinas das áreas de concentração do programa e preparar uma dissertação para ser defendida diante de uma banca de doutores da área.

OBJETIVOS

O Mestrado Profissional em Educação tem como objetivo fundamental formar professores da educação comprometidos com a superação dos problemas educacionais do Brasil e preparados para adequar suas práticas educativas às diferentes realidades socioculturais, favorecendo a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. Tem como objetivos específicos:

  • Promover conhecimento sobre teorias e práticas pedagógicas que forneçam suporte para o aprimoramento das estratégias pedagógicas utilizadas na prática profissional;
  • Formar professor capaz de relacionar as teorias e práticas estudadas à diversidade dos alunos a fim de promover um processo educativo que garanta a aprendizagem de todos;
  • Oferecer conhecimento sobre as alternativas pedagógicas de intervenção educativa que busquem a adaptação à diversidade sociocultural, integrando a experiência e os saberes dos alunos;
  • Fomentar a interlocução e o intercâmbio permanente com Programas de Pós-Graduação e equipes de pesquisa, nacionais e internacionais, bem como com instituições de governo e da sociedade civil que atuem na área de formação docente para a Educação.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O profissional egresso do MPE possui competências teóricas e práticas nos processos de ensino-aprendizagem para a Educação, estando qualificado para atuação nessa área de conhecimento. Será um profissional capaz de articular, de forma conjunta e integrada, conhecimentos interdisciplinares oriundos das diversas áreas que integram o programa. Poderá atuar em diferentes esferas das organizações privadas, públicas e não governamentais, tendo em vista a formação de profissionais voltados para a Educação.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Formação docente para a educação básica desde 13/03/2014

linha 1 INCLUSÃO E DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL
linha 2 FORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
linha 3 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EQUIDADE
O Mestrado Profissional em Educação concentra-se na área de “Formação Docente para a Educação Básica”. Esta área de concentração agrupa as pesquisas e trabalhos sobre formação e profissionalização docente, abordando desde os estudos sobre o impacto de políticas e propostas educacionais na formação até a análise das práticas educativas em contexto. Uma perspectiva privilegiada desses estudos é a da inclusão escolar, centrada nos processos cognitivos e de aprendizagem de educandos e na formação e práticas de professores cujas pesquisas são desenvolvidas no grupo de Pesquisa intitulado Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias.

Coordenadora Geral: Profa. Dra. Juliana  Marcondes Bussolotti

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Local das aulas
Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Taubaté – SP – CEP: 12020-040

Secretaria Unificada dos Cursos de Pós-graduação
e-mail: posatende@unitau.br
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Centro – Taubaté/SP
Tel: (12) 3625-4226

Mais informações
Tel: (12) 99238-9969
E-mail: centralpos@unitau.br

Linhas de pesquisa do curso

O Mestrado Profissional em Educação concentra-se na área de “Formação Docente para a Educação”. Esta área de concentração agrupa as pesquisas e trabalhos sobre formação e profissionalização docente, abordando desde os estudos sobre o impacto de políticas e propostas educacionais na formação até a análise das práticas educativas em contexto. Uma perspectiva privilegiada desses estudos é a da inclusão escolar, centrada nos processos cognitivos e de aprendizagem de educandos e na formação e práticas de professores.

Dentro dessa área, as pesquisas desdobram-se em duas linhas:

Inclusão e Diversidade Sociocultural

Os projetos desenvolvidos nesta linha incluem estudos sobre diretrizes, programas e/ou propostas para educação inclusiva, centrados na formação e práticas de professores para educação inclusiva; na análise e elaboração de alternativas tecnológicas e pedagógicas de intervenção educativa buscando a adaptação à diversidade sociocultural; na história, no desenvolvimento e nos processos específicos de educação do campo; e, nos processos cognitivos e de aprendizagem de educandos. As pesquisas nesta linha fundamentam-se nos aportes teóricos da Sociologia e da Psicologia da Educação. Os estudos empíricos são caracterizados por uma combinatória de técnicas associando instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta e análise de dados.

Formação Docente e Desenvolvimento Profissional

Pretende-se abordar questões relativas à formação inicial e continuada dos professores, a partir de estudos sobre a profissão e a constituição da identidade e profissionalidade docentes. Serão discutidas políticas públicas e propostas de formação de professores; as metodologias e estratégias de ensino; a produção e a utilização de recursos didáticos para o ensino, inclusive o uso de novas tecnologias. A investigação desses aspectos terá a instituição escolar, as práticas docentes e as situações concretas de ensino-aprendizagem na Educação como fontes de estudo e reflexão.

Práticas Pedagógicas para Equidade

Essa linha de Pesquisa, vinculada ao Programa de Formação de Professores da Universidade de Stanford (Stanford Teacher Education Program, STEP, na sigla em inglês), é uma iniciativa do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, localizado na Stanford Graduate School of Education, e desenvolvido em parceria com o Instituto Canoa junto a Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Essa parceria conta, atualmente, com uma rede de 20 IES, presentes em 10 estados brasileiros e tem viabilizado a formação de docentes dessas instituições e a articulação de uma grande rede de colaboração para planejar, organizar, implementar e avaliar uma especialização docente que considera demandas concretas das salas de aula, especificamente no ensino e na aprendizagem de Matemática e de Ciências. Esse modelo baseia-se não apenas no conhecimento do conteúdo específico da área, mas, especialmente no conteúdo pedagógico, compreendendo o ensino e a aprendizagem centrados no estudante, a gestão da sala de aula, o trabalho em grupo em salas de aula heterogêneas para a equidade, a avaliação da e para a aprendizagem e o planejamento curricular coerente.

O currículo do PED é baseado na pesquisa (nacional e internacional) sobre as práticas mais recentes em ensino e aprendizagem de Matemática e Ciências e se pauta na construção de salas de aulas equitativas, tendo como princípios: articulação entre teoria e prática, trabalho conjunto entre universidades e escolas de educação básica e equidade com excelência.

DISCIPLINAS – LINHA 1 – Inclusão e Diversidade Sociocultural

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Metodologia de Pesquisa em Educação
A disciplina discute questões metodológicas fundamentais nos estudos em Educação e Ciências Sociais. Busca problematizar o método científico por meio de técnicas de coleta, codificação e análise de dados tanto qualitativos – baseados em entrevistas, grupos focais e histórias de vida –, quanto quantitativos – baseados em questionários e bases de dados públicas, com uso de softwares de análise específicos.

Profissão Docente e Desenvolvimento Profissional
A disciplina discute as contribuições de autores que vêm investigando o trabalho docente, a constituição da profissionalidade e o desenvolvimento profissional, a temática das competências e dos saberes docentes, tendo como pano de fundo o contexto das transformações sociais e culturais que vem modificando o papel da escola e dos professores na sociedade contemporânea.

Escola, Currículo e Diversidade
A disciplina fundamenta-se na teoria crítica do currículo e busca compreender o currículo na complexidade de sua expressão na escola tendo como eixo a relação escola-cultura. Objetiva o aprofundamento em referenciais teóricos que focam a escola como objeto de estudo.

Seminários Interdisciplinares
Os seminários se desenvolvem ao longo de dois períodos consecutivos do curso. São planejados para funcionar como um espaço de discussão dos projetos em andamento. Os seminários são organizados em dois níveis: o das discussões coletivas, envolvendo alunos e professores, sobre projetos de dissertação; e o de palestras e discussões sobre o tema da Formação Docente para a Educação Básica, realizadas por pesquisadores convidados e professores do programa, normalmente com bases nas pesquisas em andamento.

DISCIPLINAS ELETIVAS

Educação Inclusiva e Diversidade
A disciplina fundamenta-se em subsídios teóricos da sociologia da educação e visa discutir e analisar a diversidade social na escola e a trajetória histórica e política dos processos de inclusão/exclusão escolar em seus diferentes percursos, tendo a escola contemporânea e, em particular, a escola brasileira como foco central dos estudos.

Práticas de Educação Inclusiva
A disciplina estuda os processos de desenvolvimento e aprendizagem, tendo em vista sua compreensão e suas implicações para a educação inclusiva, entendida em sentido amplo, tanto para a inclusão sociocultural como para a inclusão de alunos com necessidades especiais.

Conhecimento Escolar e Diversidade
A disciplina objetiva estudar os processos de construção do conhecimento. Oferece alternativas de reflexão sobre as necessidades de mudanças nas práticas pedagógicas, buscando novas atitudes diante da diversidade sócio-cultural dos aprendizes e construindo o conhecimento a partir dessa diversidade.

DISCIPLINAS – LINHA 2 – Formação Docente e Desenvolvimento Profissional

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Metodologia de Pesquisa em Educação
A disciplina discute questões metodológicas fundamentais nos estudos em Educação e Ciências Sociais. Busca problematizar o método científico por meio de técnicas de coleta, codificação e análise de dados tanto qualitativos – baseados em entrevistas, grupos focais e histórias de vida –, quanto quantitativos – baseados em questionários e bases de dados públicas, com uso de softwares de análise específicos.

Profissão Docente e Desenvolvimento Profissional
A disciplina discute as contribuições de autores que vêm investigando o trabalho docente, a constituição da profissionalidade e o desenvolvimento profissional, a temática das competências e dos saberes docentes, tendo como pano de fundo o contexto das transformações sociais e culturais que vem modificando o papel da escola e dos professores na sociedade contemporânea.

Escola, Currículo e Diversidade
A disciplina fundamenta-se na teoria crítica do currículo e busca compreender o currículo na complexidade de sua expressão na escola tendo como eixo a relação escola-cultura. Objetiva o aprofundamento em referenciais teóricos que focam a escola como objeto de estudo.

Seminários Interdisciplinares
Os seminários se desenvolvem ao longo de dois períodos consecutivos do curso. São planejados para funcionar como um espaço de discussão dos projetos em andamento. Os seminários são organizados em dois níveis: o das discussões coletivas, envolvendo alunos e professores, sobre projetos de dissertação; e o de palestras e discussões sobre o tema da Formação Docente para a Educação Básica, realizadas por pesquisadores convidados e professores do programa, normalmente com bases nas pesquisas em andamento.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

Políticas e Propostas de Formação Docente
A disciplina propõe a análise de políticas públicas e propostas de formação de professores, fundamentando-se em estudos sobre o conhecimento profissional docente e a ação de ensinar. Como resultante das discussões serão elaboradas pelos alunos propostas que atendam às necessidades de formação docente em seu espaço de atuação profissional.

Estratégias de Ensino e Aprendizagem
Tendo como referência as teorizações sobre os processos de aprendizagem, a disciplina analisa as dimensões teóricas e metodológicas do ato de ensinar, abordando o conceito de ensino e o conjunto de procedimentos e estratégias que favorecem a aprendizagem dos alunos.

Recursos Didáticos e Tecnológicos na Formação de Professores
A disciplina promove a reflexão sobre a relação entre a tecnologia, educação e a formação de professores. Apresenta os principais recursos tecnológicos e de comunicação e suas aplicações em ambientes educacionais diversificados, incluindo nesse conjunto as ações junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Subsidia o professor na utilização dos recursos diversos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para a elaboração de atividades para a educação básica.

Tópicos Especiais em Educação
A ementa desta disciplina é variável em função da evolução das pesquisas no programa. Envolve discussão sobre temas relevantes para a área de educação, incluindo políticas públicas para o setor, formação inicial e continuada, formação inclusiva, entre outros. Infraestrutura Não há laboratórios específicos para o curso.

DISCIPLINAS – LINHA 3 – Práticas pedagógicas para a equidade: ENSINO DE MATEMÁTICA

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Metodologia de Pesquisa em Educação
A disciplina discute questões metodológicas fundamentais nos estudos em Educação e Ciências Sociais. Busca problematizar o método científico por meio de técnicas de coleta, codificação e análise de dados tanto qualitativos – baseados em entrevistas, grupos focais e histórias de vida –, quanto quantitativos – baseados em questionários e bases de dados públicas, com uso de softwares de análise específicos.

Profissão Docente e Desenvolvimento Profissional
A disciplina discute as contribuições de autores que vêm investigando o trabalho docente, a constituição da profissionalidade e o desenvolvimento profissional, a temática das competências e dos saberes docentes, tendo como pano de fundo o contexto das transformações sociais e culturais que vem modificando o papel da escola e dos professores na sociedade contemporânea.

Seminários Interdisciplinares
Os seminários se desenvolvem ao longo de dois períodos consecutivos do curso. São planejados para funcionar como um espaço de discussão dos projetos em andamento. Os seminários são organizados em dois níveis: o das discussões coletivas, envolvendo alunos e professores, sobre projetos de dissertação; e o de palestras e discussões sobre o tema da Formação Docente para a Educação Básica, realizadas por pesquisadores convidados e professores do programa, normalmente com bases nas pesquisas em andamento.

Introdução ao PED

Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos professores participantes os princípios, fundamentos e metodologia do PED Brasil. Os participantes irão conhecer a estrutura do currículo e as expectativas do programa, iniciar a formação de uma comunidade de aprendizagem e de prática e fazer conexões entre a vivência e a construção de interações equitativas nas disciplinas do PED Brasil e nas escolas.

Gestão e Organização da Sala de Aula

Tem como objetivo oferecer aos professores participantes uma visão geral sobre gestão e organização da sala de aula, compreendendo-a como a criação de um ambiente capaz de sustentar oportunidades de aprendizagem desafiadoras e equitativas. Baseando-se em fundamentos teóricos e reflexões sobre suas próprias experiências, os professores participantes irão desenvolver suas próprias abordagens para estabelecer um ambiente de aprendizagem bem estruturado, inclusivo e produtivo, possibilitando um rigoroso trabalho intelectual em sala de aula.

Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante

Com foco nos princípios de aprendizagem e desenvolvimento da criança e do adolescente nos contextos familiar, escolar e comunitário, esta disciplina tem como objetivo permitir que os professores participantes observem e compreendam as crianças e adolescentes a partir das perspectivas psicológica, social, cognitiva e física. Aborda como o conhecimento integral do estudante por parte dos professores pode contribuir para suas práticas pedagógicas e, como consequência, para a aprendizagem dos estudantes.

Trabalho em Grupo em Salas de Aula Heterogêneas

Objetiva preparar os professores para construir salas de aulas equitativas por meio da abordagem pedagógica do trabalho em grupo. A partir de uma sólida base teórica, os professores irão aprender e praticar: como construir atividades adequadas ao trabalho em grupo que apoiem objetivos intelectuais e sociais em suas salas de aula, como avaliar produções de grupos e contribuições individuais dos membros dos grupos e como intervir para equalizar relações de status de estudantes para que as interações durante o trabalho em grupo sejam mais equitativas.

Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática I

Esta disciplina tem como objetivo promover uma reflexão sobre a natureza da matemática e do significado do processo de “fazer matemática”, reconhecendo-o como uma atividade que envolve criatividade, flexibilidade, comunicação e colaboração. As professoras e professores cursistas irão explorar e implementar em suas salas de aula uma prática pedagógica que visa desenvolver a flexibilidade e compreensão profunda das quatro operações – as Conversas Numéricas –, além de aprofundarem seu conhecimento pedagógico de conteúdo sobre o tema dos Números na matemática escolar.

Planejamento de Currículo

Tem como objetivo aprofundar os conhecimentos e práticas dos professores participantes sobre o planejamento de currículo, a partir da perspectiva teórica do planejamento para a compreensão e do uso da metodologia do planejamento reverso. Ao longo das aulas, os participantes irão analisar planos de aula e orientações curriculares, identificando o que os estudantes sabem e o que precisam saber; mapear atividades avaliativas que sejam adequadas para verificação das aprendizagens e para o ajuste dos percursos formativos; e elaborar planos de aula e implementá-los com suas turmas.

Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática II

Tem como objetivo possibilitar que as professoras e professores cursistas planejem atividades matemáticas abertas e produtivas, com foco na compreensão dos estudantes, e implementem aulas baseadas na abordagem pedagógica de resolução de problemas. As professoras e professores irão estudar as expectativas de aprendizagem descritas pela Base Nacional Comum Curricular e as Grandes Ideias Matemáticas como ferramenta de auxílio ao planejamento, além de aprofundarem seu conhecimento pedagógico de conteúdo sobre o tema da Álgebra na matemática escolar.

Avaliação da, para e como Aprendizagem

Tem como objetivo desenvolver a base de conhecimento, habilidades e estratégias dos professores participantes para projetar um sistema de avaliação que apoie a aprendizagem e o desempenho de todos os alunos em suas salas de aula. Por meio do desenvolvimento de um plano de avaliação, os participantes irão aprender a relacionar planejamento, implementação, avaliação e reflexão por meio da conexão com o plano de ensino criado no módulo de Planejamento de Currículo.

Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática III

Objetiva apoiar as professoras e professores cursistas no desenvolvimento de comunidades de aprendizagem de matemática nas quais o discurso dos estudantes é valorizado. As professoras e professores cursistas irão aprender práticas de planejamento e implementação de discussões matemáticas produtivas com toda a turma, com foco na conexão das ideias, raciocínios e compreensões dos estudantes, além de aprofundarem seu conhecimento pedagógico de conteúdo sobre os temas de Geometria e Grandezas e Medidas na matemática escolar.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) tem como meta incentivar as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelos docentes e discentes da Universidade de Taubaté. A PRPPG organiza e regulamenta as atividades de ensino e pesquisa por meio de pareceres da Comissão Geral de Pesquisa e Pós-graduação, composta por representantes do Lato e Stricto Sensu. Elabora planos de ensino e pesquisa, superintende os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, as revistas científicas e os programas de capacitação docente. Promove a seleção do pessoal e a composição das bancas examinadoras e propõe a movimentação do pessoal docente de pós-graduação. Em adição, analisa e aprova a realização de pesquisas com modelos animal, pesquisas laboratoriais e pesquisas clínicas sob a ótica e aval dos Comitês de Ética em Pesquisa Humana e Comissão de Ética no uso de animais.

Pró-reitora: Profa. Dra. Monica Franchi Carniello

Local das aulas:
Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Taubaté – SP – CEP: 12020-040

Secretaria dos cursos de Pós-graduação

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 210 – Centro – Taubaté/SP
Telefone: (12) 3625-4226
E-mail: cursospos@unitau.br
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, 8h às 12h, e das 14h às 18h

Gabinete da PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG

Telefone: (12) 3625-4217
Fax: (12) 3632-2947
E-mail: prppg@unitau.br
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

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