Saberes e práticas no uso de tecnologias da informação e comunicação em educação

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Professores

Juliana Marcondes Bussolotti e Patricia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro

Título do projeto

Saberes e práticas no uso de tecnologias da informação e comunicação em educação.

Objetivos

Estudar os saberes e práticas no uso de tecnologias da informação e comunicação em educação.
Desenvolver pesquisa nas diferentes modalidades de ensino sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação.
Discutir aspectos legais, políticos e organizacionais da Educação a Distância.

Fundamentos teóricos

Os estudos estão fundamentados nas teorias da educação dialógica e participativa, centrada no sujeito que aprende, nos fundamentos das metodologias ativas de aprendizagem e nas questões epistemológicas que permeiam uso de tecnologias da informação e comunicação em educação.

Metodologia

As pesquisas utilizam abordagens quantitativas e qualitativas, com destaque para a utilização de questionários para avaliações quantitativas (com tratamento por técnicas estatísticas), e técnicas de diários de observação, histórias de vida e entrevistas para coleta de dados qualitativos (com tratamento por meio de análise de conteúdo). Admitem-se estudos de natureza fenomenológica, estudos de caso, além da pesquisa-ação.

Sugestões de temas relacionados ao projeto que podem ser desenvolvidos

  • Aspectos Legais, Políticos e Organizacionais da Educação a Distância.
  • Saberes Docentes em espaços mediados presenciais, a distância ou semipresenciais.
  • Novas tecnologias aplicadas à educação e as diversas possibilidades no processo de educar: interdisciplinaridade e metodologias ativas de aprendizagem em Educação a Distância.
  • Práticas Pedagógicas em Educação a Distância.
  • Materiais didáticos em Educação a Distância.
  • Pós-graduação em Educação a Distância.
  • Educação superior em Educação a Distância.
  • Educação profissional de nível técnico e tecnológico em Educação a Distância.
  • Educação infantil e ensino fundamental e o uso de tecnologias da informação e comunicação.
  • Gestão de projetos educacionais e o uso de tecnologias da informação e comunicação em educação.
  • Avaliação das aprendizagens na educação a distância.
  • Produção acadêmica em tecnologias da informação e comunicação em educação.
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