VIII Fórum de Mestrados Profissionais em Educação – FOMPE

Aconteceu durante os dias 1, 2 e 3 de setembro de 2022, a VIII reunião do FOMPE, sediada pela UNB – Universidade de Brasília, quando representantes de todas as universidades do Brasil, que possuem Mestrado Profissional em Educação, foram convidadas a debater os rumos do Stricto Sensu da modalidade profissional em educação.

Representaram a Universidade de Taubaté – UNITAU as professoras Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil (ex-coordenadora) e Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti, atual coordenadora do Mestrado Profissional em Educação – MPE.

Ao longo dos três dias foram realizadas considerações sobre os avanços conquistados até o momento e discussões e possibilidades de enfrentamentos aos desafios que serão impostos aos cursos nos próximos anos. Os programas que compareceram ficaram imbuídos de pensarem proposições regionais do fazer educativo e o impacto social dos programas profissionais em educação, como forma de traçar perspectivas para pesquisadores(as) na relação entre a universidade, realidade educacional e avaliação quadrienal.

Para tanto, a programação contou com a seguinte propositura:

Dia 01/09 – Conferência de Abertura: O Programa Nacional de Pós-graduação (PNPG) e as perspectivas para os Profissionais – com Dr. Diego Menezes – membro da atual comissão 2022 – 2032.

Dia 02/09 – Mesa: Avaliação Quadrienal: balanço (2017 a 2020) e as perspectivas para o quadriênio atual – com Prof. Dr. Ângelo Souza (Universidade do Paraná (UFTPR) e Profa. Dra. Flávia Orbino Corrêa Werle (UNISINOS).

Painel: Financiamento, pesquisa, internacionalização e impactos sociais nos Programas

Grupos de Trabalho sobre Produtos técnicos, pesquisa aplicada, Impactos sociais da pesquisa, Internacionalização e Financiamento.

Dia 03/09 – Plenária de encerramento e criação da Comissão de Regimento e revisão interna do FOMPE.