Mestrado em Educação da UNITAU celebra 10 anos com mais de 200 estudos sobre a RMVale

Foto: Júlia Quintão – ACOM/UNITAU

Para celebrar a primeira década de existência, o Mestrado Profissional em Educação (MPE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) abrirá o ano letivo com uma aula inaugural especial. Durante o encontro, as coordenadoras do programa de pós-graduação irão abordar a história e o impacto do MPE na sociedade.

O Mestrado Profissional em Educação, desde a primeira turma, criada em 2014, propõe a pesquisa e a análise da formação docente, refletindo, também, sobre as políticas públicas que influenciam a Educação, os processos cognitivos e de aprendizagem que a fundamentam, além das alternativas metodológicas, pedagógicas e tecnológicas que a apoiam. Deste modo, contribui, de maneira direta, com a evolução do processo educacional na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVALE-LN).

A coordenadora geral do MPE, Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti, destaca o impacto gerado pelo programa de pós-graduação nos últimos 10 anos. “Ao todo, foram publicadas mais de 200 dissertações versando sobre: a formação docente, a inclusão, a inserção de práticas pedagógicas na Educação Básica, entre outros temas. As pesquisas produzidas foram realizadas nos municípios do Vale do Paraíba e, também, no Sul fluminense. De acordo com as nossas projeções, somando os pesquisadores e as comunidades escolares analisadas, o MPE contribuiu com mais de 200 mil cidadãos brasileiros”, afirma a coordenadora.

O encontro comemorativo é destinado aos mestrandos e egressos do MPE, além dos interessados na temática abordada. A reunião será realizada neste sábado (9), a partir das 8h, no Auditório UNITAU, localizado na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, portão 1, Centro, em Taubaté. O evento também será transmitido ao vivo pela TV UNITAU. Os interessados podem acompanhar a atividade de maneira online por meio deste link.

Mestrado Profissional em Educação da UNITAU

O Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté objetiva a formação de professores comprometidos a adequarem seus ensinamentos às diferentes realidades socioculturais, favorecendo a inclusão e a aprendizagem efetiva de todos os alunos.

De acordo com a coordenadora do programa de Mestrado, em 10 anos de existência, o MPE formou mais de 200 mestres e mais de 90% deles são professores e permanecem na educação.

“Quando a gente reflete de modo profundo sobre Educação, a gente muda nossa prática e nos tornamos mais críticos e pró-ativos sobre a nossa realidade,” destaca a coordenadora.

Publicado em: https://unitau.br/noticias/detalhes/6056/mestrado-em-educacao-da-unitau-celebra-10-anos-com-mais-de-200-estudos-sobre-a-rmvale/

Tenho Interesse