Jornada UNITAU leva formação para professores da rede pública sobre equidade e inclusão

Foto: Camilly Amaral – ACOM/UNITAU

O Mestrado Profissional em Educação (MPE), o Mestrado em Desenvolvimento Humano (MDH) e o Mestrado em Linguística Aplicada (MLA), da Universidade de Taubaté (UNITAU), promovem nesta quinta-feira, dia 13 de junho, a 5ª edição da Jornada UNITAU pela Equidade e Inclusão da Diferença. 

O evento acontece no Colégio UNITAU,  Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, e tem o objetivo de viabilizar práticas educativas na educação básica, fomentando o conhecimento sobre diferenças, diversidades, saberes e tecnologias sociais no universo escolar, visando a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

A jornada conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria de Ensino Regional de Taubaté, e oferece a oportunidade para que professores da rede pública possam discutir e refletir sobre a importância da equidade e da inclusão na educação. 

O evento apresentará uma programação diversificada com palestras, oficinas e atividades culturais, abordando temáticas como inclusão de pessoas com deficiência, diversidade de gênero, raça e etnia, equidade e inclusão na educação e educação ambiental.

“Teremos alunos graduandos, pós-graduandos e professores da educação básica respondendo uma pergunta fundamental: ‘qual o seu papel na construção de processos de equidade e inclusão da diferença?’ Ou seja, como cada um de nós pode colaborar com esses processos dentro e fora das escolas, essa é a grande importância, a troca, a possibilidade de respondermos juntos perguntas tão importantes”, destaca a Profa. Dra. Juliana Bussollotti, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação.

Ademais, o evento será híbrido. Além de atviidades presenciais no Colégio UNITAU, das 14h às 17h30, está programada uma palestra com o tema “Educação Antirracista na Formação Inicial de Docentes: uma proposta de conscientização” que será transmitida ao vivo, a partir das 19h30, pelo canal da TV UNITAU.

Extensão possibilita difusão do conhecimento para comunidade

Posteriormente ao evento, o MPE vai produzir um ebook com os principais conteúdos discutidos na jornada. Para a Profa. Dra. Juliana Bussollotti, o livro digital servirá como um produto de visibilidade e uma ferramenta de disponibilização das pesquisas realizadas pela UNITAU e parceiros da Universidade. 

“[O ebook] dará visibilidade ao que está acontecendo e sendo feito em casa, direcionado ao público em geral, não só para o pesquisador ou a pesquisadora, mas para toda a comunidade”, afirma.

O trabalho faz parte Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG), da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), e busca facilitar o acesso e o compartilhamento de conhecimento científico com a comuniade, além dos participantes.

Serviço:

Para participar da 5ª edição da Jornada UNITAU é necessário realizar inscrição. Cadastre-se e veja a programação completa do evento aqui. O Colégio UNITAU fica localizado na  rua Expedicionário Ernesto Pereira, 260 – Centro, Taubaté – SP.

Eduardo LorenoACOM/UNITAU

Publicado em: https://unitau.br/noticias/detalhes/6183/jornada-unitau-leva-formacao-para-professores-da-rede-publica-sobre-equidade-e-inclusao/

Compartilhe

Outras notícias

Tenho Interesse




    Pular para o conteúdo