Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté aparecem em ranking mundial de pesquisadores mais influentes do mundo

Professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) estão relacionados em um ranking que apresenta os pesquisadores mais influentes do mundo. O AD Scientific Index 2022 traz informações a respeito de mais de 1 milhão de cientistas distribuídos em 19.150 universidades ao redor do planeta. A lista da UNITAU conta com 21 nomes de destaque, dos quais a grande maioria permanece em atividade e integra os programas de pós-graduação oferecidos pela Instituição.

Os perfis de atuação dos cientistas abrangem as três áreas do conhecimento, com 15 representantes em Biociências, 5 em Humanas e 1 em Exatas. O AD Scientific Index também coloca a UNITAU entre as 4.000 universidades mais influentes no mundo.

“Indicadores como esses servem para comprovar a qualidade do nosso corpo docente, o que se reflete na qualidade dos nossos cursos e no aprendizado de nossos alunos. A UNITAU produz pesquisas, produz conhecimento e, com isso, desempenha um importante papel para promover a transformação social e melhorar a vida das pessoas”, afirma a Reitora da Universidade, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.

O AD Scientific Index usa como base os indicadores do Google Acadêmico (Google Scholar) – plataforma especializada em buscas relacionadas à literatura acadêmica. O ranking é estabelecido por meio de uma combinação de critérios como o h-index e o i10, que contabilizam e avaliam o número de citações recebidas, mundialmente, em relação aos artigos publicados pelos pesquisadores.

“A classificação dos professores da UNITAU  pelo AD Scientific demonstra que a Instituição está inserida internacionalmente no âmbito da produção científica, que é partícipe do debate e das pautas científicas da atualidade”, reforça a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.

No topo da lista da UNITAU, está o Prof. Dr. Gilberto Fish. O meteorologista é especialista em Ciências Atmosféricas e Mudanças Climáticas, integrante do corpo docente dos programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e em Ciências Ambientais. Estão relacionadas no ranking 89 publicações e as pesquisas desenvolvidas pelo professor Fisch renderam 6.063 citações e o colocam entre os 105 mil cientistas mais influentes do mundo. Entre as atividades mais recentes, por exemplo, está uma pesquisa internacional sobre alterações climáticas na Amazônia com a análise das simulações de cenários futuros e os potenciais impactos para o Vale do Paraíba.

A segunda posição é ocupada pela Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli, profissional que também integra o corpo docente da Pós-Graduação em Ciências da Saúde e produz pesquisas relacionadas à periodontia. Entre os trabalhos desenvolvidos por ela está um levantamento que buscou relacionar impactos negativos do diabetes e da obesidade no tratamento de doenças na gengiva. Estão no levantamento 95 publicações e 4.228 citações relacionadas à pesquisadora.

A UNITAU reúne grupos de pesquisa certificados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com direito ao recebimento de recursos por agências de fomento.

A difusão do conhecimento produzido pela Universidade ocorre de forma regular desde 1996, com a primeira edição do Encontro de iniciação científica (Enic). A partir daquele momento, a iniciação científica tomou corpo na Universidade e novos encontros foram incorporados com o passar dos anos, como a Mostra de Pós-Graduação (MPG), o Seminário de Administração (SEA), o Seminário de Docência Universitária (Seduni) e o Seminário de Extensão (Semex). A partir de 2012, houve a unificação da agenda, com a primeira edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted). Entre os dias 19 e 21 de outubro próximo, a UNITAU promove o XI Cicted, com direito a atividades presenciais após dois anos de programação remota. Mais informações sobre o congresso e sua programação estão aqui.

Confira, abaixo, os indicadores do AD Scientific Index 2022 e a relação dos 21 professores classificados.

Universidades pesquisadas – 19.150

Países – 216

Pesquisadores no mundo – 1.066.174

UNITAU

Classificação mundial – 3.988

Classificação na América Latina – 267

Classificação no Brasil – 117

PROFESSORES

1 – Gilberto Fisch (Departamento de Ciências Agrárias)

2 – Sheila Cavalca Cortelli (Pós-Graduação em Ciências da Saúde)

3 – Getulio T. Batista (Departamento de Ciências Agrárias / aposentado)

4 – Valter José Cobo (Instituto Básico de Biociências)

5 – Itamar A. Martins (Instituto Básico de Biociências)

6 – Evandro Luís Nohara (JUTA/ Engenharia Mecânica)

7 – Edson Aparecida De Araujo Querido Oliveira (Departamento de Gestão e Negócios)

8 – Rayssa Ferreira Zanatta (Atuou na Pós-Graduação em Ciências da Saúde até 2021)

9 – Marcelo S. Targa (Departamento de Ciências Agrárias)

10 – Simey Fisch (Instituto Básico de Biociências/ aposentada)

11 – Andre Luiz Da Silva (Instituto Básico de Humanidades)

12 – Marcela Barbosa de Moraes (Departamento de Gestão e Negócios)

13 – Cecilia Suda (Departamento de Medicina)

14 – Ana Aparecida Almeida (Departamento de Ciências Agrárias)

15 – Moacir José dos Santos (Instituto Básico de Humanidades)

16 – Maria Cecília Barbosa de Toledo (Instituto Básico de Biociências)

17 – Wendry Maria Paixão Pereira (Departamento de Fisioterapia)

18 – Paulo Fortes (Departamento de Ciências Agrárias)

19 – Rachel Abdala (Instituto Básico de Humanidades)

20 – Naira Correia Cusma-Pelógia (Departamento de Enfermagem e Nutrição)

21 – Teresa Celia M. M. Santos (Departamento de Enfermagem e Nutrição)

ACOM/UNITAU

Fonte: https://unitau.br/noticias/detalhes/5458/ranking-mundial-qualifica-professores-da-unitau/

Compartilhe

Tenho Interesse




    Pular para o conteúdo