14ª Edição do PODEDUCAR – Podcast do MPE: a atuação do Grupo de Estudos em Pesquisa Colaborativa

Na última quinta, dia 07 de março, professores do MPE lançaram mais um podcast. Desta vez participaram as professoras Maria Aparecida Diniz, Luciana Magalhães e professor Cristovam Alves. Sob orientação da professora Ana Calil, a organização das falas foi relativa à atuação do grupo junto às pesquisas do MPE desde 2020. Feita uma introdução sobre como se origina o grupo, sobre a necessidade de estudarmos e realizarmos pesquisas do tipo colaborativa e engajadas socialmente, visando transformações mais profundas nas escolas pesquisadas. Também foi lembrada sobre a polissemia deste tipo de pesquisa – pesquisa ação, interventiva, colaborativa, pesquisa-trans-formação, crítica de colaboração, ação-participativa, dentre outras. Na sequência foi discutida a importância dos estudos realizados para as pesquisas em andamento no mestrado, sobre os convidados nacionais e internacionais que participaram do grupo, ministrando palestras de muita relevância. O fechamento do podcast se deu com as explicações sobre a atuação do grupo diretamente em escolas públicas da cidade, confirmando a capilaridade deste tipo de pesquisa, que não se restringe a discussões dentro apenas do âmbito acadêmico.
Lembrando que os encontros do Grupo de Estudos em Pesquisa Colaborativa acontecem quinzenalmente, às terças, das 19h às 21h, on line.