Professores
Juliana Marcondes Bussolotti e Patricia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro
Título do projeto
Saberes e práticas no uso de tecnologias da informação e comunicação em educação.
Objetivos
Estudar os saberes e práticas no uso de tecnologias da informação e comunicação em educação.
Desenvolver pesquisa nas diferentes modalidades de ensino sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação.
Discutir aspectos legais, políticos e organizacionais da Educação a Distância.
Fundamentos teóricos
Os estudos estão fundamentados nas teorias da educação dialógica e participativa, centrada no sujeito que aprende, nos fundamentos das metodologias ativas de aprendizagem e nas questões epistemológicas que permeiam uso de tecnologias da informação e comunicação em educação.
Metodologia
As pesquisas utilizam abordagens quantitativas e qualitativas, com destaque para a utilização de questionários para avaliações quantitativas (com tratamento por técnicas estatísticas), e técnicas de diários de observação, histórias de vida e entrevistas para coleta de dados qualitativos (com tratamento por meio de análise de conteúdo). Admitem-se estudos de natureza fenomenológica, estudos de caso, além da pesquisa-ação.
Sugestões de temas relacionados ao projeto que podem ser desenvolvidos
- Aspectos Legais, Políticos e Organizacionais da Educação a Distância.
- Saberes Docentes em espaços mediados presenciais, a distância ou semipresenciais.
- Novas tecnologias aplicadas à educação e as diversas possibilidades no processo de educar: interdisciplinaridade e metodologias ativas de aprendizagem em Educação a Distância.
- Práticas Pedagógicas em Educação a Distância.
- Materiais didáticos em Educação a Distância.
- Pós-graduação em Educação a Distância.
- Educação superior em Educação a Distância.
- Educação profissional de nível técnico e tecnológico em Educação a Distância.
- Educação infantil e ensino fundamental e o uso de tecnologias da informação e comunicação.
- Gestão de projetos educacionais e o uso de tecnologias da informação e comunicação em educação.
- Avaliação das aprendizagens na educação a distância.
- Produção acadêmica em tecnologias da informação e comunicação em educação.
Download destas informações [PDF]