Corpo Docente

Amanda Romão de Paiva

Docente

Amanda Romão de Paiva

Docente
É licenciada em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2012), possui Mestrado e Doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2020), especificamente na área experimental de relâmpagos/ raios e Eletricidade Atmosférica. Atua como professora na Educação Básica desde 2014 e como professora universitária na UNITAU desde 2014, nas disciplinas de Física, Matemática, Física Experimental e Cálculo. É professora extensionista, onde coordena alguns projetos de extensão na Universidade, como: Show da Física (desde 2020), Pequeno Cientista (colaboradora), Física mais que divertida (2021-2023). Atualmente é coordenadora do Núcleo Rondon UNITAU, onde já participou em algumas operações nacionais como: Rondônia, Amazônia, Minas Gerais, São Paulo. Integra a Linha de Pesquisa 2 do Mestrado Profissional em Educação da UNITAU

Cesar Augusto Eugenio

Docente

Cesar Augusto Eugenio

Docente
Doutor em Educação (Educação, Sociedade e Processos Formativos) e Mestre em Educação (História, Historiografia e Ideias Educacionais), ambos com o fomento da CAPES, pela Universidade São Francisco. Graduado em Filosofia, dedica-se ao magistério há 30 anos com experiência da Educação Básica ao Stricto Sensu. Atualmente, na Universidade de Taubaté, é Professor Adjunto I de Filosofia e Ética, vinculado ao Instituto Básico de Humanidades, docente permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação (MPE) e docente colaborador no Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Na mesma instituição está diretor do Departamento de Pedagogia e coordena a Liga Acadêmica Educação para a Equidade. Como pesquisador, é membro do grupo de pesquisa "Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologia" e participa dos grupos de estudo "Pesquisa Colaborativa" e "Sócio-Histórica", vinculados ao MPE. Desenvolve estudos sobre formação de professores com ênfase nas discussões acerca da ética, inclusão e equidade. Organizou e escreveu obras na área da Educação, Filosofia, História Regional, Formação de Professores.

Cleusa Vieira da Costa

Docente

Cleusa Vieira da Costa

Docente
Cleusa Vieira da Costa é doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2023), mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2009) e graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1997), onde também se especializou em Psicologia Infantil. É professora titular da Universidade de Taubaté (UNITAU), atuando no curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU), nas áreas de formação docente, práticas pedagógicas inclusivas, gestão da sala de aula e equidade educacional. Atua como coordenadora das Atividades Curriculares de Extensão (ACE) da UNITAU e como membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia. Coordena projetos de extensão e pesquisa voltados para os desafios da educação básica, como o projeto “Contos e Encantos” e estudos sobre leitura, interpretação e aprendizagem em matemática. Tem ampla experiência em formação inicial e continuada de professores, tendo coordenado programas como o PARFOR, o Programa de Iniciação à Docência (PID), o PIBID e a Residência Pedagógica (CAPES). É membro de conselhos e comissões institucionais, como o CONDEP (Conselho do Departamento de Pedagogia) e a equipe de coordenação do Plano Municipal da Criança e do Adolescente de Taubaté. Suas pesquisas recentes têm como foco as representações sociais sobre sucesso e fracasso escolar, equidade na aprendizagem e práticas pedagógicas transformadoras, com destaque para ambientes de ensino heterogêneos.

Cristiane Tavares Casimiro De Oliveira

Docente

Cristiane Tavares Casimiro De Oliveira

Docente
Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP) na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação (2017); Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012); Especialista em: Gestão e Docência em EaD pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), Docência no Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2010); Graduada em: Normal Superior- Universidade Estadual de Maringá (2008) e Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000); Nível Médio- Magistério (1994). Atualmente é professora efetiva da Universidade de Taubaté- UNITAU- compondo o quadro de professores dos cursos: Graduação em Pedagogia; pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação; e desde 2023 é Coordenadora Geral do Núcleo de Educação a Distância da Universidade.

Cristovam da Silva Alves

Docente

Cristovam da Silva Alves

Docente
Cristovam da Silva Alves é Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP (2012). Mestrado em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP - 2006). Graduado em Ciências com Habilitação em Biologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP (1983) e em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Camilo Castelo Branco/SP (1986). Atualmente é professor permanente no Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté - MPE/UNITAU. É supervisor escolar aposentado na Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa "Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias do MPE/UNITAU. Participa dos Grupos de Estudos GEPCEd (Grupo de Estudos em Pesquisa Colaborativa Educacional) e GT-Sócio Histórico, ambos vinculados ao MPE/UNITAU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando nos temas: formação inicial e continuada de professores, identidades, desenvolvimento profissional, profissionalidade, psicologia sócio-histórica, núcleos de significações como pressuposto teórico metodológico em pesquisa educacional, pesquisa colaborativa e pesquisa-trans-formação.

Fabrina Moreira Silva

Docente

Fabrina Moreira Silva

Docente
Fabrina Moreira Silva é pós-doutoranda em Psicologia Ambiental no PST-IPUSP/USP, doutora e mestre em Filosofia pela PUC-SP e licenciada em Filosofia e Pedagogia pela Universidade de Taubaté. É professora permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPE-UNITAU), integrando as linhas Formação Docente e Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas para Equidade, além de professora efetiva da Universidade de Taubaté e docente da rede pública estadual de São Paulo. Sua trajetória acadêmica e profissional concentra-se na formação de professores da Educação Básica e da Educação Superior, com ênfase no desenvolvimento profissional docente, na análise crítica das práticas pedagógicas e no uso de metodologias ativas, tecnologias digitais e ambientes virtuais de aprendizagem. Desenvolve pesquisas e ações formativas voltadas à sustentabilidade e à equidade educacional, compreendidas como dimensões estruturantes da formação docente e das práticas educativas. Sua atuação articula fundamentos filosóficos, sociológicos, epistemológicos e metodológicos, tendo como eixo central a Filosofia da Ciência e a Epistemologia. A Filosofia da Educação e a Sociologia da Educação são mobilizadas nesse horizonte, compreendendo a educação como campo científico e analisando seus regimes de racionalidade, critérios de validação do conhecimento e implicações para a docência, a inovação pedagógica e a justiça educacional. Atua principalmente nos seguintes temas: formação docente, desenvolvimento da prática pedagógica, práticas pedagógicas para a sustentabilidade e para a equidade, educação ambiental, tecnologias digitais na educação, inteligência artificial e sustentabilidade, filosofia e sociologia da tecnologia, Filosofia da Ciência, Epistemologia, Filosofia da Educação e Sociologia da Educação.

Francisco Estefogo

Docente

Francisco Estefogo

Docente
Membro titular da Academia Taubateana de Letras (ATL), Francisco Estefogo é pós-doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), pós-doutor em Filosofia da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2024) e pela Universidade Federal de São Paulo (2024). Com doutorado (2005) e mestrado (2001) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no momento, é pós-doutorando em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Foi professor da graduação do Centro Universitário Capital por 14 anos e da Cultura Inglesa São Paulo, por 12 anos, bem como coordenador da Faculdade Cultura Inglesa, por 4 anos. Também foi diretor acadêmico da Cultura Inglesa Taubaté por 17 anos. No momento, é professor do Programa de Linguística Aplicada e Educação, além da graduação, da Universidade de Taubaté (UNITAU), professor da FATEC Taubaté e colunista do jornal “Hoje+”, de Araçatuba, e do “O Vale", do Vale do Paraíba. Suas pesquisas recentes têm se concentrado na articulação entre linguagens, conhecimento, estética e crítica social, de forma a investigar as práticas artísticas, com ênfase na decolonialidade, como espaços de reorganização afetiva, resistência e produção de novos modos de ser, pensar e existir. Alinhado a epistemologias críticas e decoloniais, suas ações acadêmicas têm como foco os saberes subalternizados, as práticas sensíveis e as experiências corporificadas. Seus projetos transitam por contextos escolares vulnerabilizados, processos de criação epistêmica e dinâmicas de opressão e libertação, tendo como horizonte a dimensão estético-afeto-cognitiva no âmbito escolar.

Genio Nascimento

Docente

Genio Nascimento

Docente
É pós-doutorando no Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) da Universidade de Taubaté - Unitau, com bolsa de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. É mestre (2017) e doutor (2022) em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM. Bacharel (2009) em Letras pela Universidade de São Paulo - USP. É colaborador da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação desde 2004. Coordenador da categoria Cinema e Audiovisual da Expocom – Exposição e Prêmio de Pesquisa Experimental em Comunicação. Coordenador do Ensicom - Fórum sobre Ensino de Comunicação, na área de Cinema e Audiovisual. Também é vice-coordenador do GP Cinema da Intercom. Associado da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine desde 2018. É editor da Insólita - Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário desde 2021 (8 edições). Foi professor nos cursos de Produção Editorial, Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi – UAM. Foi professor no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Produção Editorial da Faculdade Paulus de Comunicação - Fapcom. Membro dos Grupos de Pesquisa "Estudos do Horror e do Insólito na Comunicação (UAM/CNPq)" e "Narratividade - Narrativas, Consumos e Audiovisualidades (UFSM/CNPq)". É editor na Gênio Editorial, com mais de 50 livros publicados na área acadêmica. Associado da Abec - Associação Brasileira de Editores Científicos. Colaborador na disciplina “Recursos Didáticos e Tecnológicos na Formação de Professores e Educação Inclusiva e Diversidade” do MPE.

Juliana Marcondes Bussolotti

Docente

Juliana Marcondes Bussolotti

Docente
Juliana Marcondes Bussolotti é Doutora em Geografia pela (UNESP) e Mestre Ciencias Ambientais pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Atualmente é professora do Departamento de Comunicação e Negócios da UNITAU e docente permanente e Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU) É líder do Grupo de Pesquisa em Políticas, Gestão e Práticas Educacionais (UNITAU/CNPq). Suas pesquisas e produções recentes concentram-se na formação de professores, políticas educacionais e inovação nas práticas pedagógicas, dialogando diretamente com as linhas do MPE.

Kátia Celina da Silva Richetto

Docente

Kátia Celina da Silva Richetto

Docente
Kátia Celina da Silva Richetto é Engenheira, professora e pesquisadora. Possui graduação em Química na Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP(1992), mestrado em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá UNESP(1996), doutorado em Engenharia de Materiais pela EEL/USP (2002), especialização em Educação a Distância (2014) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho UNISA (2021). Professora Titular da Universidade de Taubaté. Desde 1997 atua como professora da UNITAU atuando principalmente nos seguintes temas: química experimental, química geral físico-química, química orgânica, metodologia científica e formação docente. Assessora da Pró-reitoria Estudantil desde Março de 2020. Professora de Química da EAD UNITAU desde Agosto de 2020 e Supervisora de TCC em EAD UNITAU desde Março de 2022. Em 2022, tornou-se membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação, dedicando-se à pesquisa e orientação de estudos voltados à Formação Docente e Práticas Pedagógicas para a Equidade. Paralelamente, atua como professora na Escola Felix Guisard (SENAI - 2022). Assumiu a Direção do Instituto Básico de Exatas da UNITAU em 2023. Participa do Programa de Especialização Docente (PED Brasil), uma iniciativa do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, em parceria com a Stanford Graduate School of Education e o Instituto Canoa, ampliando sua atuação na formação docente e na promoção da equidade educacional.

Lucia Carvalho Moreira Dias

Colaborador

Lucia Carvalho Moreira Dias

Colaborador
Lucia Carvalho Moreira Dias é Doutora (2015) e Mestre (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (UNITAU). É professora do Departamento de Pedagogia da UNITAU e docente permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU). Coordena projetos de extensão vinculados à educação infantil e é integrante do PROFOCO/UNITAU, ministrando oficinas e formações para docentes da rede básica. Participa de colegiados institucionais e grupos de pesquisa sobre desenvolvimento profissional docente e práticas pedagógicas para equidade. Suas produções recentes destacam-se na formação inicial e continuada de professores e em experiências de inclusão na escola básica.

Luciana de Oliveira Rocha Magalhães

Docente

Luciana de Oliveira Rocha Magalhães

Docente
Luciana de Oliveira Rocha Magalhães é Pós-doutora (2025) e Doutora (2021) em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestra pelo Mestrado Profissional em Educação da UNITAU (2016), graduada em Direito e Pedagogia, especialista em Educação Especial-Inclusiva. É professora do Departamento de Ciências Sociais e Educação da UNITAU, docente permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU) e do Mestrado em Desenvolvimento Humano (MDH/UNITAU), onde atua em aulas, na orientação de pesquisas e desenvolvimento de projetos ligados à formação docente, inclusão escolar, diversidade, com abordagem Sócio-histórica. Integra o PROFOCO/UNITAU, contribuindo com cursos de formação continuada e coordena projetos de pesquisa na escola de aplicação da UNITAU. Participa de grupos de pesquisa sobre Inclusão escolar e Psicologia Sócio-histórica. Suas produções recentes concentram-se em formação e desenvolvimento profissional docente, inclusão de estudantes com deficiência, formação docente para Educação Especial-Inclusiva, Pesquisa-Trans-Formação.

Marcela Boni Evangelista

Colaborador

Marcela Boni Evangelista

Colaborador
Marcela Boni Evangelista possui Graduação (2005), Mestrado (2011) e Doutorado (2017) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP) e do Grupo de Pesquisa em Gênero e História da USP (GRUPEGH). Entre 2019 e 2024 foi professora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), onde atuou nas áreas de História da Educação e Ensino de História, em disciplinas das Licenciaturas e Pedagogia. É diretora executiva do Podcast Segundas Feministas do GT de Gênero da ANPUH Brasil, coordenadora do GT de Gênero Nacional da ANPUH e da Regional de São Paulo. É professora colaboradora da Universidade de Taubaté (UNITAU). Atuou como pesquisadora da Universidade Federal do ABC (UFABC) no Projeto História e Memória LGBT no ABC (2023-2024). Entre os anos de 2001 e 2008 integrou a equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP). Tem como temas de interesse em pesquisa: História Oral, História das Mulheres, Gênero, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Direitos Humanos, Ensino de História e História da Educação.

Márcia Regina de Oliveira

Docente

Márcia Regina de Oliveira

Docente
Márcia Regina de Oliveira é Doutora (2016) e Mestre (2007) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Psicopedagogia pela UNITAU e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté, integra o corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU), atuando principalmente nas linhas de formação docente e práticas pedagógicas para equidade. Participa do PROFOCO/UNITAU e de projetos institucionais de extensão voltados à formação continuada e ao apoio pedagógico. É membro de grupos de pesquisa sobre profissionalidade docente, práticas inclusivas e inovação educacional. Suas pesquisas recentes têm foco na formação de professores, metodologias de ensino e práticas pedagógicas voltadas à equidade e à diversidade sociocultural.

Maria Aparecida Campos Diniz de Castro

Docente

Maria Aparecida Campos Diniz de Castro

Docente
Maria Aparecida Campos Diniz de Castro é pedagoga pela Universidade de Taubaté (UNITAU), mestre e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio de pesquisa na Universidade de Aveiro (Portugal) e pós-doutorado em Educação pela PUC-SP. Atuou como docente efetiva e gestora na UNITAU, onde foi membro do Conselho Universitário, coordenadora da Central de Estágios e da Educação a Distância. Desde 2014 integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU), com atuação também no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Humano e no Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica da mesma instituição. Desenvolve pesquisas e orientações nas áreas de formação docente, gestão escolar, aprendizagem do adulto, resiliência e práticas colaborativas em educação. Coordena projetos de formação continuada junto a redes municipais e estaduais de ensino e participa de programas institucionais de pesquisa e extensão, em aderência às linhas de pesquisa do MPE: Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, Inclusão e Diversidade Sociocultural e Práticas Pedagógicas para Equidade.

Maria Cristina Prado Vasques Cunha

Colaborador

Maria Cristina Prado Vasques Cunha

Colaborador
Formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em Ciências Biológicas Bacharelado (2003) e Licenciatura (2004). Mestre em Botânica A/C Fisiologia Vegetal pela Universidade Estadual de São Paulo "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Botucatu/SP (2007), e Doutora pela Universidade de Taubaté, pelo Programa de Pós Graduação da Odontologia, A/C Biologia Odontológica. Atualmente é docente da Universidade de Taubaté, atuando nas disciplinas Citologia, Biologia Celular e Molecular, Metodologia Científica e Práticas Integradoras, nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina e Medicina. Atua como professora e orientadora no Mestrado Profissional em Educação - MPE -da UNITAU (Linha 3 - Formação de Professores pela metodologia PED).

Maria Fátima de Melo Toledo

Colaborador

Maria Fátima de Melo Toledo

Colaborador
Maria Fátima de Melo Toledo é Doutora (2006) e Mestre (2001) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde também se graduou em História. Graduada ainda em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté (UNITAU), é professora do Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU desde 2007, tendo coordenado o curso de História e atuado como assessora técnica da Pró-Reitoria de Graduação. Desde 2022, preside a Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa) e a Comissão Especial de Concursos da instituição. É docente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU), ministrando disciplinas ligadas à educação inclusiva e diversidade, e atua em pesquisas sobre ensino de História, educação antirracista e teorias decoloniais. Sua trajetória combina experiência em gestão universitária e produção acadêmica voltada à formação docente, à história social e às práticas educativas inclusivas, com aderência às linhas de pesquisa do MPE.

Mariana Aranha de Souza

Docente

Mariana Aranha de Souza

Docente
Mariana Aranha de Souza é doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Atua como professora do Departamento de Letras da UNITAU e docente permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU), onde desenvolve pesquisas nas áreas de letramento, literatura e práticas pedagógicas para equidade. Integra comissões institucionais voltadas à formação docente e à inovação pedagógica, como o PROFOCO/UNITAU, e coordena projetos de pesquisa e extensão que aproximam universidade e escola básica. Sua produção acadêmica está centrada no ensino de literatura, leitura e escrita, formação de professores de língua portuguesa e práticas inclusivas de linguagem, alinhando-se às linhas de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas para Equidade do MPE.

Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro

Docente

Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro

Docente
Patricia Ortiz Monteiro é Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (UNITAU), com especializações nas áreas de Meio Ambiente, Inovação e Educação. Vem atuando na área da Educação há mais de 26 anos, com experiência no Ensino Superior e em programas de Pós Graduação (stricto sensu). É professora do Departamento de Comunicação e Negócios da UNITAU e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU), atuando nas linhas de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, Inclusão e Diversidade Sociocultural e Equidade. Trabalhou na Coordenação de Programas e Projetos em Educação a Distância, Materiais Didáticos, Regulação e Implantação de Cursos Superiores (CEE e SINAES), na Coordenação de Polos e na Coordenação de cursos EaD e presenciais. Coordenou o Programa Institucional de Educação a Distância (EaD/Unitau) e foi diretora da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços (EPTS-UNITAU). Imprime em suas pesquisas uma abordagem interdisciplinar, desenvolvendo estudos que abordam Identidade e Formação, Representações Sociais e Práticas Educativas, Sociobiodiversidade, Direitos Humanos; TDIC; nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano.

Rachel Duarte Abdala

Colaborador

Rachel Duarte Abdala

Colaborador
Rachel Duarte Abdala é licenciada em História pela Universidade de Taubaté (UNITAU), mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutora pela mesma instituição (2018), com estágio de pesquisa na Universidade de Coimbra (Portugal). É professora do Departamento de Pedagogia da UNITAU e docente permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU). Atua também como coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Residência Pedagógica, integrando o PROFOCO/UNITAU e o colegiado do MPE. Coordena o grupo de pesquisa Formação Docente e Saberes da Prática (CNPq). Suas pesquisas e produções concentram-se nas áreas de história da educação, formação de professores, práticas pedagógicas e memória da profissão docente, em consonância com as linhas de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas para Equidade.

Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Docente

Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Docente
Suzana Lopes Salgado Ribeiro é graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (UNITAU), mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2018). É professora do Departamento de Pedagogia e docente permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU), onde atua nas linhas de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas para Equidade. Coordenou o Programa de Formação Continuada de Professores (PROFOCO/UNITAU) e integra comissões institucionais voltadas à formação docente e à gestão acadêmica. Líder do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na Educação Básica, desenvolve estudos sobre profissionalismo docente, currículo, práticas pedagógicas e equidade na educação. É autora de livros e capítulos sobre formação de professores e políticas educacionais.

Thiago Vasquez Molina

Docente

Thiago Vasquez Molina

Docente
Thiago Vasquez Molina é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade de Taubaté (UNITAU), mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté, onde coordena o curso de Cinema e Audiovisual, além de atuar na pós-graduação lato sensu em Comunicação e Mídias Digitais. Desde 2022, integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU), contribuindo com pesquisas e disciplinas voltadas à mediação tecnológica, comunicação educativa e produção audiovisual aplicada à formação docente. Desenvolve projetos que relacionam mídia, educação e tecnologias digitais, com aderência às linhas de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas para Equidade.

Valter José Cobo

Colaborador

Valter José Cobo

Colaborador
Valter José Cobo é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1995) e doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela mesma instituição (1999). É professor titular doutor da Universidade de Taubaté (UNITAU), com atuação no Instituto Básico de Biociências e coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental. Desde 2019, é docente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU), onde ministra o módulo de Educação Ambiental na disciplina “Tópicos Especiais em Educação”. Participa de comitês institucionais de pesquisa e inovação, tendo sido membro do Comitê Interno de Iniciação Científica e da Comissão de Avaliação de Bolsas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Suas atividades no MPE relacionam-se às linhas de Práticas Pedagógicas para Equidade e Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, com ênfase em processos formativos que articulam sustentabilidade, ensino de ciências e educação ambiental crítica.

Virginia Mara Próspero da Cunha

Docente

Virginia Mara Próspero da Cunha

Docente
Virginia Mara Próspero da Cunha é licenciada em Educação Física e Pedagogia pela Universidade de Taubaté (UNITAU), mestre e doutora em Educação: Psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É professora aposentada do Departamento de Educação Física da UNITAU, docente permanente do Mestrado Profissional em Educação (MPE/UNITAU) e docente colaboradora do Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde (UNITAU), atuando na linha de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional e desenvolve estudos sobre significações docentes, formação de professores e avaliação da aprendizagem. Foi coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica (CAPES/UNITAU) e coordenadora de área do subprojeto de Educação Física do PIBID (CAPES/UNITAU). Também foi coordenadora dos projetos de extensão da UNITAU. Sua trajetória acadêmica é marcada pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com foco em processos de reflexão sobre a docência e o desenvolvimento profissional de professores.

Willian José Ferreira

Docente

Willian José Ferreira

Docente
Willian José Ferreira é professor e pesquisador com trajetória interdisciplinar nas áreas de Ciências Ambientais e Educação. Graduado em Física (UNESP), mestre em Ciências Ambientais (UNITAU) e doutor em Geofísica Espacial (INPE), atua no INPE desde 2002, no Laboratório de Biogeoquímica Ambiental, com pesquisas sobre emissões de gases de efeito estufa associadas a mudanças no uso e cobertura da terra e seus desdobramentos para políticas públicas de mitigação e adaptação climática. É docente do Instituto Básico de Ciências Exatas da UNITAU desde 2013, ministrando disciplinas de Física e Matemática, e desde 2023 integra o corpo docente de três Programas de Pós-Graduação da instituição, incluindo o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE). Suas pesquisas articulam Educação Matemática Crítica, Educação Ambiental Crítica, formação docente e equidade, com foco na transformação de práticas pedagógicas em contextos heterogêneos e na promoção da justiça socioambiental, incluindo participação no Programa de Especialização Docente (PED Brasil).

Compartilhe

Acessar o conteúdo
Mestrado Profissional em Educação - Universidade de Taubaté - UNITAU
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.