Formação docente e construção do conhecimento profissional

Professores

Neusa Banhara Ambrosetti
Ana Maria Gimenes Correa Calil
Virgínia Mara Próspero da Cunha
Maria Teresa de Moura Ribeiro

Título do projeto

Formação docente e construção do conhecimento profissional

Objetivos

– Compreender o processo de constituição do conhecimento profissional de professores, e
o papel das ações de formação nessa construção.
– Analisar políticas e ações de formação de professores, avaliando as implicações dessas
propostas no desenvolvimento profissional dos envolvidos, bem como seus impactos nas
práticas escolares.

Fundamentos teóricos

Os estudos fundamentam-se em autores que vêm discutindo a formação dos
professores na perspectiva do desenvolvimento profissional, ou seja, como processo contínuo
que integra as diferentes experiências formativas ao longo da carreira docente. São discutidas
questões relativas à natureza do trabalho docente e os conhecimentos profissionais
necessários ao desempenho da docência, bem como as contribuições de estudos referentes à
implementação de políticas públicas e propostas de formação de professores, e seu impacto
no contexto das práticas de formação e atuação profissional.

Metodologia

A metodologia apoia-se nas abordagens qualitativas de pesquisa, privilegiando
estudos do tipo etnográfico e estudos de caso. Entre os instrumentos utilizados, nessa
perspectiva, incluem-se grupos de discussão, entrevistas e observação do cotidiano escolar.
Essa abordagem não exclui a possibilidade do uso de métodos quantitativos, como as
pesquisas do tipo survey, no sentido de contextualizar e abranger um espectro mais amplo do
fenômeno investigado.

Sugestões de temas relacionados ao projeto que podem ser desenvolvidos

 Estudos sobre os processos de construção do conhecimento profissional ao longo da
carreira e o papel das diferentes experiências formativas nessa construção;
 Estudos sobre o ingresso profissional de professores, envolvendo os desafios do início da
carreira e as condições institucionais para o exercício da docência;
 Investigação de políticas e práticas de formação de professores e seus impactos nas
práticas escolares;
 Estudo de políticas e propostas bem sucedidas de formação docente;
 Estudo da organização escolar, enquanto contexto de formação dos profissionais da
educação.

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