Interdisciplinaridade: fundamentos, práticas e pesquisa

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Professores

Mariana Aranha de Souza

Título do projeto

Interdisciplinaridade: fundamentos, práticas e pesquisa.

Objetivos

O projeto busca desenvolver a aprendizagem e a pesquisa sobre Interdisciplinaridade em seus fundamentos, princípios, procedimentos metodológicos e práticos na Educação e nas demais Ciências Humanas.

Fundamentos teóricos

Os estudos estão fundamentados na teoria da interdisciplinaridade, nas dimensões epistemológica, metodológica e ontológica; e na teoria sobre desenvolvimento profissional, a partir das narrativas e histórias de vida, na perspectiva da fenomenologia.

Metodologia

As pesquisas utilizam abordagens quantitativas e qualitativas, com destaque para a utilização de questionários para avaliações quantitativas (com tratamento por técnicas estatísticas), e técnicas de diários de observação, histórias de vida e entrevistas para coleta de dados qualitativos (com tratamento por meio de análise de conteúdo). Admitem-se estudos de natureza fenomenológica, estudos de caso, além da pesquisa-ação.

Sugestões de temas relacionados ao projeto que podem ser desenvolvidos

• Fundamentos da Interdisciplinaridade na Educação e nas Ciências Humanas.
• Educar na interdisciplinaridade: estudos sobre práticas interdisciplinares na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio), Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior nas modalidades Presencial e à Distância.
• Pressupostos para uma atitude interdisciplinar: estudos relacionados à atitude interdisciplinar na formação do professor; nas práticas pedagógicas e de gestão escolar; e nas práticas profissionais.
• Interdisciplinaridade Profissional: estudos sobre a constituição profissional do professor e demais profissionais – estudo das Histórias de Vida, das dificuldades oriundas da trajetória profissional e da dimensão do sentido que se atribui ao trabalho que dele decorre e que dele se origina.
• Interdisciplinaridade e Educação do Campo: estudos relacionados à docência na área rural, articuladas às práticas interdisciplinares e à atitude interdisciplinar.
• Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

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