Professores
Roseli Albino dos Santos
Suelene Regina Donola Mendonça
Título do projeto
Educação e Diversidade: os alunos com deficiência
Objetivos
– Ampliar a compreensão do cotidiano escolar ;
-Refletir sobre questões relacionadas a inclusão escolar e social da pessoa com deficiência;
-conhecer como se constroem e quais são os fatores inseridos nos diferentes contextos da educação inclusiva;
-gerar propostas que permitam intervenções efetivas no espaço escolar;
-conhecer e analisar as políticas públicas de educação inclusiva.
Fundamentos teóricos
Os estudos terão como fonte teórica principal as teorias da sociologia e psicologia da educação, especialmente aquelas que nos permitem compreender a inclusão escolar de alunos com deficiências no contexto das relações sociais.
Metodologia
As pesquisas utilizam abordagens qualitativas e quantitativas, com destaque para a utilização de entrevistas, grupo de discussão, questionários, observação participante, história de vida, com tratamento por meio da analise de conteúdo (Bardin).
Sugestões de temas relacionados ao projeto que podem ser desenvolvidos
– Políticas e praticas de inclusão na educação básica: organização escolar; adaptações curriculares e atendimento educacional especializado;
– Escolarização e deficiência: estudos sobre formação e trajetórias escolares de alunos e professores com deficiência;
– Formação e praticas de professores e profissionais para educação inclusiva;
-inclusão escolar: relação escola-família.
Download destas informações [PDF]