Anualmente a Universidade de Taubaté abre edital para que seus professores efetivos e visitantes possam concorrer com seus projetos de bolsa de estudos para alunos em iniciação científica (IC). Estas bolsas podem ter seu fomento pela própria universidade ou em parceria UNITAU-CNPq, ou ainda de forma voluntária (PICVOL) e têm rendido frutos importantes para o desenvolvimento de pesquisas, incentivando alunos graduandos a se dedicarem ao universo da pesquisa científico-acadêmica, fazendo com que muitos se interessem em dar continuidade em suas pesquisas, com a possibilidade de ingresso em nosso programa de mestrado.
Importante destacar que historicamente professores do MPE têm sido contemplados todos os anos com bolsas de IC, em todas as modalidades descritas acima. A seguir, importantes projetos PIBIC-UNITAU que acabaram de finalizar no início de dezembro/2023:
- MOACIR JOSÉ DOS SANTOS: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DE TAUBATÉ NA IMPRENSA (1970-1980)
- EDSON TRAJANO VIEIRA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E DESINDUSTRIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ/SP NO PERÍODO DE 2012 A 2022
- RACHEL DUARTE ABDALA: O DESENVOLVIMENTO URBANO DE TAUBATÉ NO INÍCIO DO SÉCULO XX: (RE)CONHECENDO A CIDADE PELAS FOTOGRAFIAS
- ANA MARIA GIMENES CORRÊA CALIL: O INGRESSO PROFISSIONAL DURANTE A PANDEMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESCOBERTAS E DESAFIOS
- SILVIO LUIZ DA COSTA: O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO E OS OBJETIVOS DA FORMAÇÃO BÁSICA E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
- MOACIR JOSÉ DOS SANTOS: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO NO BRASIL (1950-1960)
- SUZANA LOPES SALGADO RIBEIRO: ENSINO DE HISTÓRIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O DIÁLOGO COM ESTADO E MUNICÍPIO NAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PIBIC-CNPq:
- MOACIR JOSE DOS SANTOS: A HISTÓRIA DA POLÍTICA PÚBLICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO VALE DO PARAÍBA (1950-2000)
- EDSON TRAJANO VIEIRA: ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA/SP
- RACHEL DUARTE ABDALA: CONVÊNIO DE TAUBATÉ: ENTRE CONSEQUÊNCIAS E POSSIBILIDADES ECONÔMICAS PARA A CIDADE
- SILVIO LUIZ DA COSTA: EFEITOS DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE LOCAL
E PICVOL:
- RACHEL DUARTE ABDALA: CONVÊNIO DE TAUBATÉ: ENTRE CONSEQUÊNCIAS E POSSIBILIDADES ECONÔMICAS PARA A CIDADE
Neste ano de 2024, tivemos a alegria de contar com um grande número de projetos aprovados PIBIC-CNPq. Elencamos a seguir professores e professoras do MPE e seus projetos aprovados que em breve se iniciam:
- SUZANA LOPES SALGADO RIBEIRO: DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL: ANÁLISE CRÍTICA DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA BNCC
- RACHEL DUARTE ABDALA: ANÁLISE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO URBANO DA CIDADE DE TAUBATÉ
- JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI: ANÁLISE DO IMPACTO DAS PESQUISAS APRESENTADAS NO XI E XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO -CICTED
- MARIANA ARANHA DE SOUZA: INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- EDSON TRAJANO VIEIRA: EMPREENDEDORISMO CRIATIVO E DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM ESTUDO DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA/SP
- MOACIR JOSÉ DOS SANTOS: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DE TAUBATÉ NA IMPRENSA (1980-1990)
- SILVIO LUIZ DA COSTA: ESCOLAS PÚBLICAS DE SUCESSO: MÉRITO OU REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE?