Tecnologías y educación digitales: Metodologías, Estrategias y Retos Aplicados a la Escuela Secundaria

Año de publicación: 2024
editorial: de manera educativa
Autores: Ruama Lorena Ferraz Ramos, Juliana Marcondes Bussolotti

A presente pesquisa versa sobre a educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) notadamente relacionada com as metodologias, estratégias e desafios aplicados ao ensino médio. Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa “Formação docente e desenvolvimento profissional”, da Área de Concentração “Formação Docente para a Educação Básica” do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e teve por objetivo investigar como o desenvolvimento das competências em TDICs influenciam nas práticas educativas dos professores na criação de ações e novas práticas. A natureza da pesquisa foi qualitativa, tendo como método a Pesquisa-ação que busca investigar por meio de múltiplos instrumentos de coleta de dados como entrevista semiestruturada, questionário estruturado, ferramenta SELFIE para análise e verificação da utilização das tecnologias institucionais e os grupos de discussão, formas para melhorias e resoluções das práticas educacionais com o uso das tecnologias. Utilizou-se a abordagem de Design Thinking para estruturar o processo da empatia e validação das ideias dos participantes nos grupos. Aplicou-se em duas instituições, envolvendo a equipe de gestão, profissionais de tecnologia da informação (TI), professores e alunos representantes de classes para uma construção colaborativa em movimento. Como resultado, identificou-se que o desenvolvimento profissional contínuo e as competências digitais devem ser trabalhados, por meio dos espaços formativos, para que comecem a construir momentos de colaboração, agregando as práticas pedagógicas com as estratégias digitais, considerando que muitos docentes possuem tempo limitado para capacitações e/ou treinamentos e que as escolas necessitam de melhores infraestruturas para atendimento às demandas acadêmicas nas expectativas de todos os envolvidos, possibilitando as construções colaborativas que subsidiarão o projetos políticos pedagógicos e demais projetos acadêmicos. Foi construído como produto técnico, fruto desta pesquisa, um e-book e um site de curadoria compartilhando as vivências para divulgação e partilha de informações a toda a comunidade escolar.

Enlace en el editor: https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/13

VER E-LIBRO:

saltar al contenido
Master Profesional en Educación - Universidad de Taubaté - UNITAU
Resumen de privacidad

Este sitio web utiliza cookies para que podamos brindarle la mejor experiencia de usuario posible.. La información de las cookies se almacena en su navegador y realiza funciones tales como reconocerlo cuando regresa a nuestro sitio web y ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones del sitio web encuentra más interesantes y útiles..