PRIMAVERA DE MUSEOS 2023: Democracia, Memoria y representación LGBTQIAPN+ en el punto de mira

Nesta última quarta-feira, día 20/09, nossa docente do Programa de Mestrado em Educação, Dr. Suzana Ribeiro, o aluno, Pedro Brígido do MDH, dividiram o palco na 17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS organizada pelo Museu Histórico Pedagógico de Pindamonhangaba, falando sobreDEMOCRACIA E DIREITO À MEMÓRIA: a necessidade de histórias plurais de Gênero”.

Esta edição da Primavera dos Museus trouxe como tema central as Memórias e a Democracia de pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas como inspiração para a realização de suas atividades, trazendo a oportunidade de reflexão sobre a construção da democracia de seus agentes.
Suzana Ribeiro conversou com os participantes sobre os impactos na construção da museologia nacional e as representatividades de seu acervo para a construção do Direito à Memória aos grupos subalternizados.

Em colaboração, o mestrando Pedro Brígido, explicou sobre as particularidades da História do Movimento LGBTQIAPN+ e como Direito à Memória, enquanto exercício da própria garantia do Estado Democrático de Direitos, assume um papel de instrumento de (R)Existência para muitos grupos vulnerabilizados.

E como surpresa inesperada que enriqueceu os debates, juntaram-se ao evento alunos da turma Educação de Jovens Adultos do Município para aprofundarem seu conhecimento, contribuindo para a reflexão sobre as representatividades nos espaços de memórias.

O debate sobre temas sensíveis como estes em espaços culturais que historicamente representaram se afastaram das demandas de muitos grupos sociais, hoje evidenciam a importância em reconhecermos que a democracia se faz a muitas mãos, que associamos o debate sobre a retomada da construção da democracia com a participação de muitos dos seus agentes ainda hoje invisibilizados ou marginalizados.

cuota

Me interesa