Mestrados da UNITAU promovem atividade interdisciplinar sobre eventos climáticos extremos

enlace corto:
Haga clic para copiar

Encontro reuniu mestrandos de diferentes regiões do país em proposta de integração entre Educação e Ecodesenvolvimento

Foto: Divulgação/ACOM-UNITAU

La Universidad de Taubaté (UNITAU) promoveu, la última semana, uma atividade interdisciplinar voltada à formação colaborativa e à análise de eventos climáticos extremos. A ação integrou a programação presencial do Mestrado Profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental e reuniu 12 mestrandos de diferentes regiões do país.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre docentes do Mestrado Profissional em Educação (MPE) e do Mestrado Profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental (MPEDGA), reforçando a proposta de integração entre diferentes áreas do conhecimento na pós-graduação da Universidade.

Coordinado por el Prof.. Dr. Willian José Ferreira, a atividade foi estruturada em dois momentos. O primeiro consistiu em uma dinâmica de integração e desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em grupo, com foco em escuta ativa, cooperação e clareza na transmissão de ideias.

Siguiente, os participantes realizaram uma atividade investigativa sobre eventos climáticos extremos no Brasil, com análise de dados relacionados a fenômenos como secas, ondas de calor, queimadas e chuvas intensas. A proposta articulou conteúdos de diferentes áreas, promovendo a reflexão sobre os impactos socioambientais e a relação entre evidências científicas e realidades territoriais.

Para a profa. Mamá. Susana Aparecida da Veiga, hacer TAMBIÉN, a integração entre os programas contribui para uma formação mais completa. “Ao associar a sistematização teórica com problemas concretos da realidade socioambiental, conseguimos ampliar a capacidade de análise e fortalecer a formação acadêmica dos estudantes”, destacar.

el profesor. Dr. Kátia Celina da Silva Richetto também ressaltou a importância de práticas colaborativas na pós-graduação. “A experiência evidenciou a necessidade de fortalecer o diálogo, o respeito às diferentes ideias e a construção conjunta de soluções, aspectos fundamentais para a formação acadêmica”, estado.

Entre os estudantes, a atividade foi avaliada de forma positiva. O mestrando Daniel Ferreira da Silva, de Araguatins (TO), destacou o impacto da proposta na formação acadêmica. “As metodologias aplicadas reforçam a importância da comunicação científica e da difusão do conhecimento produzido na universidade”, evalúa.

A mestranda Ana Paula Araújo, de Imperatriz (MA), ressaltou a relevância da atividade para a compreensão dos desafios socioambientais. “Foi uma experiência importante para ampliar a visão sobre os impactos desses fenômenos em diferentes regiões e refletir sobre políticas públicas”, estado.

Segundo o professor Willian José Ferreira, a iniciativa reforça o potencial da articulação entre áreas distintas na formação stricto sensu. “A aproximação entre Educação e Ecodesenvolvimento amplia as possibilidades de análise e contribui para a formação de profissionais mais preparados para lidar com a complexidade dos desafios atuais”, destacar.

A atividade integra o conjunto de ações formativas da semana presencial do programa e evidencia o compromisso da UNITAU com uma formação que articula ensino, pesquisa e realidade social.

ACOM / UNITAU

Publicado en: https://unitau.br/noticias/detalhes/7186/mestrados-da-unitau-promovem-atividade-interdisciplinar-sobre-eventos-climaticos-extremos/

cuota

Otras noticias

saltar al contenido
Master Profesional en Educación - Universidad de Taubaté - UNITAU
Resumen de privacidad

Este sitio web utiliza cookies para que podamos brindarle la mejor experiencia de usuario posible.. La información de las cookies se almacena en su navegador y realiza funciones tales como reconocerlo cuando regresa a nuestro sitio web y ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones del sitio web encuentra más interesantes y útiles..