IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática e lançamento de livro de egressa MPE UNITAU

Dos dia 17 una 19 julio 2023 aconteceu o IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de MatemáticaExperiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: que ha cambiado? com o objetivo de ouvir e discutir narrativas e investigações de experiências de retomada do ensino presencial, seja em aulas do ensino de matemática nos diferentes contextos escolares, seja no Ensino Superior ou no contexto da formação de professores que ensinam matemática. Foi dado destaque às experiências e pesquisas centradas: nas mudanças estruturais, curriculares e didático-pedagógicas ocorridas em relação ao ensino anterior à pandemia; no ensino com a tecnologia na pós-pandemia; nos desafios enfrentados pelo professor, sobre todo, na recuperação do atraso da aprendizagem matemática ocorrida durante os dois anos de pandemia e no que cada docente optou por privilegiar nesse processo; en (re)valorização do ensino presencial, particularmente da frequência dos estudantes e dos processos de socialização, por parte de toda a comunidade escolar; e no trabalho colaborativo desenvolvido ao longo desses processos.

A ideia de organizar este Seminário é uma iniciativa do Grupo de Sábado (GdS). Este grupo surgiu em 1999 e congrega professores que ensinam matemática em todos os níveis do ensino básico de escolas públicas e particulares da região de Campinas, interessados em refletir, ler, investigar e escrever sobre a prática docente de matemática nas escolas, tendo como colaboradores acadêmicos da universidade (profesores, mestrandos e doutorandos da FE/Unicamp) interessados em investigar o processo de formação contínua e de desenvolvimento profissional dos participantes. O GdS publicou, além de vários artigos, quatro livros. O terceiro, que deu origem ao nome desse seminário, foi lançado durante o I SHIAM, em julho de 2006. Com a organização desse seminário, esperamos criar um espaço para que outros professores também possam compartilhar suas produções escritas.

actualmente, o grupo continua escrevendo narrativas, pois verificamos que, ao escrevê-las, produzimos sentido ao que ensinamos e ao que nossos alunos produzem e aprendem em sala de aula. A escrita de narrativas nos ajuda a evoluir profissionalmente e a contribuir para o desenvolvimento de saberes dos que vivem a condição docente nos diferentes contextos escolares. O GdS é um Subgrupo do PRAPEM-CEMPEM (Prática Pedagógica em MatemáticaCírculo de Estudo Memória e Pesquisa em Educação Matemática) da FE/Unicamp e se reúne quinzenalmente, aos sábados pela manhã, das 9h às 12h, no bloco C, térreo. Este grupo é aberto à participação de professores interessados em discutir a educação matemática. E o SHIAM é um espaço que amplia essa possibilidade de participação, podendo congregar professores de matemática de todo o Brasil.

Neste evento aconteceram oficinas, pôsteres, rodas de comunicação, além do lançamento de livros inéditos ou publicados entre os anos de 2021 una 2023. O lançamento virtual iniciou às 08h30 do dia 17/07 e ocorreu durante todo o evento, no formato assíncrono. O lançamento presencial ocorreu no dia 18/07 na noite do coquetel a partir das 19h, restaurante da Adunicamp. Dentre os livros lançados tivemos a honra de ter uma produção fruto do nosso Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté – MPE UNITAU – Las matemáticas en la educación infantil: 16 propuestas no convencionales de resolución de problemas – desenvolvido pela Professora Doutora Maria Teresa de Moura Ribeiro e a Mestre Raissa Alexandra Lopes Duarte. No evento contamos com a presença ilustre do professor Doutor Sérgio Lorenzato entre outros grandes pesquisadores do campo da Educação Matemática a que se refere no livro.

Link do lançamento on-line: https://youtu.be/0FglZvhj-bg

Lançamento presencial: Restaurante Adunicamp (por adesão -18/07/2023) – Ver lançamento presenciais de livros e coquetel

Referência da Obra: DUARTE, Raissa Alexandra Lopes. RIBEIRO, Maria Teresa de Moura. Las matemáticas en la educación infantil: 16 propuestas no convencionales de resolución de problemas. edUNITAU, 2022.

Disponível em: https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/67. Acesso em: 25 jul 2023.

cuota

Me interesa