Digital technologies and education: Methodologies, Strategies and Challenges Applied to High School

Year of publication: 2024
Publishing company: edunately
Authors: Ruama Lorena Ferraz Ramos, Juliana Marcondes Bussolotti

A presente pesquisa versa sobre a educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) notadamente relacionada com as metodologias, estratégias e desafios aplicados ao ensino médio. Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa “Formação docente e desenvolvimento profissional”, da Área de Concentração “Formação Docente para a Educação Básica” do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e teve por objetivo investigar como o desenvolvimento das competências em TDICs influenciam nas práticas educativas dos professores na criação de ações e novas práticas. A natureza da pesquisa foi qualitativa, tendo como método a Pesquisa-ação que busca investigar por meio de múltiplos instrumentos de coleta de dados como entrevista semiestruturada, questionário estruturado, ferramenta SELFIE para análise e verificação da utilização das tecnologias institucionais e os grupos de discussão, formas para melhorias e resoluções das práticas educacionais com o uso das tecnologias. Utilizou-se a abordagem de Design Thinking para estruturar o processo da empatia e validação das ideias dos participantes nos grupos. Aplicou-se em duas instituições, envolvendo a equipe de gestão, profissionais de tecnologia da informação (TI), professores e alunos representantes de classes para uma construção colaborativa em movimento. Como resultado, identificou-se que o desenvolvimento profissional contínuo e as competências digitais devem ser trabalhados, por meio dos espaços formativos, para que comecem a construir momentos de colaboração, agregando as práticas pedagógicas com as estratégias digitais, considerando que muitos docentes possuem tempo limitado para capacitações e/ou treinamentos e que as escolas necessitam de melhores infraestruturas para atendimento às demandas acadêmicas nas expectativas de todos os envolvidos, possibilitando as construções colaborativas que subsidiarão o projetos políticos pedagógicos e demais projetos acadêmicos. Foi construído como produto técnico, fruto desta pesquisa, um e-book e um site de curadoria compartilhando as vivências para divulgação e partilha de informações a toda a comunidade escolar.

Link na editora: https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/book/13

Ver e-book:

Skip to content
Professional Masters in Education - University of Taubaté - UNITAU
Privacy overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible.. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognizing you when you return to our website and helping our team understand which sections of the website you find most interesting and useful..