Instituto Básico de Exatas and Masters in Education at UNITAU apply innovative methodology in calculation classes for Engineering students

Promover a equidade no ensino. Com esse propósito, professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) e um aluno do Mestrado Profissional em Educação (MPE) desenvolveram uma atividade colaborativa inovadora com os universitários do segundo semestre de Engenharia de Computação.

Atividade do Mestrado em Educação promove equidade no ensino da matemática. Photo: Personal archive – ACOM/UNITAU

O trio, formado pela Profa. Dr. Katia Celina da Silva Richetto, diretora do Instituto Básico de Exatas (IBE), pelo professor Dr. Willian José Ferreira, docente da graduação e do MPE, e pelo mestrando Prof. Victor Belmonte Major de Paula, aplicou uma metodologia pedagógica inspirada nas práticas da pesquisadora Rachel Lotan, do Stanford Teacher Education Program (STEP), explorando padrões e funções com o uso de sequências visuais.

The Profa. Dr. Kátia Celina da Silva Richetto explica que, nesse modelo, os alunos trabalham em pequenos grupos, e cada membro tem uma função previamente estabelecida, participando ativamente de uma atividade conjunta.

“Neste sentido, a atividade promove o ensino cooperativo com foco na equidade e inclusão, utilizando tarefas multidimensionais que permitem a contribuição de todos, independentemente das habilidades. Furthermore, a metodologia destaca a responsabilidade compartilhada e a formação contínua de professores para garantir a eficácia, reduzindo disparidades educacionais e promovendo interações sociais positivas”, destaca.

A atividade foi aplicada na disciplina de Cálculo I. Além de desenvolver as habilidades técnicas dos universitários, a técnica contribui para o fortalecimento das competências de comunicação e empatia, essenciais para a formação de engenheiros preparados para os desafios contemporâneos.

prof. Dr. katia, Prof. Dr. Willian e Prof. Víctor Belmonte

“A aplicação da metodologia resultou em um desempenho acadêmico aprimorado e maior engajamento dos alunos. Os principais benefícios incluem o desenvolvimento de habilidades colaborativas, a promoção da inclusão e equidade, além da redução das disparidades de desempenho. Essa abordagem fortalece a participação ativa dos estudantes e contribui para uma dinâmica de aprendizagem mais eficaz e inclusiva”, reforça a diretora do IBE.

Atividade é resultado de nova linha de pesquisa do Mestrado em Educação

A metodologia aplicada na aula de Cálculo I para os alunos de Engenharia da Computação é resultado de uma nova linha de pesquisa, “Práticas Pedagógicas para a Equidade”, lançada em 2023 pelo Mestrado Profissional em Educação da UNITAU.

“Em ambientes que buscam ser equitativos, as atividades colaborativas são destacadas como uma importante estratégia pedagógica, que estimula a inclusão de todos os estudantes e promove o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento crítico por meio de dinâmicas interações em grupos”, explica o mestrando em Educação, Prof. Víctor Belmonte.

A Universidade de Taubaté é a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) a oferecer essa linha de pesquisa, aplicando a metodologia do Programa de Especialização Docente (Ped Brasil) na modalidade de Mestrado Profissional, o que reforça o compromisso da Universidade com a inovação educacional.

Eu não conhecia esse método de dividir papéis entre os integrantes do grupo, com funções preestabelecidas, o que nos motivou a colaborar de maneira mais estruturada. Trabalhar em um produto final conjunto nos ajudou a entender melhor o conteúdo e a trocar conhecimentos de forma mais clara”, afirma Luis Felipe Ismael da Silva, aluno do segundo semestre de Engenharia da Computação que participou da atividade.

ACOM/ UNITAU

Published in: https://unitau.br/noticias/detalhes/6329/mestrado-profissional-em-educacao-da-unitau-introduz-metodologia-inovadora-em-aula-de-calculo-para-alunos-de-engenharia-da-computacao/

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