Durante o mês de agosto, os alunos do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, ingressantes na turma de 2025, vivenciaram uma experiência inovadora que uniu divulgação científica, comunicação acessível e produção em áudio.
Nas disciplinas Recursos Didáticos e Tecnológicos na Formação de Professores e Educação Inclusiva e Diversidade, os mestrandos foram orientados a desenvolver spots de rádio apresentando, de forma acessível, o contexto de suas pesquisas e os problemas que buscam solucionar por meio de suas pesquisas.
O objetivo foi incentivar os alunos a refletirem sobre o público para o qual sua pesquisa pode fazer diferença, levando em conta pessoas que muitas vezes estão fora da universidade e não têm acesso às discussões que ocorrem no meio acadêmico.
Para a realização do projeto, os alunos receberam orientações sobre o conceito de spot de rádio e de divulgação científica, escreveram seus textos com acompanhamento dos professores e gravaram os áudios no estúdio de podcast da universidade.
“A ideia foi aproximar os alunos da prática de comunicar ciência de forma clara e engajante, utilizando um formato curto e acessível para dialogar com a comunidade”, destacam os professores responsáveis pela iniciativa.
No total, 36 alunos participaram da atividade e seus spots estão sendo veiculados na Rádio Unitau, com seis inserções diárias, além de estarem disponíveis no Spotify, no perfil PodEducar, que reúne os conteúdos produzidos pelo Mestrado Profissional em Educação.
A comunidade acadêmica e o público em geral estão convidados a conferir esse trabalho e conhecer as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos. Para ouvir os spots, basta acessar o link abaixo:
https://open.spotify.com/show/4WFm67rmBRafTmifMJJDVI?si=bLWg-Gp-SceOhZ_QgBGA7g




