PED em Sala de aula – Samyra

O PED em sala de aula de hoje traz o relato da Profª Samyra, que leciona matemática na rede estadual de ensino de São Paulo e é estudante de pós-graduação da linha “Práticas pedagógicas para equidade” – vinculada ao PED Brasil – do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.

“Meu percurso no Mestrado Profissional em Educação tem transformado minha visão como educadora. As abordagens desenvolvidas nas aulas do PED, que relacionam teorias e práticas, proporcionaram-me uma compreensão mais profunda das práticas pedagógicas voltadas para a equidade no ensino de matemática. As discussões ao longo das aulas abriram novos horizontes para o meu desenvolvimento profissional, permitindo-me refletir criticamente sobre minha prática docente e a necessidade de adaptá-la aos desafios educacionais contemporâneos.”

Inspirada pelos conceitos aprendidos no curso, Samyra implementou a abordagem de trabalho em grupo nas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental, nas quais leciona matemática.

“A atividade foi planejada para promover a inclusão e aproveitar a diversidade de habilidades dos estudantes, encorajando a colaboração e o apoio mútuo. Os problemas propostos foram pensados para proporcionar múltiplas estratégias de resolução, incentivando os estudantes a discutirem e explorarem juntos diferentes métodos matemáticos.”

A professora ainda nos conta que essa dinâmica promoveu um ambiente de colaboração e equidade, no qual pôde perceber um aumento na autoconfiança dos estudantes e uma participação mais ativa nas aulas.

“Esse sucesso reforçou a importância do desenvolvimento de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no estudante, que são fundamentais para uma educação equitativa e eficaz.”

Publicado em: https://www.instagram.com/p/C8XsJVSPHGF/