O Mestrado Profissional em Educação (MPE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoverá três eventos nesta semana a fim de estabelecer um espaço propício para a troca e apresentação de informações. Com o tema “Caminhos da educação nos processos de ensino e aprendizagem: relatos e investigação da realidade escolar”, os encontros objetivam o fomento da reflexão e da discussão do contexto experienciado nas escolas.
Para conseguir aplicar os conhecimentos da melhor maneira, os mestrandos e profissionais em Educação devem compreender, com profundidade, a realidade das instituições escolares, não só das que atuam, mas também daquelas espalhadas pelo país e pelo mundo. Pois, tendo um maior entendimento da realidade escolar atual, eles conseguirão ligar as necessidades dos alunos com os métodos e estratégias mais adequados para atendê-las.
A Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti, coordenadora do MPE, compartilha a importância da consciência do panorama educacional contemporâneo para o educador. “É importante nós, profissionais da Educação, entendermos como se dá a prática educativa em outras regiões e países para dimensionarmos a realidade educacional num contexto para além do brasileiro”.
Diante disso, o Mestrado em Educação promove a 4ª edição do “Seminário Internacional de Educação”. No dia 7 de dezembro, a educadora americana Lisa Jilk fará uma palestra aos participantes com o tema “Notando e nomeando os pontos fortes de matemática dos estudantes”. Além disso, no dia 8 de dezembro, a professora Isabela Abreu compartilhará qual é o papel dos educadores a respeito da promoção da equidade na Educação, também por meio de uma palestra.
Já no dia 9 de dezembro, serão realizados: o “5º Encontro de Egressos” e o “3º Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica Do Mestrado Profissional Em Educação”. O primeiro visa à promoção da troca de experiências entre egressos e mestrandos para que os futuros mestres entendam a relevância, as aplicações e os impactos das pesquisas elaboradas ao longo da pós-graduação após o término da formação. Já o segundo, oportuniza a circulação de saberes entre os mestrandos, professores da Educação Básica e de outros pesquisadores da área.
A coordenadora explica a importância da reunião de um público diverso. “Nós [educadores] somos constituídos desse público plural: os pós-graduandos estão num momento de construção ou finalização de suas pesquisas; os egressos estão vivenciando a construção de práticas docentes a partir deste novo papel de professor pesquisador; e a comunidade escolar gosta de conhecer as atividades de uma Universidade. Dessa forma, todos os grupos estão famintos por passarem e adquirirem conhecimentos sobre a Educação. Então, nada melhor do que reuni-los anualmente em um espaço”.
Para participar dos eventos do MPE, seja como ouvinte ou como apresentador de produções científicas, o interessado deve realizar, previamente, a inscrição neste link.
Pós-graduação na UNITAU
Em 2024, a Universidade de Taubaté oferecerá cerca de 20 cursos de pós-graduação – especializações, mestrados e doutorados – presenciais e a distância (EAD), contemplando as áreas da saúde, da educação, da gestão, da administração e negócios, da engenharia, das ciências ambientais, entre outros.
Para quem deseja ingressar nos cursos de pós-graduação, a UNITAU tem bolsas previstas para parcerias, egressos e docentes de até 25% de desconto, além de oferecer mais de 40 bolsas de estudos para os cursos stricto sensu financiadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as quais permitem o exercício de atividades remuneradas durante os estudos beneficiados.
As inscrições para os programas de pós-graduação da Universidade de Taubaté já estão abertas. Mais informações sobre as inscrições e sobre os cursos de pós-graduação da Universidade de Taubaté, acesse este link.
Ana Patrícia Marinho
ACOM/UNITAU