No ano de 2022 nosso evento recebeu 497 inscrições de participação nas modalidades ouvinte e foram apresentados 120 trabalhos em Sessões de Comunicação, o que mostra que a cada ano nos superamos em termos de participação trazendo trabalhos resultantes de relatos de experiências de docentes da educação básica, vivenciadas no contexto escolar no período pós pandemia.
Considerando a função social desempenhada pela produção advinda de um EVENTO ACADÊMICO, algo que deve ser aberto à toda participação, envidamos esforços para criar estratégias que incentivassem a participação de todas as pessoas. Um evento científico que intencionalmente se organizou para ser acessível em todas as dimensões: o evento todo aconteceu de forma gratuita; tivemos a presença de intérpretes de Libras; os participantes utilizaram de audiodescrição em suas apresentações. Dessa forma, o PROTOCOLO DE ACESSIBILIDADE pretendeu criar um local acessível e confortável, foi convidativo e aberto a qualquer participante. Esse nosso fio condutor buscou trazer algumas explicações, fazendo um convite ao exercício da acessibilidade.
Teve como temática: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: DESAFIOS DA PRÁTICA NO PÓS PANDEMIA, e a participação foi aberta a docentes de todos os níveis da Educação que quisessem compartilhar seus sucessos, preocupações e perspectivas no conturbado período que ainda vivemos no Brasil, mediado pelas determinações pandêmicas que nos atravessaram/atravessam.
Nesse caminho, teve como objetivo geral colaborar com a garantia de um importante espaço para apresentação e discussão de relatos de experiências para que os professores da educação básica e os estudantes de pós-graduação pudessem divulgar suas experiências pedagógicas, contribuindo assim para construção coletiva da reflexão sobre educação enquanto campo de pesquisa e formação docente, além da aproximação da universidade com a escola.
A construção coletiva de conhecimento foi farta, incrementada e abrilhantada pela participação dos palestrantes internacionais que compartilharam saberes essenciais, inovadores e atuais. Professora Rachel Lotan da Universidade estadunidense de Stanford, trazendo seus estudos sobre estratégias de formação de professores voltadas à promoção da equidade social. Professor Carlos Marcelo, da Universidade de Sevilla, na Espanha, foi quem também compartilhou suas pesquisas sobre desafios da pandemia para os docentes e seu desenvolvimento profissional.
As participações dos egressos foram, como sempre a menina dos olhos do nosso programa! Neste ano cada uma das egressas participantes relatou em suas apresentações a relevância dos grupos de estudos existentes desde 2020 no MPE-UNITAU. Laura Rechdan, sobre as importantes mediações teórico-metodológicas construídas no (GT-SÓCIO-HISTÓRICO); Verônica Arantes, relatando as contribuições para as pesquisas advindas do Grupo de Estudo em Pesquisa Colaborativa em Educação (GEPCED); Dila Aquino, nos relatou a grandeza da contribuição de discussões sobre estudos em Arte-Educação junto ao Grupo de Pesquisa em Arte Educação e Criação (GAEC); Raissa Duarte foi a egressa que fez também uma bela apresentação acerca do Grupo de Estudo Práticas pedagógicas em Matemática (PPMAT) e Heidy Costa trabalhou em sua apresentação o tema do Desenho Universal do Grupo de Estudo em DUA (GEDUA).
A Comissão Científica e Organizadora valorizou relatos de experiência que dialogaram com a produção de conhecimentos profissionais dos docentes; os processos de formação inicial e continuada de professores voltados ao desenvolvimento de práticas pedagógicas relevantes; aos processos de ensino e aprendizagem e às experiências que exploraram estratégias de uma educação inclusiva e para a equidade voltada às diversidades no contexto escolar.
As apresentações versaram sobre os seguintes Eixos Temáticos:
Educação Infantil: 11 trabalhos inscritos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 15 trabalhos inscritos
Anos Finais do Ensino Fundamental: 17 trabalhos inscritos
Ensino Médio: 22 trabalhos inscritos
Ensino Técnico e Profissionalizante: 8 trabalhos inscritos
Educação Inclusiva e Diversidade: 13 trabalhos inscritos
Formação de Professores: 28 trabalhos inscritos
Gestão Escolar: 10 trabalhos inscritos
Feita esta síntese das contribuições do evento, é com muita satisfação e com a sensação de dever cumprido no âmbito científico, colaborativo e social que fazemos esta apresentação dos Anais do III Seminário Internacional de Educação – IV Encontro de Egressos – II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU, esperando que todos apreciem a leitura, e que esta possa ser fonte para pesquisas e formação, contribuindo com todos os processos educacionais.
Apresentamos os títulos dos trabalhos por Eixos Temáticos
Educação Infantil: 10 Trabalhos Inscritos
1. Histórias Infantis: Uma Aproximação Das Crianças E Das Famílias Em Meio À Pandemia
2. Saúde Bucal Na Educação Infantil: Contribuições Da Contação De História E Atividade Experimental
3. Ivan Cruz: Uma Releitura Lúdica Com Alunos Da Educação Infantil
4. Experiência Exitosa Na Educação Infantil Através Do Programa Mais Paic E Suas Peculiaridades
5. O Papel Da Educação Física Escolar No Desenvolvimento Psicomotor Para Alunos Da Educação Infantil e Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
6. Um Por Que, Várias Investigações: Potencializando As Experiências E Aprendizagens Das Crianças.
7. Mudança De Rota: Os Bebês E As Tintas
8. Formando Mentes Para O Processo De Inclusão
9. Revista Digital: Documentação Pedagógica Em Contexto De Pandemia Em Unidades De Educação Infantil
10. Partilhando Saberes, Seu Olhar Melhora o Meu
Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: 14 Trabalhos Inscritos
1. Brincadeira De Roda, Uma Arte Cultural Essencial
2. Brincando Com Jogos Da Cultura Africana Na Disciplina De Arte
3. Avaliação Da Coordenação Motora Após Inclusão Do Professor De Educação Física Nas Series Do 1º Ao 3° Ano Do Ensino Fundamental I
4. Avaliação Inclusiva Em Educação Física
5. Poema E Painel De Memória Em Arte
6. Vivências Pedagógicas Nas Turmas Do 2º Ano, Ensino Fundamental, Anos Iniciais Da Rede Municipal De Ocara-Ceará.
7. Jogos No Aprendizado Da Língua Inglesa: Interação E Conhecimento
8. Resolução De Problemas, Como Proposta Inicial Para A Construção De Novos Conhecimentos.
9. Educação Antirracista: Criação De Um Canal De Youtube Por Alunos Do Quinto Ano Do Ensino Fundamental
10. Alfabetização Em Atendimento Personalizado: Um Relato De Experiência Na Psicopedagogia
11. Indisciplina Escolar: A Pedagogia Da Presença Como Norteadora Das Ações
12. Leiturando: O Ensino Da Leitura No Cotidiano Da Escola
13. Segunda Professora Alfabetizadora: Olhares Para o Processo De Alfabetização
14. Meus Monstros e Heróis Na Sala De Aula: Composições Poéticas De Estudantes
Anos Finais Do Ensino Fundamental: 17 Trabalhos Inscritos
1. Jogos: Recursos Lúdicos Para Interação No Ensino De Arte E Matemática Na Educação Básica
2. O Uso Da Tecnologia Como Ferramenta Didática Para O Ensino De História Na Educação Básica Pública
3. A Importância Da Música No Processo De Ensino, Aprendizagem e Socioemocional.
4. A Importância Do Percurso Formativo Para a Vida No Ensino Fundamental: Um Relato Docente
5. Trabalho Colaborativo: AEE E Matemática Motivando O Ensino E A Aprendizagem
6. Sarau Literário: Enaltecendo Vida E Obra De Vinicius De Moraes
7. Práticas De Leitura Com O Apoio De Livros Paradidáticos E Das Tic Como Recursos Pedagógicos Para Aulas De Língua Portuguesa
8. A Importância Do Uso De Estratégias E Metodologias Inovadoras No Processo De Ensino E Aprendizagem De Ciências.
9. Uso De Palavras Cruzadas No Ensino – Aprendizagem De Conceitos De Ciências Da Natureza Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental
10. O Uso Das Atividades Abertas No Ensino Da Matemática: Uma Prática Contextualizada Para Os Alunos Dos Anos Finais Do Fundamental.
11. Práticas Pedagógicas No Ensino De Ciências Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental
12. Uma Viagem Ao Mundo Das Narrativas De Aventura
13. Atividades Lúdicas Para O Ensino Dos Temas Sistema Reprodutor Humano, Métodos Contraceptivos
14. Pandemia Em Foco
15. Cubo Mágico: Brincando e Aprendendo Matemática
16. Rússia e Seus Surtos Históricos: Relato De Experiência
17. Festival De Documentários: Um Trabalho Interdisciplinar
Ensino Médio: 22 Trabalhos Inscritos
1. O Sentido E O Significado Da Escola Para Alunos Do Ensino Médio Na Volta Às Aulas Pós Pandemia- Um Estudo De Caso
2. O Olhar Pedagógico Dos Professores Do Ensino Médio Em São Josés Dos Campos Sobre A Aprendizagem De Filosofia
3. Soletrando & Significando: Uma Estratégia Para Nivelamento Das Aprendizagens Em Língua Portuguesa e Matemática
4. Práticas Político-Pedagógicas Contra Hegemônicas Na Educação Física Escolar No Contexto Do Ensino Médio Integrado No Pós-Pandemia
5. Metodologias Ativas Em Educação E O Desenvolvimento Do Protagonismo Em Adolescentes: Uma Investigação Teórica
6. Práticas Metodológicas Inclusiva No Ensino De Biologia: Um Relato De Experiência
7. Generalização Do Teorema De Pitágoras E Metodologia Resolução De Problemas Uma Proposta Para Ensino E Aprendizagem
8. A Pedagogia Da Presença Na Construção Do Processo Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio Da Educação Integral De Goiás
9. A Disciplina Eletiva Viver Mais Na Perspectiva Colaborativa
10. Soro Caseiro: Prática De Laboratório Interdisciplinar Diferenciada Para Alunos De Primeiras Séries Do Ensino Médio
11. Utilização De Ferramentas De Gestão Empresarial Para Indicar Soluções Para o Problema De Espera Na Fila Da Cantina Da Escola
12. Prática De Laboratório: Utilização De Placa Solar Para Estudar Os Efeitos Da Poluição Na Redução Da Energia Solar Útil Para Geração De Energia Elétrica
13. A Leitura Nas Aulas De Física Do Ensino Médio: Processos Interdisciplinares No Universo Das Ciências Exatas
14. Biofotografia
15. Minecraft: Utilização De Ferramenta On-Line Para Aprendizagem De Conceitos Físicos, Matemáticos e Programação De Computadores.
16. Trebuchet e Modelagem Matemática: Determinando a Distância De Lançamento Do Projétil
17. Eletiva De Robótica: Projeto, Simulação e Desenvolvimento Com Eletrônica Básica e Arduíno
18. O Ensino De Língua Portuguesa Por Meio Do Uso De Metodologias Ativas
19. O Ensino Remoto Na Perspectiva Do PIBID De Física: Relato De Experiência
20. A Horta Uma História Virtual Para O Ensino De Área Desenvolvida No Segundo Ano Do Ensino Médio
21. Desenvolvimento De Um Portal Educacional (Inforgeomath)
22. Participação De Alunos Do Ensino Médio Na Adesão Ao Tratamento Farmacológico De Familiares Idosos Portadores De Doenças Crônicas
Ensino Técnico e Profissionalizante: 7 Trabalhos Inscritos
1. Projeto Integrador: Estratégia De Ensino E Aprendizagem Para A Construção Do Conhecimento No Curso Técnico Em Nutrição E Dietética
2. Avaliação, Autoavaliação E Avaliação De Pares Em Disciplina De Graduação Em Enfermagem: Relato De Experiência
3. Uso De Fluxogramas Em Anotação De Enfermagem No Curso Técnico De Enfermagem
4. O Imaginário Na Produção Artística De Um Estudante Do Curso Técnico Em Artes Visuais
5. Processos De Formação No Instituto Federal De São Paulo – São José Dos Campos: A Busca Da Construção Coletiva De Acessibilidade Curricular
6. Educação Especial-Inclusiva No Instituto Federal De São Paulo: A Importância Do Debate No Pós-Isolamento Social
7. Educar Ou Punir? O Papel Da Educação Na Problemática Do Encarceramento
Educação Inclusiva e Diversidade: 13 Trabalhos Inscritos
1. Considerações Sobre A Relação Entre Os Conceitos De Educação E Emancipação Em Adorno
2. Cultura Escolar: Análise Do Cotidiano De Escolas Públicas Do Vale Do Paraíba-Sp Participantes De Um Concurso Literário
3. Pessoas Com Deficiência Na Educação Profissional: Uma Análise Das Significações De Docentes Do IFSP
4. Educação Musical De Surdo cegos: Configurações Táteis Como Estratégia Pedagógica Para O Ensino E Aprendizagem De Notas Musicais
5. Acesso E Permanência De Discentes Surdos No Stricto Sensu: A Língua Espanhola Como Opção De Proficiência
6. Desigualdade Social E O Contexto Pandêmico: Os Desafios Concernentes Ao Acesso à Educação
7. Práticas Pedagógicas Na Formação Docente Em Nível Superior: Interseccionando Gênero e Raça
8. Feminismo Anárquico No Brasil – Entre Esquecimentos E Resistências: A História De Maria Lacerda De Moura (1887-1945)
9. Estratégias Pedagógicas Para a Educação Especial Na Escola Estadual Professor Expedito Camargo Freire
10. Educação Bilíngue: Um Olhar Inclusivo Na Educação Infantil
11. A Alfabetização E A Inclusão Da Criança Com Deficiência: Impactos Da Pandemia (Covid-19)
12. Vivências De Aprendizagem: a Inclusão Escolar No Processo De Alfabetização
13. Libras Na Graduação E Criação De Conteúdo No Tik Tok: Uma Brincadeira Que Deu Certo
Formação De Professores: 27 Trabalhos Inscritos
1. O Papel Da Coordenação Pedagógica Na Formação Continuada Do Docente Na Aman
2. Formação De Professores: Libras Como Recurso De Acesso Comunicativo
3. O Diário De Bordo Como Espaço De Pesquisa, Troca E Desenvolvimento Profissional Docente: Um Olhar Para 2020
4. Autoavaliação Crítica Como Estratégia De Ensino-Aprendizagem
5. Gestão Integradora No Curso De Formação De Professores: Relatos De Experiências Colaborativas Entre Coordenação De Curso E Equipe Docente
6. Os Desafios Da Pandemia Para A Docência Na Alfabetização E O Ingresso No Ensino Superior: O Diálogo Entre Perspectivas
7. O Processo De Formação Continuada Dos Professores Dos Centros De Ensino Em Período Integral De Goiás
8. Memória E Formação Através De Fragmentos Autobiográficos: Narrando Uma Experiência Na Formação Continuada De Professores
9. As Técnicas De Laboratório Através De Uma Sequência Didática Investigativa: Relato De Experiência De Um Professor Em Formação.
10. O Papel Do Coordenador Pedagógico E Os Reflexos Na Formação De Professores: Análise De Uma Escola Municipal Infantil Em Diadema.
11. Desenvolvimento Profissional: As Significações Professores Do Ensino Médio No Processo De Formação Continuada
12. Seminários Temáticos Em Química Orgânica Utilizando a Metodologia Sala De Aula Invertida
13. As Contribuições Da Extensão Universitária Na Formação Inicial De Professores Em Um Curso De Licenciatura Em Química.
14. A Lei 10.639/2003 Nos Documentos Normativos De Uma Escola Quilombola Da Zona Rural No Município De Penedo-Al
15. Educação Especial-Inclusiva: A Necessidade Da Formação Continuada Em Cursos De Licenciatura
16. Observação De Aulas: O Papel Do Coordenador Pedagógico Na Formação Continuada De Professores
17. O Desenvolvimento Infantil Na Pós Pandemia E A Influência Dos Espaços Que Educam
18. Trajetórias Curriculares No Brasil E Em Alagoas: Qual O Lugar Das Discussões De Gênero Nas Escolas
19. Análise Temporal Do Pedagogo Empresarial Como Instrumento Disseminador Da Consciência Ecológica: Reflexões De Uma Década
20. Imersões E Intervenções Possíveis No Ensino Remoto: O Ensino De Arte Em Contexto Pandêmico Nos Anos Finais Em Maracanaú
21. O Rompimento De Um Currículo Tradicional Em Uma Sala De Pós- Graduação
22. Educação Para O Trânsito: Impasses E Perspectivas
23. Como Uma Turma De Sétimo Ano Do Ensino Fundamental Ii Inclui Os Quatro Colegas Com Transtorno Do Espectro Autista
24. Contextos E Reflexões Acerca Do Curso A Distância Em Licenciatura Em Matemática
25. Prática Pedagógica: Capacidades De Leitura E Os Multiletramentos
26. Comunicando Saberes: Formação De Professores Do Ensino Fundamental De Portel (PA)
27. Formações Visíveis: Estratégias Formativas Para Docentes Do Ensino Fundamental
Gestão Escolar: 10 Trabalhos Inscritos
1. Trabalho Colaborativo E Interdisciplinaridade: Práticas Possíveis
2. Monitoramento De Desempenho Bimestral Dos Alunos Do Programa Ensino Integral e Possibilidades De Atuação
3. Feira De Conhecimentos No Ensino Médio: Planejamento, Execução e Conclusões
4. Bem-Estar Físico e Aprendizagem: Uma Parceria Entre Escola e Secretaria Municipal De Saúde Para o Mapeamento Da Saúde Dos Alunos Do Ensino Médio
5. A Atuação Da Orientação Educacional Em Uma Etec
6. A Ação Supervisora No Período Pós Isolamento: Impactos E Desafios No Acompanhamento Das Equipes Gestoras.
7. A Academia Militar Das Agulhas Negras No Contexto Da Pandemia
8. A Construção Coletiva Do Projeto Político Pedagógico Como Fator De Pertencimento Em Um Centro De Educação Infantil
9. O Papel Do Gestor Escolar E A Proposta De Formação Do Maispaic Com Foco Nos Processos Educacionais
10. Projeto Especial De Ação E As Possibilidades De Intervenção No Cotidiano Da Creche
O evento, organizado pelo Mestrado Profissional em Educação – MPE com a participação intensa de seus professores, alunos ativos e egressos, com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, foi viabilizado em parceria com a Fapeti, Central de Comunicação – Acom Unitau, Tv Unitau, Rádio Unitau, Núcleo de Apoio a Eventos, além do envolvimento e apoio das Pró-reitorias que compõem a administração superior da Universidade de Taubaté.
Nesta publicação estão disponíveis os resumos apresentados durante o evento. Os textos são de inteira responsabilidade de seus autores.
Boa leitura!