Relatório de Participação no FOMPE e MOSTRE3 – NATAL – RN

Link curto:
Clique para copiar

Durante os dias 4, 5 e 6 de agosto de 2025 ocorreu a XI reunião do Fórum de Programas Profissionais em Educação -FOMPE, sediada pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na qual representantes de todas as universidades do Brasil que possuem Mestrado Profissional em Educação foram convidados a debater os rumos do Stricto Sensu na modalidade profissional em Educação.

Representaram a Universidade de Taubaté – UNITAU as professoras Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti e Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro, atuais coordenadora e coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação – MPE-UNITAU.

Ao longo dos três dias, foram feitas considerações sobre os avanços e conquistas dos mestrados profissionais. O evento contou com a presença e a oportunidade de diálogo dos coordenadores da Área de Educação da CAPES, Ângelo Ricardo de Souza, coordenador de área, e Nonato Assis de Miranda, coordenador adjunto de Programas Profissionais.

Os programas presentes participaram com proposições regionais do fazer educativo e do impacto social dos programas profissionais em Educação, visando traçar perspectivas para os(as) pesquisadores(as) na relação entre a universidade, a realidade educacional e a avaliação quadrienal.

Assim, o evento proporcionou um espaço de reflexão e diálogo sobre os desafios dos programas profissionais em Educação. Destaco a importância de eventos como esse para fortalecer o ensino, a pesquisa e destacar a especificidade dos programas profissionais em nosso país. A oportunidade de dialogar com outros coordenadores de diferentes programas e com os dois coordenadores de área sobre os direcionamentos do processo de avaliação Sucupira-CAPES é de grande valor para o planejamento das ações do nosso Mestrado Profissional em Educação – UNITAU

Na sequência, durante os dias 7 e 8 de agosto de 2025, pudemos participar, na mesma universidade, da MOSTRE3 – Mostra de Objetos, Tecnologias e Recursos Educacionais para a Educação Especial. O evento reuniu professores da área de Educação Especial, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais atuantes na área. O objetivo do evento foi promover o diálogo e a divulgação de pesquisas científicas em andamento e concluídas, bem como apresentar objetos educacionais inovadores.

A participação neste evento reforça a relevância da pesquisa na área de Educação Especial e evidencia a importância de espaços como esse para estimular o diálogo, o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.

Compartilhe

Outras notícias

Skip to content
Mestrado Profissional em Educação - Universidade de Taubaté - UNITAU
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.