Participação no 6º SIPEMAT – Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, na cidade de Campina Grande – PB

Nos dias 23 a 25 de maio, as professoras Ana Maria Gimenes Corrêa Calil e Maria Teresa de Moura Ribeiro, participaram do 6o Sipemat – Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, na cidade de Campina Grande – PB.

A palestra de abertura foi proferida pelo Prof Dr João Pedro da Ponte, que tratou do Desenvolvimento profissional dos professores e a mudança curricular, anunciando diversos modelos de formação de professores de diferentes países e, também, uma experiência voltada para a prática da formação de professores da escola básica que ocorreu nas escolas públicas.

No dia 23/05, às 14h foi a nossa comunicação oral, intitulada Investigando a própria prática: uma experiência no mestrado profissional. Estavam presente os professores Dr João Pedro da Ponte e o Dr. Dario Fiorentini, que pesquisam e realizam ações de formação de professores que ensinam Matemática.
Nos dias 24 e 25/05 foram realizadas mesas redondas e comunicações orais, dentre elas a mesa intitulada Diferentes relações entre o currículo e a formação dos professores que ensinam Matemática, que abordou diferentes olhares, entre eles o da Lesson Study, muito defendido ao longo do seminário, por tratar-se de um processo formativo no qual professores aprendem na prática e têm a oportunidade de refletir, analisar, discutir e planejar suas aulas, tendo como foco o conteúdo matemático.
As palestras e comunicações orais foram muito significativas, nos serviram de inspiração para as nossas ideias e condutas pedagógicas. Serviu-nos também, para percebermos o quanto o nosso programa de Mestrado Profissional em Educação está engajado e atendendo às demandas atuais da formação de professores, sobretudo, no ensino de Matemática!

Campina Grande, 25 de maio de 2024.