Mestrado em Educação da UNITAU desenvolve atividade sobre sustentabilidade com mestrandos de Ecodesenvolvimento

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Alunos do mestrado em Educação e Ecodesenvolvimento durante atividade interdisciplinar. Foto: Lutécio – ACOM/UNITAU

Evidenciar a importância da abordagem multidisciplinar para promover ações de sustentabilidade. Foi com esse propósito que alunos do Mestrado  Profissional em Educação (MPE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) desenvolveram a atividade “Sustentabilidade em Ação: Uma Abordagem Colaborativa Interdisciplinar” na abertura da Semana do Ecodesenvolvimento, para mestrandos em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental de diferentes partes do país.

Coordenada pelo Prof. Dr. Willian José Ferreira, docente dos dois programas de mestrado da UNITAU, a atividade realizadas na última terça-feira (19), contou com a participação dos mestrandos do MPE e professores Anderson de Moraes Fonseca e Maiara da Silva Galeano. A programação teve início com a dinâmica “Círculos Partidos”, que estimula o trabalho em equipe, a escuta ativa, a empatia e o respeito às contribuições individuais. A abordagem inicial preparou os participantes para colaborar de maneira efetiva e equitativa ao longo das etapas seguintes.

Na sequência, os alunos do Mestrado em Ecodesenvolvimento foram desafiados a trabalhar em grupos na construção de protótipos de filtros de água, respeitando limitações de materiais e custos, evidenciando a importância da interdisciplinaridade e da sustentabilidade. A ação promoveu o desenvolvimento de habilidades colaborativas, reflexivas e técnicas, integrando conhecimentos das áreas de Educação e Ciências Ambientais.

Os mestrandos em Educação atuaram como mentores durante a atividade, e usaram a experiência pedagógica como professores para estimular práticas equitativas e inclusivas no trabalho em grupo, contribuindo para a profundidade das discussões e para o sucesso dos resultados alcançados.

 “Atividades como essa conectam os desafios da educação básica à formação de profissionais no ensino superior, mostrando como a interdisciplinaridade e a colaboração podem aprimorar as práticas pedagógicas”, afirmou Anderson de Moraes Fonseca, professor e mestrando em Educação.

Atividade estimula o trabalho em equipe, a escuta ativa, a empatia e o respeito às contribuições individuais.

Para professora Maiara da Silva Galeano, a experiência proporcionou uma vivência prática de formação docente em um ambiente diverso e inclusivo. “Foi uma oportunidade de aplicar os princípios de equidade e inclusão em uma dinâmica real, integrando diferentes áreas do conhecimento e promovendo a aprendizagem de todos os envolvidos”, destacou a mestranda.

Compromisso com a formação docente e ambiental

A atividade realizada pelo MPE na Semana do Ecodesenvolvimento reforça o compromisso da UNITAU com a formação de professores habilitados para lidarem com a diversidade sociocultural e integrar práticas inovadoras no ensino básico.

Segundo o Prof. Dr. Willian José Ferreira, a colaboração entre os dois programas de mestrado amplia as possibilidades para pesquisas e atividades que conectam teoria e prática: “Essa integração aprimora o aprendizado dos participantes e fortalece os vínculos entre a Universidade e a sociedade, com foco na formação de profissionais capazes de liderar mudanças em suas áreas”, destaca o docente.

Ao promover a integração entre o MPE e o MPEDGA, a atividade “Sustentabilidade em Ação” demonstra como a colaboração entre diferentes áreas pode gerar soluções práticas e educativas para desafios contemporâneos, como a gestão de recursos hídricos e a inclusão educacional.

“A iniciativa reafirma a missão da UNITAU de formar profissionais inovadores, comprometidos com a equidade e com a sustentabilidade, e estabelece um modelo a ser replicado em futuras atividades interdisciplinares”, conclui o docente.

ACOM/UNITAU

Publicado em: https://unitau.br/noticias/detalhes/6434/mestrado-em-educacao-da-unitau-desenvolve-atividade-sobre-sustentabilidade-com-mestrandos-de-ecodesenvolvimento/

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