Participação Ativa na Formação em Educação Antirracista e Equidade Racial

No dia 22/07/2024, a equipe docente da cidade de Tremembé recebeu uma formação com as professoras Heloisa Maximiano, Maria Carolina Santos Cendretti Rodrigues, Regiane Carina da Silva e Tamires Quesada Furtado sobre Educação Antirracista por meio de uma palestra intitulada: TRAJETÓRIAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA EQUIDADE RACIAL.

A professora Suzana Lopes Salgado Ribeiro, coordenadora adjunta do MPE esteve presente no evento apresentando as linhas de pesquisa do programa que se articulam com a discussão da temática.

A palestra foi um compilado de temas desenvolvidos na trilha formativa TRAJETÓRIAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA EQUIDADE RACIAL. A trilha é fruto das pesquisas da Equipe de Práticas Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Taubaté e está sendo aplicada com diversos grupos que atuam na Educação. No primeiro semestre de 2024, a trilha foi desenvolvida com as equipes pedagógicas e administrativas que atuam na Secretaria de Educação e Unidades Escolares. No segundo semestre, se aplicará aos gestores escolares.

A palestra foi um momento de extrema importância para o cumprimento das leis 10.639/03 e 11.645/07 para o município de Tremembé e foi proporcionado como abertura de uma Trilha Formativa que será realizada no segundo semestre de 2024 com essa equipe docente.

As formadoras, estudiosas do tema, tem se debruçado no intuito de desenvolver práticas pedagógicas visando equidade no ensino por meio de uma educação antirracista.

O tema urgente e de extrema importância para a educação é objeto de estudo da aluna do MPE – Linha 3 desta Universidade e uma das formadoras, Maria Carolina, que desenvolve a pesquisa PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA EQUIDADE: estratégias para o ensino de uma Matemática antirracista orientada pelo Prof. Dr. Cesar Augusto Eugenio, diretor do curso de Pedagogia desta Universidade e professor do Mestrado Profissional em Educação.