Professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) estão relacionados em um ranking que apresenta os pesquisadores mais influentes do mundo. O AD Scientific Index 2022 traz informações a respeito de mais de 1 milhão de cientistas distribuídos em 19.150 universidades ao redor do planeta. A lista da UNITAU conta com 21 nomes de destaque, dos quais a grande maioria permanece em atividade e integra os programas de pós-graduação oferecidos pela Instituição.
Os perfis de atuação dos cientistas abrangem as três áreas do conhecimento, com 15 representantes em Biociências, 5 em Humanas e 1 em Exatas. O AD Scientific Index também coloca a UNITAU entre as 4.000 universidades mais influentes no mundo.
“Indicadores como esses servem para comprovar a qualidade do nosso corpo docente, o que se reflete na qualidade dos nossos cursos e no aprendizado de nossos alunos. A UNITAU produz pesquisas, produz conhecimento e, com isso, desempenha um importante papel para promover a transformação social e melhorar a vida das pessoas”, afirma a Reitora da Universidade, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.
O AD Scientific Index usa como base os indicadores do Google Acadêmico (Google Scholar) – plataforma especializada em buscas relacionadas à literatura acadêmica. O ranking é estabelecido por meio de uma combinação de critérios como o h-index e o i10, que contabilizam e avaliam o número de citações recebidas, mundialmente, em relação aos artigos publicados pelos pesquisadores.
“A classificação dos professores da UNITAU pelo AD Scientific demonstra que a Instituição está inserida internacionalmente no âmbito da produção científica, que é partícipe do debate e das pautas científicas da atualidade”, reforça a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.
No topo da lista da UNITAU, está o Prof. Dr. Gilberto Fish. O meteorologista é especialista em Ciências Atmosféricas e Mudanças Climáticas, integrante do corpo docente dos programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e em Ciências Ambientais. Estão relacionadas no ranking 89 publicações e as pesquisas desenvolvidas pelo professor Fisch renderam 6.063 citações e o colocam entre os 105 mil cientistas mais influentes do mundo. Entre as atividades mais recentes, por exemplo, está uma pesquisa internacional sobre alterações climáticas na Amazônia com a análise das simulações de cenários futuros e os potenciais impactos para o Vale do Paraíba.
A segunda posição é ocupada pela Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli, profissional que também integra o corpo docente da Pós-Graduação em Ciências da Saúde e produz pesquisas relacionadas à periodontia. Entre os trabalhos desenvolvidos por ela está um levantamento que buscou relacionar impactos negativos do diabetes e da obesidade no tratamento de doenças na gengiva. Estão no levantamento 95 publicações e 4.228 citações relacionadas à pesquisadora.
A UNITAU reúne grupos de pesquisa certificados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com direito ao recebimento de recursos por agências de fomento.
A difusão do conhecimento produzido pela Universidade ocorre de forma regular desde 1996, com a primeira edição do Encontro de iniciação científica (Enic). A partir daquele momento, a iniciação científica tomou corpo na Universidade e novos encontros foram incorporados com o passar dos anos, como a Mostra de Pós-Graduação (MPG), o Seminário de Administração (SEA), o Seminário de Docência Universitária (Seduni) e o Seminário de Extensão (Semex). A partir de 2012, houve a unificação da agenda, com a primeira edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted). Entre os dias 19 e 21 de outubro próximo, a UNITAU promove o XI Cicted, com direito a atividades presenciais após dois anos de programação remota. Mais informações sobre o congresso e sua programação estão aqui.
Confira, abaixo, os indicadores do AD Scientific Index 2022 e a relação dos 21 professores classificados.
Universidades pesquisadas – 19.150
Países – 216
Pesquisadores no mundo – 1.066.174
UNITAU
Classificação mundial – 3.988
Classificação na América Latina – 267
Classificação no Brasil – 117
PROFESSORES
1 – Gilberto Fisch (Departamento de Ciências Agrárias)
2 – Sheila Cavalca Cortelli (Pós-Graduação em Ciências da Saúde)
3 – Getulio T. Batista (Departamento de Ciências Agrárias / aposentado)
4 – Valter José Cobo (Instituto Básico de Biociências)
5 – Itamar A. Martins (Instituto Básico de Biociências)
6 – Evandro Luís Nohara (JUTA/ Engenharia Mecânica)
7 – Edson Aparecida De Araujo Querido Oliveira (Departamento de Gestão e Negócios)
8 – Rayssa Ferreira Zanatta (Atuou na Pós-Graduação em Ciências da Saúde até 2021)
9 – Marcelo S. Targa (Departamento de Ciências Agrárias)
10 – Simey Fisch (Instituto Básico de Biociências/ aposentada)
11 – Andre Luiz Da Silva (Instituto Básico de Humanidades)
12 – Marcela Barbosa de Moraes (Departamento de Gestão e Negócios)
13 – Cecilia Suda (Departamento de Medicina)
14 – Ana Aparecida Almeida (Departamento de Ciências Agrárias)
15 – Moacir José dos Santos (Instituto Básico de Humanidades)
16 – Maria Cecília Barbosa de Toledo (Instituto Básico de Biociências)
17 – Wendry Maria Paixão Pereira (Departamento de Fisioterapia)
18 – Paulo Fortes (Departamento de Ciências Agrárias)
19 – Rachel Abdala (Instituto Básico de Humanidades)
20 – Naira Correia Cusma-Pelógia (Departamento de Enfermagem e Nutrição)
21 – Teresa Celia M. M. Santos (Departamento de Enfermagem e Nutrição)
ACOM/UNITAU
Fonte: https://unitau.br/noticias/detalhes/5458/ranking-mundial-qualifica-professores-da-unitau/