31ª Mostra da Pós-graduação

Patrimônios em Diálogo com Educação, Arte e História da Cultura.
Data: 27, 28 e 29 de Agosto de 2024

Os Programas de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Programa de Mestrado em Gestão e Administração Educacional da Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Educação da Universidade do Púnguê/Moçambique, o Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU) e a Rede UNITWIN/Cátedra UNESCO – Cidades que Educam e Transformam, se unem para a realização da 31ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª da Mostra da Graduação. O evento oferece a oportunidade para apresentação de comunicações orais e discussões de temas, metodologias, processos de pesquisa em andamento e/ou seus resultados para a comunidade acadêmica e a sociedade.

Programação

27 de agosto

14:00 – 16:00
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

MESA DE ABERTURA
Eng. Cornélia Gafah – Universidade Católica de Moçambique
Profa. Dra. Argentina Serafim Lopes – Universidade Púnguè – Moçambique
Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti – Universidade de Taubaté
Prof. Dr. Lamartine Gaspar de Oliveira – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Profa. Dra. Rosana Schwartz – Universidade Presbiteriana Mackenzie

AULA INAUGURAL
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AFIRMAÇÃO DE CIDADANIAS MESTIÇAS.
Prof. Dr. Rodrigo Dias da Silva – Coordenador do PPG – Educação da UNISINOS.

16:15 – 17:30
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

MESA 1 – DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ENTRE CULTURA, ÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Mediação: Profa. Dra. Lilian Amaral

Análise da Influência da Planificação docente na Qualidade de Ensino: O Caso da Escola Superior de Jornalismo – Delegação Académica de Manica
Bento Matias Faustino – Universidade Católica de Moçambique

Fontes Documentais Sobre a Libertação de Escravizados em Taubaté e O Ensino de História Antirracista
Nícollas Lopes Cardozo Albano – Universidade De Taubaté

Caminhada Urbana Na/Para Formação de Professores
Veronica Devens Costa – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Uma Análise dos Gostos e Preferências Literárias de Estudantes do Primeiro ano do Ensino Médio do Instituto
Federal de São Paulo: Campus Votuporanga
Giovana Eleutério Stella – Graduação Universidade Presbiteriana Mackenzie

17:30 – 18:30 – INTERVALO

18:30 – 20:30
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

MESA 2 – EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: CONEXÕES
Mediação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti

Desafios de Uma Educação Antirracista no Brasil: Análise Crítica das Políticas Curriculares da BNCC
Gabriel Henrique Marucci – Universidade De Taubaté

Diálogos Entre História e Literatura na Obra Luís Gama
Jéssica Anne Machado Da Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Tortura e Tormenta no Texto Dramatúrgico Torquemada (1971), de Augusto Boal
Giovani José Da Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Genealogia Afrodiaspórica: Uma Parte de mim na Academia
Lilian Soares Da Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie


28 de agosto

14:00 – 15:30
SALA 1

MESA 3 – ARTE COMO EXPRESSÃO CULTURAL E EDUCACIONAL
Mediação: Profa. Dra. Isabel Orestes Silveira

Música na Primeira Infância: Uma Cartilha Para O Desenvolvimento da Musicalidade Inspirada Na Filosofia Kodály
Debora Lopes De Barros Baptista – Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Prática Musical e os Paradigmas Educacionais: Construção de Conhecimento entre Modelos Dominantes e Emergentes
Alexandre José Do Carmo – Universidade De Taubaté

A Moda como Linguagem na Expressão Criativa de Cristóbal Balenciaga (1895-1972): Um Estudo Sobre Processos
de Criação

Paula Nunes Rodrigues Da Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Explorando Arquétipos: A Relevância da Animação ‘O Castelo Animado’, De Hayao Miyazaki, No Estudo do Gênero Conto Maravilhoso para Alunos Do Ensino Fundamental
Roberta Fernandes – Universidade Presbiteriana Mackenzie

15:30 – 17:00
SALA 1

MESA 4 – PATRIMÔNIO IMATERIAL E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO
Mediação: Prof. Dr. Marcos Rizolli

O Uso Da Comunicação não Violenta como Patrimônio Intangível na Educação
Fernanda Michele De Oliveira Silva – Universidade De Taubaté

Educação Literária: Salvação pela Cultura
Marcos José De Andrade – Universidade De Taubaté

Análise do Papel do Gesto no Combate ao Consumo de Drogas nas Escolas: O Caso da Escola Secundária Samora Machael e o da Escola Secundária Eduardo Mondlane, na Cidade De Chimoio.
Olga Dumissane Macumba – Universidade Católica De Moçambique

A Alimentação e o Social em a Hora da Estrela
Márcia Meira Dos Santos – Universidade Presbiteriana Mackenzie

17:00 – 18:30
SALA 1

MESA 5 – HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, PRÁTICAS E RESISTÊNCIAS
Mediação: Prof. Dr. Maurício Tintori

A Relação entre Razão Instrumental e Dominação nos Escritos De Max Horkheimer
Tarcísio Martins De Oliveira – Universidade Presbiteriana Mackenzie

O Fenômeno Copycat: Um Estudo Sobre a Influência e o Impacto Dos Vídeos de Execução do Estado Islâmico no Cenário do Terrorismo Global
Jesner Esequiel Dos Santos – Universidade Presbiteriana Mackenzie

A/R/Tografia E Docência no Ensino Técnico
Felipe Costa Souza – Universidade De Taubaté

Constituir-Se Professor Universitário: Questões Biográficas e Culturais na Constituição Da Identidade Profissional do Professor De Direito
Claudia Lipovetsky Vivas De Resende – Universidade Presbiteriana Mackenzie

14:00-16:15
SALA 2

MESA 6 – PROCESSOS CRIATIVOS E EDUCAÇÃO ESTÉTICA
Mediação: Profa. Dra. Mirian Celeste Martins

O Autor como Demiurgo: A Metanarrativa de “Animal Man” e a Sub-Criação Tolkieniana
Christian David Soares Bitencourt – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Arte Contemporânea e Formação Estética nos Currículos dos Cursos de Pedagogia na Região Sul Do Brasil
Carolina Votto Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Discutindo o Ócio e o Trabalho: Aliados ou Inimigos?
Colez Garcia Junior – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Arte na Pedagogia: Olhares para Nossas Memórias e a Arte – Fontes De Aquisição Dos Saberes
Raquel Balduino Da Silva – Universidade De Taubaté

Narrativas Históricas e Identitárias: Cultura e Educação Ausente Presente: A Sobrevivência do Quilombo do Ausente Em Meio a um Contexto Adverso
Mateus De Fátima Brandão – Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Importância da Valorização Dos Patrimônios Culturais: Coliseu E Maracanã Em Foco
Gabrielle Cristiane Fulcherberguer – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Análise do Impacto do uso da Ferramenta Kahoot no Processo de Ensino – Aprendizagem na Formação de Professores do Ensino Primário
António Francisco Samuane – Universidade Católica De Moçambique

16:15 -18:00
SALA 2

MESA 7 – DESAFIOS EM CASOS DE ENSINO
Mediação: Profa. Dra. Maria de Fátima Andrade

Caso de Ensino na Educação Básica: Perspectivas da Pesquisa Brasileira
Regina Ferreira Da Costa – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Liderança Como Factor de Sucesso na Gestão Escolar: O Caso da Escola Secundaria De Sussundenga e o da Escola Secundaria de Munhingala
Filipe Majuta – Universidade Católica De Moçambique

O Contributo da Supervisão Pedagógica na Qualidade de Ensino De Frances: um Estudo De Caso na Escola Secundaria da Soalpo
Jaquelina Alfeu Macaringue Chongo -Universidade Católica De Moçambique

Análise da Influência da Formação Contínua de docentes na Qualidade do Processo de Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso Escola Primária de Chibata e 19 De Outubro No Distrito De Vanduzi
Tomás Agostinho – Universidade Católica De Moçambique
Supervisão Pedagógica e Qualidade do Processo de Ensino-aprendizagem : o caso da Escola Secundária Moises
Machel-Beira
Maria Rita Joanquene Ntoja – Universidade Católica de Moçambique

18:30 – 21:30
SALA 2

MESA 8 – SUSTENTABILIDADE E PATRIMÔNIO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO
Mediação: Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva

A Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba: Entre o Reconhecimento Internacional e a Depredação Ambiental (1911-1981)
Mauricio Tintori Piqueira – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Os Princípios Fundamentais de Dienes no Método Singapura: Um Estudo De Caso em Açores
Marianne Angela De Oliveira – Graduação Universidade Presbiteriana Mackenzie

O Uso dos Jogos para a Abordagem ao Campo Aditivo
Cleide Alves De Jesus e Maria Eduarda Vargas Silva – Graduação Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Aplicação de Ideias Piagetianas no Processo de Alfabetização Matemática
Fernanda Rodrigues Vieira – Graduação Universidade Presbiteriana Mackenzie

Registro Fotográfico dos Esquecidos: Território, Identidade E Memória
Tamires Raiane Conceição Dos Santos – Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Fábrica de Cimento Portland de Perus: Memória, Luta e Patrimônio (1950-1987)
Mirian Marcolino dos Santos – Universidade Presbiteriana Mackenzie


29 de Agosto

14:00 – 16:00
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

MESA 9 – CONEXÕES E PERSPECTIVAS INCLUSIVAS
Mediação: Profa. Dra. Marili Vieira

Um Estudo Sobre Casos de Ensino na Perspectiva Inclusiva
Regina Carvalho Calvo De Faveri; Irineia Aparecida Dos Santos Silva; Sângela Medeiros De Lima Carvalho – Universidade Presbiteriana Mackenzie

O Percurso Escolar De Mulheres com Deficiência Física (1960-2010)
Raquel De Assis Russo – Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Representação Lúdica e Inclusiva: O Impacto de Bonecos Artesanais na Autoestima e Inclusão de Crianças com Deficiência Física
Selma De Assis Russo – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Características e Necessidades de Aprendizagem das Crianças com Tea
Bianca Aparecida S.Bezerra; Gabriela Yu Lim Kim; Luiza Graf Sanches – Graduação Universidade Presbiteriana Mackenzie

Análise das Práticas Pedagógicas na Inclusão Educacional de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Caso da Escola Secundária Eduardo Mondlane em Gorongosa no Período entre 2021 À 2023.
Manuel José Paulino Da Silva – Universidade Católica De Moçambique

Análise do Contributo dos Conselhos das Escolas na Inclusão dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais Na Zip De Marera: 2021-2022
Charunda Carlos Vasco – Universidade Católica De Moçambique

16:00 – 17:15
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

MESA 10 – EDUCAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Mediação: Profa. Dra. Ana Lucia de Sousa Lopez

Educação e Religião: Uma Perspectiva da Educação Confessional: A Participação do Sistema Mackenzie de Ensino Para Educação Brasileira
Graziela Mara Bernardes Jacob – Universidade presbiteriana mackenzie

Acompanhamento Parental e o Desempenho Escolar dos Alunos no Processo de Ensino-Aprendizagem em Tempo Da Pandemia Da Covid-19: Epc-Fepom E Escola Salvatoriana Mwana Unerufaro
Clarisse Bernardo Manuel Bene – Universidade católica de moçambique

História, Símbolos e Política nas Capas da Revista The Economist: Entrelaçando Programação Preditiva, Teorias da Conspiração e Agendas Geopolíticas
Cintia Coelho Da Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie

17:15 – 17:30
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

MESA DE ENCERRAMENTO
Profa. Dra. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz – UPM
Prof. Dr. Fernando Rafael Chongo – UniPungue e UCM
Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti – UNITAU


Créditos

COMISSÃO CIENTÍFICA
Profa. Dra. Ana Lúcia de Souza Lopes – UPM
Me. Armando Manuel – UCM
Prof. Dr. Cristiano Camilo Lopes – UPM
Me. Déricia Chilaule – UCM
Prof. Dr. Fernando Rafael Chongo – UniPungue e UCM
Profa. Dra. Isabel Orestes Silveira – UPM
Profa. Dra. Juliana Bussolotti – UNITAU
Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno – UPM
Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza -UNITAU
Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade- UPM
Profa. Dra. Marili Moreira da Silva Vieira- UPM
Profa. Dra. Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Me. Rajú Lauter – UCM
Prof. Dr. Roger Fernandes Campato- UPM
Prof. Dr. Sérgio Ribeiro Santos- UPM
Profa. Dra. Suzana Ramos Coutinho- UPM
Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Riveiro – UNITAU
Prof. Dr. Thiago Vasques Molina-UNITAU
Me. Umba Esteimé – UCM
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva – UPM
Profa. Dra. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz – UPM

ORGANIZAÇÃO
Porf. Dr. Cristiano Camilo Lopes – UPM
Profa. Dra. Isabel Orestes Silveira – UPM
Prof. Dr. Fernando Rafael Chongo – UniPungue e UCM
Profa. Dra. Juliana Bussolotti – UNITAU
Me. Leonardo Birche de Carvalho – UPM
Profa. Dra. Marili Moreira da Silva Vieira– UPM
Profa. Dra. Mirian Celeste Martins – UPM
Profa. Dra. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz – UPM

APOIO
Gislaine Macul Pequeno
Jovanka Mariana
Juliana Hoffman
Luis Gustavo Souza de Oliveira
Mariana Minguine Rodrigues
Moisés Prado
Paula Nunes Rodrigues da Silva
Ysadora Lucas Lourenço

Compartilhe

Outras notícias

Pular para o conteúdo