311er Salón de Posgrado

enlace corto:
Haga clic para copiar

Patrimônios em Diálogo com Educação, Arte e História da Cultura.
Datos: 27, 28 mi 29 de agosto 2024

Os Programas de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (RPM), Programa de Mestrado em Gestão e Administração Educacional da Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Educação da Universidade do Púnguê/Moçambique, o Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU) e a Rede UNITWIN/Cátedra UNESCOCidades que Educam e Transformam, se unem para a realização da 31ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª da Mostra da Graduação. O evento oferece a oportunidade para apresentação de comunicações orais e discussões de temas, metodologias, processos de pesquisa em andamento e/ou seus resultados para a comunidade acadêmica e a sociedade.

Programación

27 de agosto

14:00 - 16:00
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

MESA DE ABERTURA
Eng. Cornélia GafahUniversidade Católica de Moçambique
profe. Dr. Argentina Serafim LopesUniversidade Púnguè – Moçambique
profe. Dr. Juliana Marcondes Bussolotti – Universidade de Taubaté
Profe. Dr. Lamartine Gaspar de OliveiraUniversidade Presbiteriana Mackenzie
profe. Dr. Rosana Schwartz – Universidade Presbiteriana Mackenzie

AULA INAUGURAL
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AFIRMAÇÃO DE CIDADANIAS MESTIÇAS.
Profe. Dr. Rodrigo Dias da SilvaCoordenador do PPGEducação da UNISINOS.

16:15 - 17:30
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

COLINA BAJA 1 – DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ENTRE CULTURA, ÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Mediação: profe. Dr. Lilian Amaral

Análise da Influência da Planificação docente na Qualidade de Ensino: O Caso da Escola Superior de JornalismoDelegação Académica de Manica
Bento Matias FaustinoUniversidade Católica de Moçambique

Fontes Documentais Sobre a Libertação de Escravizados em Taubaté e O Ensino de História Antirracista
Nícollas Lopes Cardozo AlbanoUniversidade De Taubaté

Caminhada Urbana Na/Para Formação de Professores
Veronica Devens CostaUniversidade Presbiteriana Mackenzie

Uma Análise dos Gostos e Preferências Literárias de Estudantes do Primeiro ano do Ensino Médio do Instituto
Federal de São Paulo: Campus Votuporanga
Giovana Eleutério StellaGraduação Universidade Presbiteriana Mackenzie

17:30 - 18:30 – INTERVALO

18:30 - 20:30
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

COLINA BAJA 2 – EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: CONEXÕES
Mediação: profe. Dr. Juliana Marcondes Bussolotti

Desafios de Uma Educação Antirracista no Brasil: Análise Crítica das Políticas Curriculares da BNCC
Gabriel Henrique MarucciUniversidade De Taubaté

Diálogos Entre História e Literatura na Obra Luís Gama
Jéssica Anne Machado Da SilvaUniversidade Presbiteriana Mackenzie

Tortura e Tormenta no Texto Dramatúrgico Torquemada (1971), de Augusto Boal
Giovani José Da SilvaUniversidade Presbiteriana Mackenzie

Genealogia Afrodiaspórica: Uma Parte de mim na Academia
Lilian Soares Da SilvaUniversidade Presbiteriana Mackenzie


28 de agosto

14:00 - 15:30
SALA 1

COLINA BAJA 3 – ARTE COMO EXPRESSÃO CULTURAL E EDUCACIONAL
Mediação: profe. Dr. Isabel Orestes Silveira

Música na Primeira Infância: Uma Cartilha Para O Desenvolvimento da Musicalidade Inspirada Na Filosofia Kodály
Debora Lopes De Barros BaptistaUniversidade Presbiteriana Mackenzie

A Prática Musical e os Paradigmas Educacionais: Construção de Conhecimento entre Modelos Dominantes e Emergentes
Alexandre José Do CarmoUniversidade De Taubaté

A Moda como Linguagem na Expressão Criativa de Cristóbal Balenciaga (1895-1972): Um Estudo Sobre Processos
de Criação

Paula Nunes Rodrigues Da SilvaUniversidade Presbiteriana Mackenzie

Explorando Arquétipos: A Relevância da Animação ‘O Castelo Animado’, De Hayao Miyazaki, No Estudo do Gênero Conto Maravilhoso para Alunos Do Ensino Fundamental
Roberta FernandesUniversidade Presbiteriana Mackenzie

15:30 – 17:00
SALA 1

COLINA BAJA 4 – PATRIMÔNIO IMATERIAL E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO
Mediação: Profe. Dr. Marcos Rizolli

O Uso Da Comunicação não Violenta como Patrimônio Intangível na Educação
Fernanda Michele De Oliveira SilvaUniversidade De Taubaté

Educação Literária: Salvação pela Cultura
Marcos José De AndradeUniversidade De Taubaté

Análise do Papel do Gesto no Combate ao Consumo de Drogas nas Escolas: O Caso da Escola Secundária Samora Machael e o da Escola Secundária Eduardo Mondlane, na Cidade De Chimoio.
Olga Dumissane MacumbaUniversidade Católica De Moçambique

A Alimentação e o Social em a Hora da Estrela
Márcia Meira Dos SantosUniversidade Presbiteriana Mackenzie

17:00 – 18:30
SALA 1

COLINA BAJA 5 – HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, PRÁTICAS E RESISTÊNCIAS
Mediação: Profe. Dr. Maurício Tintori

A Relação entre Razão Instrumental e Dominação nos Escritos De Max Horkheimer
Tarcísio Martins De OliveiraUniversidade Presbiteriana Mackenzie

O Fenômeno Copycat: Um Estudo Sobre a Influência e o Impacto Dos Vídeos de Execução do Estado Islâmico no Cenário do Terrorismo Global
Jesner Esequiel Dos SantosUniversidade Presbiteriana Mackenzie

A/R/Tografia E Docência no Ensino Técnico
Felipe Costa Souza – Universidade De Taubaté

Constituir-Se Professor Universitário: Questões Biográficas e Culturais na Constituição Da Identidade Profissional do Professor De Direito
Claudia Lipovetsky Vivas De ResendeUniversidade Presbiteriana Mackenzie

14:00-16:15
SALA 2

COLINA BAJA 6 – PROCESSOS CRIATIVOS E EDUCAÇÃO ESTÉTICA
Mediação: profe. Dr. Mirian Celeste Martins

O Autor como Demiurgo: A Metanarrativa de “Animal Man” e a Sub-Criação Tolkieniana
Christian David Soares BitencourtUniversidade Presbiteriana Mackenzie

Arte Contemporânea e Formação Estética nos Currículos dos Cursos de Pedagogia na Região Sul Do Brasil
Carolina Votto SilvaUniversidade Presbiteriana Mackenzie

Discutindo o Ócio e o Trabalho: Aliados ou Inimigos?
Colez Garcia JuniorUniversidade Presbiteriana Mackenzie

El arte en la pedagogía: Olhares para Nossas Memórias e a Arte – Fontes De Aquisição Dos Saberes
Raquel Balduino Da SilvaUniversidade De Taubaté

Narrativas Históricas e Identitárias: Cultura e Educação Ausente Presente: A Sobrevivência do Quilombo do Ausente Em Meio a um Contexto Adverso
Mateus De Fátima BrandãoUniversidade Presbiteriana Mackenzie

A Importância da Valorização Dos Patrimônios Culturais: Coliseu E Maracanã Em Foco
Gabrielle Cristiane FulcherberguerUniversidade Presbiteriana Mackenzie

Análise do Impacto do uso da Ferramenta Kahoot no Processo de EnsinoAprendizagem na Formação de Professores do Ensino Primário
António Francisco SamuaneUniversidade Católica De Moçambique

16:15 -18:00
SALA 2

COLINA BAJA 7 – DESAFIOS EM CASOS DE ENSINO
Mediação: profe. Dr. Maria de Fátima Andrade

Caso de Ensino na Educação Básica: Perspectivas da Pesquisa Brasileira
Regina Ferreira Da CostaUniversidade Presbiteriana Mackenzie

Liderança Como Factor de Sucesso na Gestão Escolar: O Caso da Escola Secundaria De Sussundenga e o da Escola Secundaria de Munhingala
Filipe MajutaUniversidade Católica De Moçambique

O Contributo da Supervisão Pedagógica na Qualidade de Ensino De Frances: um Estudo De Caso na Escola Secundaria da Soalpo
Jaquelina Alfeu Macaringue Chongo -Universidade Católica De Moçambique

Análise da Influência da Formação Contínua de docentes na Qualidade do Processo de Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso Escola Primária de Chibata e 19 De Outubro No Distrito De Vanduzi
Tomás AgostinhoUniversidade Católica De Moçambique
Supervisão Pedagógica e Qualidade do Processo de Ensino-aprendizagem : o caso da Escola Secundária Moises
Machel-Beira
Maria Rita Joanquene NtojaUniversidade Católica de Moçambique

18:30 - 21:30
SALA 2

COLINA BAJA 8 – SUSTENTABILIDADE E PATRIMÔNIO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO
Mediação: Profe. Dr. Paulo Fraga da Silva

A Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba: Entre o Reconhecimento Internacional e a Depredação Ambiental (1911-1981)
Mauricio Tintori PiqueiraUniversidade Presbiteriana Mackenzie

Os Princípios Fundamentais de Dienes no Método Singapura: Um Estudo De Caso em Açores
Marianne Angela De OliveiraGraduação Universidade Presbiteriana Mackenzie

O Uso dos Jogos para a Abordagem ao Campo Aditivo
Cleide Alves De Jesus e Maria Eduarda Vargas SilvaGraduação Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Aplicação de Ideias Piagetianas no Processo de Alfabetização Matemática
Fernanda Rodrigues VieiraGraduação Universidade Presbiteriana Mackenzie

Registro Fotográfico dos Esquecidos: Território, Identidade E Memória
Tamires Raiane Conceição Dos SantosUniversidade Presbiteriana Mackenzie

A Fábrica de Cimento Portland de Perus: Memoria, Luta e Patrimônio (1950-1987)
Mirian Marcolino dos SantosUniversidade Presbiteriana Mackenzie


29 de Agosto

14:00 – 16:00
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

COLINA BAJA 9 – CONEXÕES E PERSPECTIVAS INCLUSIVAS
Mediação: profe. Dr. Marili Vieira

Um Estudo Sobre Casos de Ensino na Perspectiva Inclusiva
Regina Carvalho Calvo De Faveri; Irineia Aparecida Dos Santos Silva; Sângela Medeiros De Lima CarvalhoUniversidade Presbiteriana Mackenzie

O Percurso Escolar De Mulheres com Deficiência Física (1960-2010)
Raquel De Assis RussoUniversidade Presbiteriana Mackenzie

A Representação Lúdica e Inclusiva: O Impacto de Bonecos Artesanais na Autoestima e Inclusão de Crianças com Deficiência Física
Selma De Assis RussoUniversidade Presbiteriana Mackenzie

Características e Necessidades de Aprendizagem das Crianças com Tea
Bianca Aparecida S.Bezerra; Gabriela Yu Lim Kim; Luiza Graf SanchesGraduação Universidade Presbiteriana Mackenzie

Análise das Práticas Pedagógicas na Inclusão Educacional de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Caso da Escola Secundária Eduardo Mondlane em Gorongosa no Período entre 2021 À 2023.
Manuel José Paulino Da SilvaUniversidade Católica De Moçambique

Análise do Contributo dos Conselhos das Escolas na Inclusão dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais Na Zip De Marera: 2021-2022
Charunda Carlos VascoUniversidade Católica De Moçambique

16:00 – 17:15
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

COLINA BAJA 10 – EDUCAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Mediação: profe. Dr. Ana Lucia de Sousa Lopez

Educação e Religião: Uma Perspectiva da Educação Confessional: A Participação do Sistema Mackenzie de Ensino Para Educação Brasileira
Graziela Mara Bernardes JacobUniversidade presbiteriana mackenzie

Acompanhamento Parental e o Desempenho Escolar dos Alunos no Processo de Ensino-Aprendizagem em Tempo Da Pandemia Da Covid-19: Epc-Fepom E Escola Salvatoriana Mwana Unerufaro
Clarisse Bernardo Manuel BeneUniversidade católica de moçambique

Historia, Símbolos e Política nas Capas da Revista The Economist: Entrelaçando Programação Preditiva, Teorias da Conspiração e Agendas Geopolíticas
Cintia Coelho Da SilvaUniversidade Presbiteriana Mackenzie

17:15 – 17:30
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM

MESA DE ENCERRAMENTO
profe. Dr. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz – RPM
Profe. Dr. Fernando Rafael Chongo – UniPungue e UCM
profe. Dr. Juliana Marcondes Bussolotti – UNITAU


Créditos

COMISIÓN CIENTÍFICA
profe. Dr. Ana Lúcia de Souza Lopes – UPM
Me. Armando ManuelUCM
Profe. Dr. Cristiano Camilo Lopes – UPM
Me. Déricia ChilauleUCM
Profe. Dr. Fernando Rafael Chongo – UniPungue e UCM
profe. Dr. Isabel Orestes Silveira – RPM
profe. Dr. Juliana Bussolotti – UNITAU
Profe. Dr. Marcelo Martins Bueno – RPM
profe. Dr. Mariana Aranha de Souza -UNITAU
profe. Dr. Maria de Fátima Ramos de Andrade- RPM
profe. Dr. Marili Moreira da Silva Vieira- RPM
profe. Dr. Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Me. Rajú LauterUCM
Profe. Dr. Roger Fernandes Campato- RPM
Profe. Dr. Sérgio Ribeiro Santos- RPM
profe. Dr. Suzana Ramos Coutinho- RPM
profe. Dr. Suzana Lopes Salgado Riveiro – UNITAU
Profe. Dr. Thiago Vasques Molina-UNITAU
Me. Umba Esteimé – UCM
Profe. Dr. Paulo Fraga da Silva – RPM
profe. Dr. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz – RPM

ORGANIZAÇÃO
Porf. Dr. Cristiano Camilo Lopes – UPM
profe. Dr. Isabel Orestes Silveira – UPM
Profe. Dr. Fernando Rafael Chongo – UniPungue e UCM
profe. Dr. Juliana Bussolotti – UNITAU
Me. Leonardo Birche de Carvalho – UPM
profe. Dr. Marili Moreira da Silva Vieira– UPM
profe. Dr. Mirian Celeste Martins – RPM
profe. Dr. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz – RPM

APOIO
Gislaine Macul Pequeno
Jovanka Mariana
Juliana Hoffman
Luis Gustavo Souza de Oliveira
Mariana Minguine Rodrigues
Moisés Prado
Paula Nunes Rodrigues da Silva
Ysadora Lucas Lourenço

cuota

Otras noticias

saltar al contenido