Patrimônios em Diálogo com Educação, Arte e História da Cultura.
Datos: 27, 28 mi 29 de agosto 2024
Os Programas de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (RPM), Programa de Mestrado em Gestão e Administração Educacional da Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Educação da Universidade do Púnguê/Moçambique, o Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU) e a Rede UNITWIN/Cátedra UNESCO – Cidades que Educam e Transformam, se unem para a realização da 31ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª da Mostra da Graduação. O evento oferece a oportunidade para apresentação de comunicações orais e discussões de temas, metodologias, processos de pesquisa em andamento e/ou seus resultados para a comunidade acadêmica e a sociedade.
Programación
27 de agosto
14:00 - 16:00
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM
MESA DE ABERTURA
Eng. Cornélia Gafah – Universidade Católica de Moçambique
profe. Dr. Argentina Serafim Lopes – Universidade Púnguè – Moçambique
profe. Dr. Juliana Marcondes Bussolotti – Universidade de Taubaté
Profe. Dr. Lamartine Gaspar de Oliveira – Universidade Presbiteriana Mackenzie
profe. Dr. Rosana Schwartz – Universidade Presbiteriana Mackenzie
AULA INAUGURAL
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AFIRMAÇÃO DE CIDADANIAS MESTIÇAS.
Profe. Dr. Rodrigo Dias da Silva – Coordenador do PPG – Educação da UNISINOS.
16:15 - 17:30
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM
COLINA BAJA 1 – DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ENTRE CULTURA, ÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Mediação: profe. Dr. Lilian Amaral
Análise da Influência da Planificação docente na Qualidade de Ensino: O Caso da Escola Superior de Jornalismo – Delegação Académica de Manica
Bento Matias Faustino – Universidade Católica de Moçambique
Fontes Documentais Sobre a Libertação de Escravizados em Taubaté e O Ensino de História Antirracista
Nícollas Lopes Cardozo Albano – Universidade De Taubaté
Caminhada Urbana Na/Para Formação de Professores
Veronica Devens Costa – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Uma Análise dos Gostos e Preferências Literárias de Estudantes do Primeiro ano do Ensino Médio do Instituto
Federal de São Paulo: Campus Votuporanga
Giovana Eleutério Stella – Graduação Universidade Presbiteriana Mackenzie
17:30 - 18:30 – INTERVALO
18:30 - 20:30
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM
COLINA BAJA 2 – EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: CONEXÕES
Mediação: profe. Dr. Juliana Marcondes Bussolotti
Desafios de Uma Educação Antirracista no Brasil: Análise Crítica das Políticas Curriculares da BNCC
Gabriel Henrique Marucci – Universidade De Taubaté
Diálogos Entre História e Literatura na Obra Luís Gama
Jéssica Anne Machado Da Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Tortura e Tormenta no Texto Dramatúrgico Torquemada (1971), de Augusto Boal
Giovani José Da Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Genealogia Afrodiaspórica: Uma Parte de mim na Academia
Lilian Soares Da Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie
28 de agosto
14:00 - 15:30
SALA 1
COLINA BAJA 3 – ARTE COMO EXPRESSÃO CULTURAL E EDUCACIONAL
Mediação: profe. Dr. Isabel Orestes Silveira
Música na Primeira Infância: Uma Cartilha Para O Desenvolvimento da Musicalidade Inspirada Na Filosofia Kodály
Debora Lopes De Barros Baptista – Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Prática Musical e os Paradigmas Educacionais: Construção de Conhecimento entre Modelos Dominantes e Emergentes
Alexandre José Do Carmo – Universidade De Taubaté
A Moda como Linguagem na Expressão Criativa de Cristóbal Balenciaga (1895-1972): Um Estudo Sobre Processos
de Criação
Paula Nunes Rodrigues Da Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Explorando Arquétipos: A Relevância da Animação ‘O Castelo Animado’, De Hayao Miyazaki, No Estudo do Gênero Conto Maravilhoso para Alunos Do Ensino Fundamental
Roberta Fernandes – Universidade Presbiteriana Mackenzie
15:30 – 17:00
SALA 1
COLINA BAJA 4 – PATRIMÔNIO IMATERIAL E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO
Mediação: Profe. Dr. Marcos Rizolli
O Uso Da Comunicação não Violenta como Patrimônio Intangível na Educação
Fernanda Michele De Oliveira Silva – Universidade De Taubaté
Educação Literária: Salvação pela Cultura
Marcos José De Andrade – Universidade De Taubaté
Análise do Papel do Gesto no Combate ao Consumo de Drogas nas Escolas: O Caso da Escola Secundária Samora Machael e o da Escola Secundária Eduardo Mondlane, na Cidade De Chimoio.
Olga Dumissane Macumba – Universidade Católica De Moçambique
A Alimentação e o Social em a Hora da Estrela
Márcia Meira Dos Santos – Universidade Presbiteriana Mackenzie
17:00 – 18:30
SALA 1
COLINA BAJA 5 – HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, PRÁTICAS E RESISTÊNCIAS
Mediação: Profe. Dr. Maurício Tintori
A Relação entre Razão Instrumental e Dominação nos Escritos De Max Horkheimer
Tarcísio Martins De Oliveira – Universidade Presbiteriana Mackenzie
O Fenômeno Copycat: Um Estudo Sobre a Influência e o Impacto Dos Vídeos de Execução do Estado Islâmico no Cenário do Terrorismo Global
Jesner Esequiel Dos Santos – Universidade Presbiteriana Mackenzie
A/R/Tografia E Docência no Ensino Técnico
Felipe Costa Souza – Universidade De Taubaté
Constituir-Se Professor Universitário: Questões Biográficas e Culturais na Constituição Da Identidade Profissional do Professor De Direito
Claudia Lipovetsky Vivas De Resende – Universidade Presbiteriana Mackenzie
14:00-16:15
SALA 2
COLINA BAJA 6 – PROCESSOS CRIATIVOS E EDUCAÇÃO ESTÉTICA
Mediação: profe. Dr. Mirian Celeste Martins
O Autor como Demiurgo: A Metanarrativa de “Animal Man” e a Sub-Criação Tolkieniana
Christian David Soares Bitencourt – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Arte Contemporânea e Formação Estética nos Currículos dos Cursos de Pedagogia na Região Sul Do Brasil
Carolina Votto Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Discutindo o Ócio e o Trabalho: Aliados ou Inimigos?
Colez Garcia Junior – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Arte na Pedagogia: Olhares para Nossas Memórias e a Arte – Fontes De Aquisição Dos Saberes
Raquel Balduino Da Silva – Universidade De Taubaté
Narrativas Históricas e Identitárias: Cultura e Educação Ausente Presente: A Sobrevivência do Quilombo do Ausente Em Meio a um Contexto Adverso
Mateus De Fátima Brandão – Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Importância da Valorização Dos Patrimônios Culturais: Coliseu E Maracanã Em Foco
Gabrielle Cristiane Fulcherberguer – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Análise do Impacto do uso da Ferramenta Kahoot no Processo de Ensino – Aprendizagem na Formação de Professores do Ensino Primário
António Francisco Samuane – Universidade Católica De Moçambique
16:15 -18:00
SALA 2
COLINA BAJA 7 – DESAFIOS EM CASOS DE ENSINO
Mediação: profe. Dr. Maria de Fátima Andrade
Caso de Ensino na Educação Básica: Perspectivas da Pesquisa Brasileira
Regina Ferreira Da Costa – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Liderança Como Factor de Sucesso na Gestão Escolar: O Caso da Escola Secundaria De Sussundenga e o da Escola Secundaria de Munhingala
Filipe Majuta – Universidade Católica De Moçambique
O Contributo da Supervisão Pedagógica na Qualidade de Ensino De Frances: um Estudo De Caso na Escola Secundaria da Soalpo
Jaquelina Alfeu Macaringue Chongo -Universidade Católica De Moçambique
Análise da Influência da Formação Contínua de docentes na Qualidade do Processo de Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso Escola Primária de Chibata e 19 De Outubro No Distrito De Vanduzi
Tomás Agostinho – Universidade Católica De Moçambique
Supervisão Pedagógica e Qualidade do Processo de Ensino-aprendizagem : o caso da Escola Secundária Moises
Machel-Beira
Maria Rita Joanquene Ntoja – Universidade Católica de Moçambique
18:30 - 21:30
SALA 2
COLINA BAJA 8 – SUSTENTABILIDADE E PATRIMÔNIO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO
Mediação: Profe. Dr. Paulo Fraga da Silva
A Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba: Entre o Reconhecimento Internacional e a Depredação Ambiental (1911-1981)
Mauricio Tintori Piqueira – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Os Princípios Fundamentais de Dienes no Método Singapura: Um Estudo De Caso em Açores
Marianne Angela De Oliveira – Graduação Universidade Presbiteriana Mackenzie
O Uso dos Jogos para a Abordagem ao Campo Aditivo
Cleide Alves De Jesus e Maria Eduarda Vargas Silva – Graduação Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Aplicação de Ideias Piagetianas no Processo de Alfabetização Matemática
Fernanda Rodrigues Vieira – Graduação Universidade Presbiteriana Mackenzie
Registro Fotográfico dos Esquecidos: Território, Identidade E Memória
Tamires Raiane Conceição Dos Santos – Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Fábrica de Cimento Portland de Perus: Memoria, Luta e Patrimônio (1950-1987)
Mirian Marcolino dos Santos – Universidade Presbiteriana Mackenzie
29 de Agosto
14:00 – 16:00
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM
COLINA BAJA 9 – CONEXÕES E PERSPECTIVAS INCLUSIVAS
Mediação: profe. Dr. Marili Vieira
Um Estudo Sobre Casos de Ensino na Perspectiva Inclusiva
Regina Carvalho Calvo De Faveri; Irineia Aparecida Dos Santos Silva; Sângela Medeiros De Lima Carvalho – Universidade Presbiteriana Mackenzie
O Percurso Escolar De Mulheres com Deficiência Física (1960-2010)
Raquel De Assis Russo – Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Representação Lúdica e Inclusiva: O Impacto de Bonecos Artesanais na Autoestima e Inclusão de Crianças com Deficiência Física
Selma De Assis Russo – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Características e Necessidades de Aprendizagem das Crianças com Tea
Bianca Aparecida S.Bezerra; Gabriela Yu Lim Kim; Luiza Graf Sanches – Graduação Universidade Presbiteriana Mackenzie
Análise das Práticas Pedagógicas na Inclusão Educacional de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Caso da Escola Secundária Eduardo Mondlane em Gorongosa no Período entre 2021 À 2023.
Manuel José Paulino Da Silva – Universidade Católica De Moçambique
Análise do Contributo dos Conselhos das Escolas na Inclusão dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais Na Zip De Marera: 2021-2022
Charunda Carlos Vasco – Universidade Católica De Moçambique
16:00 – 17:15
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM
COLINA BAJA 10 – EDUCAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Mediação: profe. Dr. Ana Lucia de Sousa Lopez
Educação e Religião: Uma Perspectiva da Educação Confessional: A Participação do Sistema Mackenzie de Ensino Para Educação Brasileira
Graziela Mara Bernardes Jacob – Universidade presbiteriana mackenzie
Acompanhamento Parental e o Desempenho Escolar dos Alunos no Processo de Ensino-Aprendizagem em Tempo Da Pandemia Da Covid-19: Epc-Fepom E Escola Salvatoriana Mwana Unerufaro
Clarisse Bernardo Manuel Bene – Universidade católica de moçambique
Historia, Símbolos e Política nas Capas da Revista The Economist: Entrelaçando Programação Preditiva, Teorias da Conspiração e Agendas Geopolíticas
Cintia Coelho Da Silva – Universidade Presbiteriana Mackenzie
17:15 – 17:30
Local: Auditório do Centro Histórico Cultural/UPM
MESA DE ENCERRAMENTO
profe. Dr. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz – RPM
Profe. Dr. Fernando Rafael Chongo – UniPungue e UCM
profe. Dr. Juliana Marcondes Bussolotti – UNITAU
Créditos
COMISIÓN CIENTÍFICA
profe. Dr. Ana Lúcia de Souza Lopes – UPM
Me. Armando Manuel – UCM
Profe. Dr. Cristiano Camilo Lopes – UPM
Me. Déricia Chilaule – UCM
Profe. Dr. Fernando Rafael Chongo – UniPungue e UCM
profe. Dr. Isabel Orestes Silveira – RPM
profe. Dr. Juliana Bussolotti – UNITAU
Profe. Dr. Marcelo Martins Bueno – RPM
profe. Dr. Mariana Aranha de Souza -UNITAU
profe. Dr. Maria de Fátima Ramos de Andrade- RPM
profe. Dr. Marili Moreira da Silva Vieira- RPM
profe. Dr. Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Me. Rajú Lauter – UCM
Profe. Dr. Roger Fernandes Campato- RPM
Profe. Dr. Sérgio Ribeiro Santos- RPM
profe. Dr. Suzana Ramos Coutinho- RPM
profe. Dr. Suzana Lopes Salgado Riveiro – UNITAU
Profe. Dr. Thiago Vasques Molina-UNITAU
Me. Umba Esteimé – UCM
Profe. Dr. Paulo Fraga da Silva – RPM
profe. Dr. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz – RPM
ORGANIZAÇÃO
Porf. Dr. Cristiano Camilo Lopes – UPM
profe. Dr. Isabel Orestes Silveira – UPM
Profe. Dr. Fernando Rafael Chongo – UniPungue e UCM
profe. Dr. Juliana Bussolotti – UNITAU
Me. Leonardo Birche de Carvalho – UPM
profe. Dr. Marili Moreira da Silva Vieira– UPM
profe. Dr. Mirian Celeste Martins – RPM
profe. Dr. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz – RPM
APOIO
Gislaine Macul Pequeno
Jovanka Mariana
Juliana Hoffman
Luis Gustavo Souza de Oliveira
Mariana Minguine Rodrigues
Moisés Prado
Paula Nunes Rodrigues da Silva
Ysadora Lucas Lourenço