V Seminário Internacional de Educação, VI Encontro de Egressos, IV Encontro de Práticas Pedagógicas na EducaçãoBásica do Mestrado Profissional em Educação – 2024

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, VI ENCONTRO DE EGRESSOS, IV ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

5 una 7 diciembre 2024

A Comissão Organizadora do V Seminário Internacional de Educação, VI Encontro de Egressos e IV Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação (MPE) – UNITAU, com o tema “10 Anos MPE”, convida para a submissão de trabalhos e participação como ouvintes.

O evento será realizado nos dias 05, 06 mi 07 diciembre 2024, de forma online.

Serão aceitas inscrições de professores da educação básica, estudantes de licenciatura e da pós-graduação e pesquisadores interessados em compartilhar experiências e pesquisas voltadas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas na educação básica, com aderência a educação inclusiva, equidade, diversidad, parcerias locais, regionais e internacionais e formação de professores.

Trabalhos que demonstrem a aplicação prática das experiências adquiridas no MPE UNITAU, outros Programas stricto sensu de educação, além de práticas colaborativas de professores e professoras da educação básica em parcerias locais, regionais e internacionais com as Universidades e demais organizações, serão valorizados pela Comissão Organizadora.

O evento busca refletir o impacto social do MPE, celebrando seus 10 anos de atuação, e será um espaço para fortalecer o diálogo entre universidade e escola, além de promover a formação contínua dos docentes.

1. Sobre o Evento

A Comissão Organizadora do V Seminário Internacional de Educação, VI Encontro de Egressos e IV Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação (MPE) – UNITAU, com o tema “10 Anos MPE”, convida para a submissão de trabalhos e participação como ouvintes.

O evento será realizado nos dias 05, 06 mi 07 diciembre 2024, de forma online.

Serão aceitas inscrições de professores da educação básica, estudantes de licenciatura e da pós-graduação e pesquisadores interessados em compartilhar experiências e pesquisas voltadas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas na educação básica, com aderência a educação inclusiva, equidade, diversidad, parcerias locais, regionais e internacionais e formação de professores.

Trabalhos que demonstrem a aplicação prática das experiências adquiridas no MPE UNITAU, outros Programas stricto sensu de educação, além de práticas colaborativas de professores e professoras da educação básica em parcerias locais, regionais e internacionais com as Universidades e demais organizações, serão valorizados pela Comissão Organizadora.

O evento busca refletir o impacto social do MPE, celebrando seus 10 anos de atuação, e será um espaço para fortalecer o diálogo entre universidade e escola, além de promover a formação contínua dos docentes.

2. Objetivos

2.1. Objetivo Geral

Promover um espaço para a apresentação e discussão de pesquisas e relatos de experiências que contribuam para a reflexão coletiva sobre a educação básica como campo de pesquisa e formação docente, além de aproximar a universidade da escola.

2.2. Objetivos Específicos

Refletir sobre as práticas pedagógicas pós-pandemia, valorizando o saber dos professores da educação básica.

Ampliar o debate sobre a inclusão, equidade e diversidade na educação, na formação inicial e continuada.

Destacar parcerias locais, regionais e internacionais e intercâmbios educacionais que trazem novas perspectivas para a prática docente.

3. Ejes Temáticos

Os trabalhos submetidos devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

Eje 1 - Educación Infantil

Eje 2 – Primeros años de la escuela primaria

Eje 3 – Últimos Años de Educación Primaria

Eje 4 - Escuela secundaria

Eje 5 – Educación Técnica y Profesional

Eje 6 – Educación Inclusiva y Diversidad

Eje 7 - Formación de profesores

Eje 8 - Gestión escolar

Eje 9 – EJA

Eje 10 – Parcerias locais, regionais e Internacionais e Intercâmbios Educacionais

4. Modalidades de Participação

4.1. Apresentação de Trabalhos

Podem participar professores e futuros professores dos cursos de licenciatura, pesquisadores interessados em compartilhar suas práticas pedagógicas ou pesquisas nas áreas da educação básica, gestión escolar, formación docente, ou em práticas pedagógicas resultantes de parcerias nacionais, internacionais e outros intercâmbios.

4.2. Ouvinte

Interessados em participar como ouvintes poderão assistir às palestras, mesas-redondas e sessões de comunicação.

5. Inscrições

5.1. Modalidade Ouvinte

Os interessados deverão se inscrever por meio de inscrição disponível nesse site do evento.

5.2. Modalidade Apresentação de Trabalhos

Os interessados em submeter trabalhos deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site e enviar um Resumo Expandido e Resumo Simples dos Relatos de Experiências, conforme as orientações de submissão.

5.3. Informaciones generales

As inscrições são gratuitas.

Participantes na modalidade apresentação de trabalho terão direito ao certificado de apresentação e participação de 10 horas, desde que participem de 75% de actividades del evento.

Participantes na modalidade ouvinte também terão direito ao certificado de 10 horas, com a mesma exigência de presença mínima.

6. Seleção de Trabalhos e Publicação

Todos os trabalhos que atendam às normas descritas na Submissão serão aprovados para apresentação, após avaliação da comissão científica. Os resumos expandidos aprovados serão publicados nos Anais do V Seminário Internacional de Educação, VI Encontro de Egressos e IV Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação (MPE) – UNITAU, que contará com ISBN.

A divulgação dos trabalhos selecionados será feita no dia 02 diciembre 2024, no site do evento.

7. Reglas para presentar trabajos

Cada apresentação terá duração máxima de 10 minutos.

As apresentações serão realizadas de forma online, com a possibilidade de uso de slides.

As sessões de comunicação serão organizadas por eixo temático, e os trabalhos serão agrupados em blocos de temas similares.

A mediação das sessões será conduzida por professores, alunos ativos e egressos do MPE.

8. Programação Preliminar

05/12/2024 (jueves): Abertura do evento, palestra internacional do V Seminário Internacional de Educação e mesas-redondas sobre práticas pedagógicas inclusivas e equitativas.

06/12/2024 (viernes): Mesa do VI Encontro de Egressos e palestras sobre parcerias educacionais e intercâmbios internacionais (Alemanha e Angola).

07/12/2024 (Sábado): Apresentações de trabalhos no período da tarde nos eixos temáticos constituindo as mesas de debate sobre práticas pedagógicas.

9. Disposições Finais

Os autores autorizam a publicação dos trabalhos em meio eletrônico e/ou impresso.

A Comissão Organizadora reserva o direito de alterar o cronograma e os termos do edital, divulgando qualquer alteração no site oficial do evento.

Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.


Comissão organizadora e científica:

Docentes do MPE: Juliana Marcondes Bussolotti; Suzana Lopes Salgado Ribeiro; Ana María Gimenes Correa Calil; Luciana Magalhães; Cesar Augusto Eugenio; Cleusa Vieira da Costa; Marcia Regina de Oliveira

Egresso: Miguel Santos Silva

Alunos e alunas do MPE: Denis Giovani de Oliveira; Josimary de Oliveira Pinto; Fernanda Michele de Oliveira Silva; Marcelo Augusto dos Santos Campos; Amanda Miranda

profe. Dr. Juliana Marcondes Bussolotti

Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação

Datos del evento: Até 07/12/2024
Plazo de presentación de trabajos: Até 02/12/2024

Altavoces

suscripción

Al elegir los tipos de suscripciones que desea realizar, clickea en “+” para seleccionar la cantidad. Despues de terminar, Haga clic en el botón “Hacer registro” por debajo.

Envíos

Plazo para la presentación: 12/11/2024 – 02/12/2024

Organización

cuota

Otras noticias

saltar al contenido