III International Seminar on Education debates the effects of the pandemic on pedagogical practices

Entre os dias 1° e 3 from December, the Professional Master's Degree in Education (MPE) from the University of Taubaté (UNITAU) promove o III Seminário Internacional de Educação. O evento será online, com transmissão da TV UNITAU e também conta em sua programação com o IV Encontro de Egressos e o II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação.

Durante três dias, os participantes poderão conferir apresentações de pesquisas na área e participar de debates sobre práticas pedagógicas.

Entre os palestrantes do seminário, está confirmada para o dia 2 de dezembro a participação do Prof. Dr. Carlos Marcelo García, especialista em formação docente, coordenador do Programa de Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidad de Sevilla.

O pesquisador é referência em desenvolvimento profissional docente e defende que esta prática não é meramente técnica, mas sim uma atividade que desempenha uma função social com o objetivo de democratizar o acesso das pessoas à cultura, à informação e ao trabalho.

Em sua palestra, o prof. Carlos Marcelo Garcia vai abordar as lições e os desafios da pandemia para os docentes em seu desenvolvimento profissional. O isolamento provocado pela Covid-19 transformou a forma de ensinar, de aprender e de formar novos docentes. “A pandemia alterou o contexto não somente da educação básica, mas de todos os níveis de educação: basic, secundária, universitária”, pontua o pesquisador.

As crianças, que antes enxergavam na escola um lugar de aprendizado, passaram a vê-lo em suas próprias casas e a utilizar ferramentas de lazer para aprender. “Não quer dizer que crianças e adolescentes não sabiam usar celulares e computadores, mas não sabiam usá-los para sua própria aprendizagem. As crianças não tinham competência de aprendizagem autônoma, e isso era fundamental para o êxito do aprendizado”, ressalta o especialista.

Absorver conteúdo e conviver com colegas apenas por intermédio das telas abriu lacunas não só no currículo escolar, mas também social. “A educação não é só conhecimento, são valores, que são adquiridos na troca com professores e com os colegas”, aponta o Prof. Carlos Marcelo.

Neste cenário, docentes precisaram se adaptar sem aviso prévio para atender a demanda dos alunos, o que transformou o ensinar. “Há impactos na sua própria identidade. O docente tem que aprender a ensinar seus estudantes com recursos tecnológicos, vê-se uma fratura enorme na identidade dos docentes”, explica o docente.

Essas transformações serão debatidas no III Seminário Internacional de Educação. Os trabalhos apresentados contêm vivências pedagógicas dos professores de educação básica durante o período pós pandemia, enfatizando o diálogo entre esses relatos e o desenvolvimento de práticas pedagógicas.

A participação de referências internacionais da área no Seminário proporciona experiências enriquecedoras para os profissionais da Educação. “Vivemos em um mundo global, onde a educação também tem que ser internacionalizada. Um docente não pode ser somente da sua disciplina e da sua escola. Tem que conhecer quais são as tendências, os produtos digitais para enriquecer seu próprio repertório pedagógico”, reforça o Prof. Carlos Marcelo.

During the event, também acontecem o II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do MPE e o IV Encontro de Egressos. As inscrições são gratuitas e estão abertas para professores e pesquisadores como ouvintes até o dia 3 from December. Para conferir a programação e se inscrever, Click here.

“Esse é um ambiente que interessa a professores da educação básica, professores universitários e licenciados, pois vai discutir a prática pedagógica no pós pandemia”, enfatiza a Profa. Dr. Juliana Bussolotti, docente do MPE da UNITAU.

ACOM/UNITAU

Share

Other news

Skip to content
Professional Masters in Education - University of Taubaté - UNITAU
Privacy overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible.. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognizing you when you return to our website and helping our team understand which sections of the website you find most interesting and useful..