
The University of Taubaté (UNITAU) sediou nesta terça-feira (18) o I Fórum de Educação do Vale do Paraíba. O evento foi realizado no Auditório do Departamento de Ciências Jurídicas e reuniu representantes dos 39 municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
O fórum foi realizado pela Associação de Municípios do Vale do Paraíba (Amvale) e pela Fundação Lucia e Pelerson Penido (Flupp).
O discurso de abertura do encontro ficou a cargo da Profa. Dr. Nara Fortes, reitora da UNITAU. “Para chegar ao Ensino Superior, você passa pela educação básica. Today, o Plano Nacional de Educação prioriza essa ligação, essa sinergia entre o Ensino Superior e o Ensino Básico. A gente sediar esse encontro fortalece a marca da UNITAU, mostra o caminho da educação, as discussões, principalmente porque quem está aqui hoje são nossos professores, inclusive nos nossos programas de Mestrado em Educação, Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Humano”.
During the event, especialistas da área da educação apontaram caminhos para a melhoria dos índices de educação nos municípios do Vale do Paraíba e para a valorização do professor. Entre os palestrantes, dois professores da UNITAU tiveram a palavra: prof. Dr. Cleusa Vieira da Costa (Professional Masters in Education) e o Prof. Dr. Silvio Luiz da Costa (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional). Ambos participaram da mesa “O papel central do Professor na melhoria da qualidade da educação”, ao lado de Haroldo Rocha, coordenador do Profissão Docente.
Eduarda Penido Dalla Vecchia, presidente da Flupp, aponta que fóruns como este são o caminho para qualificar a educação no Brasil. “É um fórum para pensarmos a educação juntos, para mobilizar as pessoas e avançar rumo a uma educação de qualidade. A ideia é que a gente possa visitar uma agenda sistêmica de todos temas sensíveis da educação para orientar secretários e prefeitos para atuarem nesta agenda de um mundo mais sensível e menos desigual. A gente acredita que isso só é possível pela educação”, afirma.
ACOM/UNITAU