Evidenciar a importância da abordagem multidisciplinar para promover ações de sustentabilidade. Foi com esse propósito que alunos do Mestrado Profissional em Educação (MPE) from the University of Taubaté (UNITAU) desenvolveram a atividade “Sustentabilidade em Ação: Uma Abordagem Colaborativa Interdisciplinar” na abertura da Semana do Ecodesenvolvimento, para mestrandos em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental de diferentes partes do país.
Coordenada pelo Prof. Dr. Willian José Ferreira, docente dos dois programas de mestrado da UNITAU, a atividade realizadas na última terça-feira (19), contou com a participação dos mestrandos do MPE e professores Anderson de Moraes Fonseca e Maiara da Silva Galeano. A programação teve início com a dinâmica “Círculos Partidos”, que estimula o trabalho em equipe, a escuta ativa, a empatia e o respeito às contribuições individuais. A abordagem inicial preparou os participantes para colaborar de maneira efetiva e equitativa ao longo das etapas seguintes.
Na sequência, os alunos do Mestrado em Ecodesenvolvimento foram desafiados a trabalhar em grupos na construção de protótipos de filtros de água, respeitando limitações de materiais e custos, evidenciando a importância da interdisciplinaridade e da sustentabilidade. A ação promoveu o desenvolvimento de habilidades colaborativas, reflexivas e técnicas, integrando conhecimentos das áreas de Educação e Ciências Ambientais.
Os mestrandos em Educação atuaram como mentores durante a atividade, e usaram a experiência pedagógica como professores para estimular práticas equitativas e inclusivas no trabalho em grupo, contribuindo para a profundidade das discussões e para o sucesso dos resultados alcançados.
“Atividades como essa conectam os desafios da educação básica à formação de profissionais no ensino superior, mostrando como a interdisciplinaridade e a colaboração podem aprimorar as práticas pedagógicas”, afirmou Anderson de Moraes Fonseca, professor e mestrando em Educação.
Atividade estimula o trabalho em equipe, a escuta ativa, a empatia e o respeito às contribuições individuais.
Para professora Maiara da Silva Galeano, a experiência proporcionou uma vivência prática de formação docente em um ambiente diverso e inclusivo. “Foi uma oportunidade de aplicar os princípios de equidade e inclusão em uma dinâmica real, integrando diferentes áreas do conhecimento e promovendo a aprendizagem de todos os envolvidos”, destacou a mestranda.
Compromisso com a formação docente e ambiental
A atividade realizada pelo MPE na Semana do Ecodesenvolvimento reforça o compromisso da UNITAU com a formação de professores habilitados para lidarem com a diversidade sociocultural e integrar práticas inovadoras no ensino básico.
Segundo o Prof. Dr. Willian José Ferreira, a colaboração entre os dois programas de mestrado amplia as possibilidades para pesquisas e atividades que conectam teoria e prática: “Essa integração aprimora o aprendizado dos participantes e fortalece os vínculos entre a Universidade e a sociedade, com foco na formação de profissionais capazes de liderar mudanças em suas áreas”, destaca o docente.
Ao promover a integração entre o MPE e o MPEDGA, a atividade “Sustentabilidade em Ação” demonstra como a colaboração entre diferentes áreas pode gerar soluções práticas e educativas para desafios contemporâneos, como a gestão de recursos hídricos e a inclusão educacional.
“A iniciativa reafirma a missão da UNITAU de formar profissionais inovadores, comprometidos com a equidade e com a sustentabilidade, e estabelece um modelo a ser replicado em futuras atividades interdisciplinares”, conclui o docente.
ACOM/UNITAU