Participação docente e discente reforça o compromisso do MPE-UNITAU com a formação que ultrapassa os muros da sala de aula.
O Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU) marcou presença na Premiação AMVALE 2025, iniciativa da Associação dos Municípios do Vale do Paraíba que reconhece projetos inovadores desenvolvidos pelas prefeituras da região. A universidade integrou a comissão de jurados, fortalecendo seu compromisso histórico com o desenvolvimento regional e com a formação de profissionais atentos às demandas contemporâneas das cidades.
This year, a coordenação da equipe de jurados foi conduzida pela professora Dra. Fabrina Moreira Silva, docente do MPE e coordenadora adjunta do CEUS – Centro UNITAU Sustentável, representando a universidade no diálogo técnico, institucional e avaliativo com os municípios participantes.
Um dos destaques da ação foi a participação da mestranda Daniela Teodoro, integrante do Programa de Iniciação à Docência (PID). Convidada por sua orientadora, professora Fabrina, a estudante acompanhou todo o processo de avaliação dos projetos submetidos pelas prefeituras, vivenciando uma perspectiva ampliada da docência — aquela que se faz na escuta, na análise e na compreensão do território.
A professora Fabrina destaca que iniciativas como essa são essenciais na formação docente:
“Quando nossos mestrandos ocupam espaços reais de diálogo entre universidade e gestão pública, eles percebem que a docência não se limita à sala de aula. Ela se realiza também na presença, na análise crítica, na responsabilidade social e na capacidade de compreender as múltiplas dimensões que envolvem políticas e práticas públicas.”
Durante a premiação, Daniela se sentou à mesa com os jurados, observou os critérios utilizados, acompanhou debates técnicos e testemunhou a importância da participação acadêmica nos processos de avaliação territorial. Para a mestranda, o momento foi marcante:
“Foi uma oportunidade única enxergar a educação para além do ensino formal. Percebi a relevância da universidade nesses espaços e pude compreender melhor como a formação se articula com o cotidiano das cidades.”
A presença da UNITAU no evento contou também com a participação da reitora, professora Dra. Nara Perondi Fortes, gives pró-reitora de Extensão, professora Dra. Letícia Pinto e do coordenador do CEUS, professor Dr. Paulo Fortes Neto que reforçaram a importância de aproximar a instituição dos municípios da região e de envolver estudantes em experiências formativas externas.
A iniciativa reafirma o compromisso do MPE-UNITAU com uma formação que articula teoria, prática, território, responsabilidade social e sustentabilidade. Ao integrar seus mestrandos a ações externas de relevância regional, o programa fortalece a construção de uma docência sensível, crítica e comprometida com a realidade contemporânea.
A participação na Premiação AMVALE evidencia que formar educadores é também abrir caminhos, ampliar horizontes e permitir que o processo formativo dialogue diretamente com o mundo
— exatamente como propõe o MPE-UNITAU em sua missão institucional.