IV EPAVA – Encontro de Professores e Alunos do Vale do Paraíba – 2024

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IV EPAVA – Encontro de Professores e Alunos do Vale do Paraíba

08 a 09 de Novembro 2024

O IV Encontro de Professores e Alunos do Vale do Paraíba (EPAVA), evento que tem se consolidado como espaço de reflexões, diálogos, fazeres pedagógicos e construção coletiva de conhecimentos, em especial, entre docentes e discentes, cujo tema central desta quarta edição é “Saberes múltiplos e linguagens na Educação Básica: diálogos sobre o meio ambiente e as tecnologias digitais“, será realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2024. O IV EPAVA, organizado pelos Programas de Pós-Graduação – Mestrado em Linguística Aplicada e Mestrado Profissional em Educação – da Universidade de Taubaté (UNITAU), é um convite para docentes, discentes e pesquisadores refletirem e debaterem sobre a urgente intersecção entre a educação, o meio ambiente e os avanços tecnológicos, elementos essenciais na contemporaneidade para a formação de sujeitos críticos, conscientes e transformadores.

O IV EPAVA contará com uma programação diversificada. Palestras de especialistas, sessões de comunicação de pesquisas e práticas pedagógicas, além de lançamentos de livros, dentre outros insumos potencializadores no campo educacional, fazem parte das atividades. Esses momentos serão oportunidades para a troca de experiências, a imersão em saberes múltiplos e o estreitamento das redes de colaboração entre docentes e discentes, de escolas públicas e particulares, bem como pesquisadores da área, sobretudo, da região do Vale do Paraíba.

A temática do IV EPAVA está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no que se refere ao ODS 4, que visa à educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Ao promover interfaces sobre o meio ambiente, o IV EPAVA reforça o compromisso com o ODS 13, que trata da ação contra a mudança global do clima, e o ODS 15, que aborda a proteção da vida terrestre. No que concerne à discussão sobre as tecnologias digitais na educação básica, a proposta do IV EPAVA conecta-se diretamente ao ODS 9, que fomenta a expansão epistemológica, referente às ferramentas e à infraestrutura industrial. Nesse sentido, um dos enfoques do IV EPAVA diz respeito ao intercâmbio de ideias e práticas pedagógicas em relação ao uso democrático dos avanços da industrialização com vistas ao desenvolvimento harmonioso e responsável entre a humanidade e o meio ambiente.

Nesse cenário de múltiplas linguagens e saberes, o IV EPAVA,  a partir do compromisso com a educação transformadora, emerge como um fórum para desenvolver  reflexões acerca das práticas educativas contemporâneas, ao potencializar o erigir do fazer discente e docente que se articule e construa linguagens insurgentes para enfrentar os desafios globais e, assim, preparar sujeitos para um futuro mais equânime, justo, desenvolvido e equilibrado no que tange ao meio ambiente e ao bem-viver, como apregoa Krenak (2020).

Nessa toada do viver em harmonia com o meio ambiente, ao se pautar no posicionamento do líder indígena, ambientalista, filósofo e Imortal da Academia Brasileira de Letras, alusiva ao fato de que o mito – e fetiche – da sustentabilidade foi “inventado pelas corporações para justificar o assalto que fazem à nossa ideia de natureza”, sobreleva ressaltar que a humanidade foi manipulada a acreditar que faz parte de um conglomerado apartado do planeta. Como assevera Krenak, “fomos, durante muito tempo, embalados com a história de que somos a humanidade. Enquanto isso — enquanto seu lobo não vem —, fomos nos alienando desse organismo de que somos parte, a Terra, e passamos a pensar que ele é uma coisa e nós, outra: a Terra e a humanidade. Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza” (2019, p. 9-10).

Ademais, assentado nos ensinamentos do grande mestre quilombola Nêgo Bispo, o IV EPAVA almeja disseminar saberes e práticas pedagógicas que possam, de algum modo, potencializar as convergências entre a humanidade e a natureza, pois, em confluência, a gente “passa a ser a gente e outra gente – a gente rende. A confluência é uma força que rende, que aumenta, que amplia” (Santos, 2023, p. 15). Desse modo, o IV EPAVA será um encontro de construção agentiva para, por algum meio, resgatar, crítico-coletivamente, o bem-viver. 

Data do evento: 08 e 09/11/2024
Prazo para submissão de trabalhos: 30/09/2024 à 30/10/2024

Acompanhe online:

08/11 14h
A importância do diálogo entre Educação Básica e Universidade: meio ambiente e tecnologias para a construção de novos saberes
09/11 8h30
Lançamento de livros - MPE e MLA

Palestrantes

Inscrição

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Submissões

Prazo para submissão: 30/09/2024 – 30/10/2024

Comissão Científica

Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva (MLA – UNITAU)

Profa. Dra. Emari Andrade de Jesus (MLA – UNITAU)

Profa. Dra. Fabrina Moreira Silva (MPE – UNITAU)

Profa. Dra. Gisele Maria Souza Barachati (MLA – UNITAU)

Profa. Dra. Karin Quast (MLA – UNITAU)

Profa. Dra. Luciana de Oliveira Rocha Magalhães (MPE – UNITAU)

Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi (MLA – UNITAU)

Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo (MLA – UNITAU)

Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro (MPE – UNITAU)

Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda (MLA – UNITAU)

Comissão Organizadora

Prof. Me. Danilo Passos Santos (Senac -SP)

Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma (MLA – UNITAU)

Profa. Dra. Fabrina Moreira Silva (MPE – UNITAU)

Prof. Dr. Francisco Estefogo (MLA – UNITAU)

Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti (MPE – UNITAU)

Prof. Me. Luiz Guilherme de Brito Arduino (UNITAU)

Profa. Dra. Luciana de Oliveira Rocha Magalhães (MPE – UNITAU)

Prof. Dr. Rodolfo Meissner Rolando (MLA – UNITAU)

Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro (MPE – UNITAU)

Profa. Dra. Vânia de Moraes (MLA – UNITAU)

Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda (MLA – UNITAU)

Organização

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