O Prof. Dr. Cristovam da Silva Alves, docente permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (MPE-UNITAU), participou, como pesquisador colaborador, de pesquisa desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em articulação com a UNESCO, dedicada à análise da formação continuada de professores.
Os resultados do estudo foram publicados em e-book pela UNESCO, ampliando a produção de conhecimento sobre as políticas, modalidades e práticas de formação continuada desenvolvidas no contexto educacional brasileiro.
A pesquisa contribui para a compreensão dos desafios relacionados ao desenvolvimento profissional docente e para o debate sobre políticas e ações formativas capazes de responder às necessidades dos professores e das redes de ensino. A temática dialoga diretamente com a trajetória acadêmica e profissional do Prof. Cristovam, que desenvolve estudos nas áreas de formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento profissional, profissionalidade docente e pesquisa colaborativa.
A participação do docente na pesquisa evidencia a inserção do MPE-UNITAU em redes de investigação e colaboração de abrangência nacional, aproximando a produção científica desenvolvida no Programa de instituições de referência no campo da pesquisa educacional, como a Fundação Carlos Chagas e a UNESCO.
Para o MPE-UNITAU, a participação em estudos dessa natureza fortalece sua área de concentração em Formação Docente e reafirma o compromisso do Programa com a produção de conhecimento voltada à melhoria da educação, à formação de professores e ao desenvolvimento de políticas e práticas educacionais fundamentadas em pesquisa.
Acesse a publicação
E-book publicado pela UNESCO:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000398637?posInSet=2&queryId=b0f5bd90-d143-4d8c-9b1d-6f4a374fca2e
